Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Embraiagem - J9

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Embraiagem - J9

[quote author=NJ link=topic=33754.msg102776#msg102776 date=1403130819]
    Só um aparte... Rectificação presume sempre que seja numa rectificadora um seja, com pedra (mó), se for à fresa ou torno passa a ser fasejamento ou calibragem ...

Esse, quanto a mim, é o grande problema das nossas oficinas, pois normalmente só fazem facejamentos e acabam por cortar muito mais material do que necessário e com menos precisão. Só não percebi uma coisa, o primeiro torneiro não conseguiu retirar os sulcos porquê? O torno retira muito mais material do que a rectificadora...

Abraço,
    [/quote]

Ou pensei uma coisa e escrevi outra, ou leste mal. O 1º torneiro deu conta dos sulcos mas não eliminou os "ressaltos".
    Já agora, alguém me pode explicar como é possível queimar uma embraiagem e volante de um momento para outro, ao ponto de o jipe não poder andar, sem que anteriormente haja indícios evidentes? O acréscimo de 0,9 bar tem alguma responsabilidade?
    Abraço

Comment

Ó Leonel, o que andaste a fazer na areia da Figueira? [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Tem muito a ver com o estilo de condução. Neste caso, do anterior dono do veículo, o que condiciona o estado em que a embraiagem chegou às tuas mãos, e do que tens feito com ela.

Isso pode ter várias fontes de origem... [hmmm]

abraço dificil
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=NJ link=topic=33754.msg102776#msg102776 date=1403130819]
        Só um aparte... Rectificação presume sempre que seja numa rectificadora um seja, com pedra (mó), se for à fresa ou torno passa a ser fasejamento ou calibragem ...

Esse, quanto a mim, é o grande problema das nossas oficinas, pois normalmente só fazem facejamentos e acabam por cortar muito mais material do que necessário e com menos precisão. Só não percebi uma coisa, o primeiro torneiro não conseguiu retirar os sulcos porquê? O torno retira muito mais material do que a rectificadora...

Abraço,
        [/quote]

Boas,
        O torno não retira mais material....o que acontece é que a fricção do disco e o volante originou pequenas secçoes temperadas "vidradas" se quiseres (alguns até estalam), e a pastilha vai cortar material com diferentes durezas e quando passa pelas mais duras e como o poder de corte não é igual surge o dito ressalto.
        Solução...á mó como disseste e bem...porque independente da dureza ela corta sempre da mesma maneira e o material duro não é problema.
        De salientar apenas que este tipo de desgaste ocorre pois a embraigem andou a patinar muiiiiiiiiiiiiiiito

P.S. o facejamento não é problema pois se a embraigem tivesse bom uso apresentava desgaste parecido com um disco de travão...e aí o facejamento é mais que suficiente...o problema são os abusos [:P]

Cump.

Comment

Pois, se realmente ficou com zonas temperadas é preferível a rectificadora. Mas sempre pensei que nesse caso o torno fosse melhor para ficar com uma certa rugosidade de modo a agarrar melhor. Um usam uma mó com grão grosso? Ou estou enganado e é preferível o mínimo de rugosidade possível?
          Abraco de Mecanico da treta
          O meu BJ40:
          http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

[quote author=NJ link=topic=33754.msg102800#msg102800 date=1403183229]
            Pois, se realmente ficou com zonas temperadas é preferível a rectificadora. Mas sempre pensei que nesse caso o torno fosse melhor para ficar com uma certa rugosidade de modo a agarrar melhor. Um usam uma mó com grão grosso? Ou estou enganado e é preferível o mínimo de rugosidade possível?
            Abraco de Mecanico da treta
            [/quote]

Á mó ou a buril deixa-se a rogosidade desejada...se ficar rugoso a pastilha da-lhe o acabamento final [smile rir-se] mas deve-se deixar macio.

Se perguntarem ao Google ele deve ter lá muitas fotos de volantes de motor queimados

Comment

[quote author=Elerre link=topic=33754.msg102790#msg102790 date=1403167580]

Já agora, alguém me pode explicar como é possível queimar uma embraiagem e volante de um momento para outro, ao ponto de o jipe não poder andar, sem que anteriormente haja indícios evidentes? O acréscimo de 0,9 bar tem alguma responsabilidade?
              Abraço
              [/quote]

Nessa passagem pareceu me que a sua mulher estava a dar dicas de embraiagem.

