Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    #41
    Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

    Boa noite, por experiência sim. Fica um pouco duro mas depende sempre das molas helicoidais que vão ser colocadas, o numero de espiras, a sua espessura, etc.
    Por curiosidade, dá muito trabalho retirar molas do feixe? Quais retirou na suspensão da frente?
    O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

    Comment


      #42
      Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

      Até poderá ficar mais duro, no meu caso o jipe tava quase apoiado nos batentes, então nos buracos, batia e batia e batia...
      Agora c as elecoidais posso dizer k a suspensão trabalha, faz o seu amortecimento. Já n bate, só por aí tá confortável...
      Ex-UMM Alter Turbo
      Ex-BJ73 VM
      Ex-BJ73 3B
      Ex-Patrol GR Y60
      Ex-HJ60
      Ex-4Runner
      Actual BJ73 3B
      Actual KZJ95

      Comment


        #43
        Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

        Boas, no meu caso ja comprei o carro assim, mas apenas cortaram as duas ultimas laminas do feixe, isto é, as laminas de baixo.
        Penso que se fizer o mesmo ás de traz não vai dar muito trabalho.
        neste momento estou a ficar com os amortecedores sem carga e vou meter os de um Jeep JK que me parece ter o mesmo comprimento.

        Abraço .
        Quanto mais alto subires maior será a tua queda, portanto sobe mas com cuidado.....bons trilhos...

        Comment


          #44
          Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

          Ahh ok! Agora resta saber quais as molas a meter lá. Uma coisa que reparei foi quando foi a inspecção, aquilo passa numa espécie de tapete e diz o peso dos eixos. No meu caso deu mais peso no eixo de trás. Escolher as molas certas pode fazer com que se evite cortar as laminas [:P]

          O facto de os amortecedores terem ficado muito tempo comprimidos faz com que fiquem sem carga? Eu não troquei os meus quando o levantei. olice:
          O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

          Comment


            #45
            Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

            Bela voltinha e fica muito bem o bicho por lá
            - Quem cá está é que está bem...
            - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
            http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

            Comment


              #46
              Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

              O 73 atrás tem 6 lâminas, sendo que uma delas (4ª ou 5ª) é ligeiramente mais grossa que as outras. Na minha opinião seria a melhor para tirar.
              Atenção que o tipo de amortecedor usado interfere MUITO com o conforto nos carros equipados com molas de lâmina. Eu uso hidráulicos sem gás. Novos têm uma boa resistência á fadiga, a menos que se ande a fazer provas de resistência.

              Comment


                #47
                Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

                Isso quer dizer que os meus com 60.000km, em que a grande parte da vida deles andaram sempre comprimidos já se foram a vida?
                Vou masé procurar uns KYB a oil que já ouvi falar bem deles... E o preço é convidativo! []
                O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

                Comment


                  #48
                  Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

                  Tens tambem os amortecedores Terrafirma Big Bore com mais 5 Cm que de origem a muito bom preço.
                  Em principio vou comprar desses para o meu. com reservatório de oleo a 139€ na Motormaquina.[chocadoo]

                  Abraço.
                  Quanto mais alto subires maior será a tua queda, portanto sobe mas com cuidado.....bons trilhos...

                  Comment


                    #49
                    Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

                    Boas a todos, estes ja ca cantam. E cantam bem. Estou a gostar bastante deles em tudo. Curvas e principalmente nas lombas, o jipe estabiliza logo, não anda ali tipo um barco...



                    Agora é o seguinte. Ando com um dilema bem grande [:-\] . O jipe continua alto, bonito e tudo mais mas tal como referido anteriormente está bastante duro.
                    As molinhas do corsa mantêm-se bem de saude, não dão sinais de fadiga, estava a contar com essa fadiga ao fim de algum tempo, melhorando o conforto..

                    As Hipóteses são:
                    1º Mudar as molas por umas mais fracas, tipo de um Smart ou algo assim.



                    2º Trocar as molas por balões a ar, podendo regular a pressão e assim o conforto.



                    3º Retirar laminas da suspensão, o que não queria fazer pois não tenho grande habilidade nem material para isso.


                    Alguma dica será sempre bem vinda! [] []
                    O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

                    Comment


                      #50
                      Re: BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

                      Estas invenções nem sempre resultam bem á primeira.
                      Uma vez que já tens os apoios para molas helicoidais eu investia em as trocar por umas mais brandas.
                      Foles pneumáticos não são baratos e muito menos o sistema de enchimento. São de borracha pelo que ao fim de uns anos terás de os trocar. Se decidires ir por essa via lembra-te que os foles nunca podem ficar a fazer de batent nem de limitador de extensão caso contrário rebentam depressa.
                      Não te aconselho a tirares lâminas pois elas é que seguram o eixo e se ficarem fragilizadas vais sentir o jipe a torcer todo em curva.
                      Quando muito retira uma lâmina das molas do eixo de trás (a mais grossa). Em termos de conforto qualquer alteração no eixo de trás é mais notada do que na frente.

                      Comment

                      A trabalhar...
                      X