Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "Amarelo" (Ex "Verde Maduro")

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1980 - "Verde Maduro"

[quote author=LENHADOR link=topic=32920.msg96094#msg96094 date=1393875537]
    ola Rui...as vezes é melhor montar tudo, e depois testar tirar medidas e entao alterar veios...

bom trabalho..

abraço
    [/quote]

Tens razão, foi mais ou menos a olho.

De qualquer forma já tem o peso quase todo. Oxalá não dê barraca, lol

Abraço,

Rui Ponte
    TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

olhga que eu cortei o meu veio da frente... [:P]

e agora ando a ver se compro um com as medidas originais... [] [] []

Comment

Esse chapeiro anda a fazer mossa!!! esse restauro era para ser feito por mim, para me aperfeiçoar, mas paciencia, [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Em relação às molas de trás, estou a pensar muito a sério colocar as do BJ73, pois só com as molas da frente do BJ73 e atrás de origem ele fica com a frente levantada.

Estive a tirar medidas e a fazer umas contas (medindo sempre do centro de cada olhal e por baixo), chegando às seguintes conclusões:

As molas da frente e trás do BJ40 são praticamente iguais.

Têm cerca de 113 cm no total e uma distância entre o ponto fixo e o ponto de mola de cerca de 51 cm.

O BJ73 têm as molas da frente na ordem dos 114 cm e a distância do ponto fixo ao ponto de mola de 55 cm.

Atrás, o BJ73 têm as molas na ordem dos 123 cm e 58 cm de distância entre o ponto fixo e ponto de mola.

Alteração que já fiz à frente:

No eixo da frente, as molas do BJ73 em relação ao BJ40 têm mais 1 cm de comprimento total e +4 cm de descentramento no ponto de mola.

Alterei a base das molas bem como o eixo, descentrando a furação existente em mais 2,5 cm.

Aumentei portanto a distância entre eixos em 1,5 cm, pois dos 4 cm de diferença, reduzi 2,5cm.

O que pondero fazer às molas de trás:

As molas do BJ73 em relação ao BJ40 são cerca de 10 cm mais compridas e têm cerca de +7 cm de descentramento ao ponto de mola.

Estou a pensar colocar as molas do BJ73, efetuando, à semelhança do eixo da frente, um descentramento nas bases destas tal como no eixo em cerca de 4 cm, aumentando a distância entre eixos em 3 cm.

Em principio os amortecedores não terão problema, o veio de transmissão terá de ser cortado à mesma (pois coloquei outra caixa de velocidades e outro motor) e o guarda lama ainda vai a tempo de ser cortado.

Gostava de obter opiniões sobre o descentramento que deverei usar, pois devo aumentar a distância entre eixos na ordem dos 4,5 cm.

A minha dúvida é que de trás para a frente as molas do BJ73 são 10 cm maiores (e os pontos do chassis do BJ40 iguais) e com os brincos iguais (frente e trás), devo ficar com a traseira levantada ou as a posição do brinco é que ficará mais inclinada?

Um abraço,

Rui Ponte

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Digam o que acham do resultado da experiência que depois explico o que fiz.

Um abraço,

Rui Ponte

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Metes umas molas da frente na trazeira?????????

MD TT
              $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Não, são as 4 molas do BJ73 no BJ40, com alteração da distância entre eixos e alteração dos olhais do chassis dos brinco traseiros.

Parece um colchão moloflex.

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

boas, reparei que tens as peças dos pontos do chaci pingados, portanto foram puxados para tras ?!! ve-se pelas fotos os brincos

recuados....eu gosto desta alteração super simples e eficaz....ve-se muito no extrangueiro essa alteração....desde os toyota aos

samurais, etc etc....chama-se la fora missing link ....

exemplo de molas ha frente mais compridas....em tempos pensei em fazer ao meu, mas ele tem sempre tanto que fazer prioritário que

ficou para tras...

serie 40 atras

abraço

Comment

Este da imagem está muito bem feito.

Sim, estão pingados porque recuei os olhais pois as molas de trás do BJ73 são mais compridas.

Contudo, recuei o eixo em relação ao ponto de mola do BJ73, tal como fiz na frente.

O que acham da altura traseira e da inclinação do brinco?

As molas estão pasmadas.

Acho a traseira ligeiramente arreada em relação à frente.

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

[quote author=Rui Ponte link=topic=32920.msg96447#msg96447 date=1394313544]
                      Este da imagem está muito bem feito.

Sim, estão pingados porque recuei os olhais pois as molas de trás do BJ73 são mais compridas.

Contudo, recuei o eixo em relação ao ponto de mola do BJ73, tal como fiz na frente.

O que acham da altura traseira e da inclinação do brinco?

As molas estão pasmadas.

Acho a traseira ligeiramente arreada em relação à frente.
                      [/quote]

eu acho que esta espectacular....assim de repente nao mexia mais....

abraço

p.s vendo melhor deixava o ponto do chaci que recuaste no mesmo lugar mais fazia uma cunha de forma a levantar mais a traseira,

um enchimento entre chaci e a peça do brinco....levantado a traseira mais alguns cm de forma a que com mais peso etc

a traseira nao venha a descair mais....porque a verdade é que ela vai é baixar....fazendo essa cunha evitas mais tarde ter

que mexer na molas em funçao de mais altura etc...se bem que terás sempre a oportunidade de fazer uns brincos com mais x

abraço

Comment

A trabalhar...
                      X