MDTT
              $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=MD TT link=topic=33754.msg102834#msg102834 date=1403215836]

Abraço
                [/quote]

MDTT
                [/quote]
                ????? como é que é??????

Comment

Abraço
                  Elerre...não é dum momento para o outro, apenas a utilização que lhe deu "areia"(que não é nada mais nem menos que o tereno mais exigente para as embraigens)... a obrigou a patinar(e coitada já devia ter uns milhares de kms), se calhar em estrada numa utilização normal teria embraiagem para mais uns bons milhares de Kilometros.
                  Eu disse areia mas a rebocar uma caravana por ex. acontecia-lhe o mesmo.
                  O que acontece com as embraigens e sendo elas qual forem á medida que forem tendo desgaste menos pressão vão fazer sobre o volante e consequentemente vão patinar.

Se não quer gastar muito dinheiro e a utilização fora de estrada (ou em areia [:P]) não for muita, o meu conselho é, rectificar o volante e montar um kit de embraigem completo tipo AISIN ou Sachs, disco prenssa e rolamento e quando acabar acabou....podia rebaixar o sitio onde aperta a prenssa de maneira á prenssa exercer mais pressão sobre o disco mas não me parece que para a utilização que lhe quer dar seja preciso.

Cump.

Comment

[quote author=F.Ferraz link=topic=33754.msg102863#msg102863 date=1403268631]

Abraço

Elerre...não é dum momento para o outro, apenas a utilização que lhe deu "areia"(que não é nada mais nem menos que o tereno mais exigente para as embraigens)... a obrigou a patinar(e coitada já devia ter uns milhares de kms), se calhar em estrada numa utilização normal teria embraiagem para mais uns bons milhares de Kilometros.
                    Eu disse areia mas a rebocar uma caravana por ex. acontecia-lhe o mesmo.
                    O que acontece com as embraigens e sendo elas qual forem á medida que forem tendo desgaste menos pressão vão fazer sobre o volante e consequentemente vão patinar.

Se não quer gastar muito dinheiro e a utilização fora de estrada (ou em areia [:P]) não for muita, o meu conselho é, rectificar o volante e montar um kit de embraigem completo tipo AISIN ou Sachs, disco prenssa e rolamento e quando acabar acabou....podia rebaixar o sitio onde aperta a prenssa de maneira á prenssa exercer mais pressão sobre o disco mas não me parece que para a utilização que lhe quer dar seja preciso.

Cump.
                    [/quote]

Viva!
                    Estou farto de andar nas areias, quer ma marinha grande, costa alentejana e mesmo marrocos, e nunca me aconteceu tal coisa! Verdade que com o outro jipe (Terrano II), pois esta foi a 1ª vez que levei o 95 às areias, mas foram apenas duas voltas ao circuito no sábado e sem dificuldades de maior. No regresso ao acampamento pura e simplesmente fiquei sem embraiagem e já não deu para o passeio de domingo. A embraiagem que tinha era a de origem e o jipe tem 167 mil Km, e não sei, nunca sabemos a menos que conheçamos o anterior dono, o uso que o antigo proprietário lhe deu, a não ser que tinha um reboque para transportar uma mota.
                    A ver vamos quanto tempo/kms esta vai aguentar pois faço muito uso off-road.
                    Abraço
                    Já mandei rectificar o volante e vai levar um kit embraiagem da NKK.

Comment

[quote author=Elerre link=topic=33754.msg102849#msg102849 date=1403254034]
                      [quote author=MD TT link=topic=33754.msg102834#msg102834 date=1403215836]

Abraço
                      [/quote]

MDTT
                      [/quote]
                      ????? como é que é??????
                      [/quote]

Depois de lêr a ultima mensagem, estava a falar de outro 95, que no passeio de Domingo vinha uma srª a conduzir e numa zona de areia estava a dar dicas de embraiagem e pensei que fosse o seu.

[:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\]

MD TT
                      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

A trabalhar...
                      X