Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Está ai um belo trabalho sim senhor, que tinta escolhes-te eu no meu foi a Frozen white da Ford
Vai ficar altamente estou ansioso para por os dois lado a lado [8)] [8)] [8)] [8)]
[quote author=alipiofz link=topic=539.msg50909#msg50909 date=1335220963]
Está ai um belo trabalho sim senhor, que tinta escolhes-te eu no meu foi a Frozen white da Ford
Vai ficar altamente estou ansioso para por os dois lado a lado [8)] [8)] [8)] [8)]
[/quote]
Eu escolhi a 040 Super White da Toyota! [smile rir-se]
Olhando para esses painéis de chapa e comparando-os com os da carroçaria de um UMM do mesmo ano fica bem presente o desfazamento tecnológico existente entre portugal e japão na altura. Hoje é 100 vezes maior.
Boas Filipe. Não sei se haveria, ou haverá, um desfazamento assim tão grande.
A tecnologia existe lá e cá. Num mundo globalizado tem-se acesso a tudo. Agora ter determinado tipo de maquinaria industrial, com os respectivos moldes, para prensagem e quinagem, já tem mais a ver com investimento, gestão e alguma ambição evolutiva.
De qualquer modo, julgo que o UMM é uma peça de engenharia, bastante simples, de facil construção e num processo mais básico e logo mais barato. Só ficou a dever um pouco a nível mecâncio, mas também estamos a falar de material de técnologia estrangeira, se calhar mal escolhida pelos mentores do projecto.
No conjunto nãome parece que seja um mau carro, mas como todos podia sempre ser melhorado! []
Não estou a dizer que seja um mau carro, a nível de chassis até é bastante interessante com as massas bastante centradas, agora no que toca a carroçaria o umm é bastante arcaico. E creio que a chapa é a única coisa nacional: eixos dana ou salisbury, motor francês, a caixa nao sei...
Eu que nao percebo nada de chaparia mas se me pedirem para fazer um restauro dum umm até devo ser capaz de o fazer pois estamos a falar de peças de chapa de 2mm quinada soldada.
No toyota a coisa teve muito estudo. A chapa é mais fina mas mais resistente (mais leve e barata). O 73 é de 1985 se não me engano.
A engenharia portuguesa durante as ultimas decadas foi para a construção civil. Mecanicamente desaparecemos.
Comment