Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

DIY - J9 - Subir suspensão para pneumáticos 265/75R16 ou superior

Colapsar
Este é um tópico inamovível.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: DIY - J9 - Subir suspensão para pneumáticos 265/75R16 ou superior

Sim, é isso. Atrás também podes optar por molas novas mas se não tens peso adicional os tacos desenrascam bem. Em relação aos amortecedores, depende do que queres fazer com o carro... Se for algo soft chega perfeitamente, o material de origem é bom!
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas Malta,

aproveitando o know how dos mais experientes, gostava de esclarecer aqui algumas dúvidas neste capítulo:

no meu carro pretendo, quando tiver de mudar os 4 pneus, para além de subir a suspensão da forma tão exemplificativa que o Net cruiser mostrou, queria também ganhar alguma altura ao solo e como não quero andar no corte e cose das cavas das rodas...

Em relação aos pneus, estava a pensar nos BF AT, que em termos de medidas com um perfil maior do que os originais 265/70R16, só exitem os 245/75R16 e os 235/85R16 (no site da BF não constam os 265/75R16 - seria o ideal [:'(])

1) ao montar os 235/85R16 é imperativo "aparar" as cavas de roda? e com os 245/75R16?

2) quer monte os 245/75R16 ou os 235/85R16 , não irá ficar com um aspecto raquítico de rodas de bicicleta? Aplicar espaçadores de roda de 30 mm é obrigatório nas duas situações para não roçar?

3) com espaçadores, para além do melhorar o visual, melhora também a estabilidade; porém, o esforço nas transmissões, rolamentos , etc. acaba por ser maior, certo? qual a melhor opção?

4) Ao subir a supensão e ao aumentar o perfil do pneu, não ficará o carro instável em estrada?(estou a pensar na mulher que anda com ele durante a semana) Por outro lado, receio que o aumento de altura total seja tal que não entre na garagem [chocadoo]...

5) é mesmo necessário que o espaçador frente esq seja de 12 mm e não de 10 mm? Não vai ficar tombado para a direita?

Resumindo: uma série dúvidas (que espero me ajudem a resolver), mas no fundo o que eu gostava era de subir a suspensão (conforme indicações do tópico), meter BF AT 265/75R16 (sem rocar em nenhum lado e averbados no documento único), mantivesse a estabilidade (sem aplicar espaçadores) e já agora que entrasse na garagem []

Abraço
      LAND CRUISER VEIO PARA FICAR!

Apresentação do GRELHAS: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32894.0.html

Comment

Boa noite,

Ora então, e por ordem... [] Deves estar a fazer confusão porque existem os BF AT na medida que queres - 265/75R16! E, já agora, os 245/75R16 são mais pequenos, têm o diâmetro da medida original.

1) Não.

2) A primeira pergunta é uma questão pessoal... eu gosto de ver pneus estreitos, há que considere "raquítico"; para mim, os carros que fazem o dakar não são raquíticos! [8)] A 2ª parte da questão é precisamente ao contrário - com espaçadores aumenta a tendência para roçar. Aliás, os 235/85R16 cabem numa suspensão original desde que não leve espaçadores! Com espaçadores tudo se complica...

3) Não te preocupes com rolamentos e transmissões; se estivéssemos a falar de espaçadores de 50 ou 60mm é que havia razão para pensares nisso.

4) Sim, um pouco.

5) Se leres bem o tópico deves perceber que o problema é que, misteriosamente, estes carros têm a tendência para ficar tombados para a esquerda quando são subidos. Acredita que já passei horas e horas de fita métrica, nível de bolha de ar, macaco e preguiças a tentar perceber o porquê e fiquei na mesma... A única solução que arranjei foi esta de fazer um calço ligeiramente maior para compensar.

Cumprimentos,
        André Ferreira

Comment

Boas André,

Obrigado pelos teus esclarecimentos []

já agora mais duas questões:

1) ao montar os 265/75R16 e os espaçadores na suspensão referidos, os pneus não roçam em nenhum lado? Precisarei de espaçadores de roda?

2) fazes ideia em quanto é que a altura total do jipe pode aumentar?

Abraço
          LAND CRUISER VEIO PARA FICAR!

Apresentação do GRELHAS: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32894.0.html

Comment

De nada,

1) Em princípio não toca em nada mas não te esqueças dos 3º de caster no alinhamento. Em relação aos espaçadores de roda volto a frisar - só pioram a questão de roçar!

2) Com o set-up referido - calços de 10mm nas molas + pneu 265/75 - deve subir qualquer coisa como 3,5cm (não esquecer de subir a traseira também com calços de pelo menos 20mm).

Abraço

Comment

axf és um MESTRE! []

Comment

Quem me sabe indicar kits de elevação na casa dos 3mm para um KZJ95? marcas?

Comment

3mm??? será que querias dizer 30mm?!? estamos a falar de levantar a carroçaria (body-lift), certo?

Tacos de teflon à medida que quiseres, para meter por cima das molas de origem! Arranjas em qualquer torneiro da tua zona [] fácil, barato e sem chatices :angel:

Eu meti de 50mm atrás...vê o meu tópico...KZJ95 Rinoceronte Negro [8)]

Abraço
                  KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

3mm? Ou 3cm ou 3" (7,5cm)? Sao coisas tao diferentes...

Atencao que body-lift nao tem nada que ver com isto... Cesar, tu nao tens o carro subido pela carrocaria (body lift) mas pelo chassis (suspension lift)!

Abracos,
                    Andre

Comment

Para completar a alteração, e para quem queira ter mais curso de suspensão, especialmente atrás, aqui ficam as dimensões dos amortecedores originais e de uns APV Costum Made.

Frente

Origem APV + 2cm
                      45cm 47cm

Traseira
                      Origem APV + 5cm
                      51cm 56cm

Com estes amortecedores, à frente, deixa de haver necessidade do uso do espaçador pois é possível regular a altura da frente do carro.

Retira-se isto :

E afina-se a altura com isto.

Abraço amortecido
                      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                      X