Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "BJOLAS"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ 40 - 1983 - "BJOLAS"

[quote author=dalbuquerque link=topic=34984.msg115826#msg115826 date=1426197374]
    Quanto aos sinoblocos, comparando o do lado direito com o do lado esq., obtem as mesmas espessuras?

Olhando para o BJ de trás, consegue detectar algum desalinhamento da carroçaria relativamente ao chassis ?
    [/quote]
    Boas Green.

Sim os sinoblocos estão da mesma altura dos dois lados.

Quando olho para o BJ de tras vejo que ele esta descaido para o lado do condutor mas se avaliar a distancia entre o limite da carroceria e a barra do chassis onde estão os farolins de trás, a folga é igual, ou seja esta certa.

O que me assusta é quando olho de frente. Abstraindo-me dos guarda lamas e do capot e olhando para o para choques da frente, o jipe parece estar a subir do lado esquerdo o que então explica que a londrina esteja empenada e que a frente esteja torta. Depois disto pus um nível no ara choques e o nível diz-me que esta direito.
    Ora se de tras o BJ esta descaído e de frente o nível diz que esta direito então é porque a longarina está mesmo empenada....

Não percebo e ja tou a ficar doente com isto... Vou ter mesmo que desmontar tudo...Só depois disso é que vou poder dizer.

Oh Green pelo que sei és do Porto. Não queres vir almoçar no sábado e vais lá olhar para aquilo ???
    isso era como ter o Deus dos 40 em casa.......

Diogo levando o carro para um lugar direito, metendo o mesmo direito ha custa de macacos, ou outros ja podes medir...

abraço

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=34984.msg115804#msg115804 date=1426186538]
      Boas, dar palpites sem ver ao vivo é difícil, eu desapertava tudo deixando todas as peças no lugar e mexia com tudo

para tentar minimizar ou corrigir de vez esse desnível

[/quote]

É isso mesmo que vou fazer...

Eh pah apesar de ser o cenário que À partida parece ser o mais provável, custa-me a acreditar no chassis empenado.
      Empenar uma londrina daquelas deve ser muito difícil. Era preciso uma pancada que minha nossa senhora...

Alguém partilha da mesma ideia ou sou eu que estou a ver mal a coisa ???

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=34984.msg115829#msg115829 date=1426197666]
        [quote author=LENHADOR link=topic=34984.msg115804#msg115804 date=1426186538]
        Boas, dar palpites sem ver ao vivo é difícil, eu desapertava tudo deixando todas as peças no lugar e mexia com tudo

para tentar minimizar ou corrigir de vez esse desnível

[/quote]

É isso mesmo que vou fazer...

Eh pah apesar de ser o cenário que À partida parece ser o mais provável, custa-me a acreditar no chassis empenado.
        Empenar uma londrina daquelas deve ser muito difícil. Era preciso uma pancada que minha nossa senhora...

Alguém partilha da mesma ideia ou sou eu que estou a ver mal a coisa ???
        [/quote]

se o chaci nao foi fechado, sendo que a base de um chaci de molas heli tem sempre que ser fechado, um salto maluco

sim podes ter ai um desalinhamento....nao iremos por ai agora !!

medir tudo primeiro, afinar a frente e depois logo se ve...é assim tens um 15bf-t motor pesado, cabeça em ferro 16 válvulas,

isto numa brutidade das grandes...pode empenar se nao tiver reforçado... repara se tens uma base da mola mais alta ? por outro

lado se o chaci nao foi fechado e reforçado, a longarina pode ceder sem mexer com a base da mola.....

abraço

Comment

Pois... Eu tb acho isso...

Mas o antigo dono tem fotos dele ainda com as molas de origem e já estava torto o que ainda me faz achar mais estranho...

No fim de semana vou tentar arranjar tempo para medir e mostro aqui á Malta.

Um abraço e obrigado

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=34984.msg115832#msg115832 date=1426199137]
            Pois... Eu tb acho isso...

Mas o antigo dono tem fotos dele ainda com as molas de origem e já estava torto o que ainda me faz achar mais estranho...

No fim de semana vou tentar arranjar tempo para medir e mostro aqui á Malta.

Um abraço e obrigado
            [/quote]

para que fiques descansado, nao existem 40 com chacis alinhados !!! todos tem desalinhamentos, esses chacis sao cravados...

e nao sao totalmente fechados, e com os anos sedem !

abraço com calma....

Comment

Brutal esse 40! Grande maquina, parabéns []

Comment

Boa noite malta,

Já estava em dívida com vocês por isso vamos lá atualizar isto...

Fui experimentar a máquina na Rota do Vouguinha e dei conta de alguns problemas que tenho estado a resolver.
                Entretanto e como já sabido por alguns consegui resolver o problema da carroceria estar torta. Ainda não ficou a 100% mas já está a 99%.
                Era nada mais nada menos que a chapa podre na zona do apoio da carroceria que fica nos pés do condutor. Era por esta razão que estava descaido.

Foi resolvido assim... Desculpem mas só tenho mesmo esta foto...

Depois encontrei outros problemas que estou neste momento a tentar resolver que são:

- Rolamentos das rodas da frente gripados (JA SUBSTITUIDOS POR ROLAMENTOS SKF NOVOS)
                - Fuga de óleo na caixa de transferências (é por uma válvula daquelas que tem uma esfera de empanque. A caixa era do VX e foi eliminado o sistema de vácuo, logo teve que ser aberto um buraco, fazer rosca e colocar esta esfera/válvula)
                - Por último o maior problema de todos para o qual ainda não encontrei solução. O BJ AQUECE MUITO E NÃO CONSIGO ENCONTRAR A RAZÃO. ALGUEM ME DÁ SUGESTÕES ???

Já verifiquei radiador e está bom no geral. Não tem fugas
                Já verifiquei o viscoso da ventoinha (motor 15 bft) e ele agarra quando o motor aquece e a ventoinha roda...
                Faltava fazer uma campanula em condições para que a ventoinha ficasse dentro de um a especie de tunel e tb já foi feita...

Não entendo porque é que continua a aquecer. Chega mesmo a atingir os 100 graus.

Ajudas são bem vindas.

Um abraço a todos.

Comment

algumas hipóteses:

- Radiador entupido
                  - bomba de água
                  - termostato mal montado
                  - correia mal ajustada

Comment

Faz o teste do co2, assim ficas a sabes se tem problemas no motor ou se será outra coisa.

No próximo encontro quero umas mines.

MDTT
                    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=Green link=topic=34984.msg119804#msg119804 date=1432243702]
                      algumas hipóteses:

- Radiador entupido
                      - bomba de água
                      - termostato mal montado
                      - correia mal ajustada

[/quote]

Green obrigado pelas dicas. O radiador já verifiquei e está bom.
                      Vou verificar as outras coisas que dizes.

[quote author=MD TT link=topic=34984.msg119815#msg119815 date=1432250930]
                      Faz o teste do co2, assim ficas a sabes se tem problemas no motor ou se será outra coisa.

No próximo encontro quero umas mines.

MDTT
                      [/quote]

Teste de CO2 ??? Ao fumo que ele deita não vou rebentar com a máquina ??? [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
                      As minis estão garantidas. Só falta é o próximo encontro. Quem tarta disso ???

Abraço

Comment

A trabalhar...
                      X