Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "BJOLAS"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

BJ40 - 1980 - "BJOLAS"

Olá Malta,

Como prometido cá estou eu para apresentar a minha ultima aquisição, um BJ40 de 1980 ao qual eu chamei BJOLAS.
    Decidi chamar-lhe BJOLAS por várias razões, primeiro porque o meu último nome é Pinho e alguns dos meus amigos tratam-me por Pinholas, 2º porque espero com ele poder dar umas boas voltas e beber umas JOLAS aqui com a malta.

Passando à historia deste BJ que eu acho que merece ser contada. Muitos de vocês já o devem ter visto por aqui. O antigo dono dele chamava-se Carlos Sousa e apresentou-o aqui no forum com o nome de "Cabra do Mato". Ora o mais engraçado é que antes de BJ ser do Carlos Sousa foi meu. [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] Sim, é a 2ª vez que eu compro este mesmo BJ.

Numa fase menos boa da vida fui obrigado a vende-lo para poder cumprir com outras despesas e obrigações que tinha e com muito pena minha porque eu tinha este BJ num "miminho" Não era nada do que é hoje, mas estava novo...

Foi como despedir-me de um animal de estimação e foi sem duvida um momento difícil. Normalmente é assim, mas como depois perdemos o contato, acabamos por esquecer. Mas neste caso isso não aconteceu porque 1 ou 2 meses depois de o ter vendido apanho o carro num grupo de malta do TT no facebook. Lá vejo o meu BJ na mão do seu novo dono, felizes e a brincarem monte acima e monte abaixo... Que dor que eu senti... O que é certo é que fui logo ver quem era o dono e enviei logo o pedido de amizade. Estávamos em 2010.

De vez em quando lá via o carro, ia vendo as alterações que ele ia sofrendo, cheguei mesmo a falar uma ou duas vezes com o dono, ou seja, ia matando as saudades...
    Até que chega o dia... Uma partilha no facebook de um anuncio no OLX. E lá estava ele...lindo...ainda mais bonito do que o que era... [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo]
    Não resisti e no mesmo segundo falei com o dono no facebook que a primeira coisa que me disse foi "não me digas que queres o teu BJ de volta", ao qual eu respondi "claro que sim"... Isto foi numa quinta feira, no sábado seguinte fui ver o meu menino e na segunda feira seguinte já estava em minha casa [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se].
    Passei o domingo a olhar para ele, a limpa-lo, a admirar a sua beleza e a relembrar momentos que tinha passado dentro daquele BJ. Momentos de pura felicidade, companheirismo, verão, praia, umas cerveJOLAS com o grupo de amigos, muitas piadas e muita muita diversão.

Como não podia ser tudo tão perfeito, no primeiro dia que peguei nele para ir dar uma voltinha (2 semanas depois de o ter comprado) fiz 1 km e ele perdeu a alma. Primeiro fumo branco, depois preto, depois azul e de todas as cores saia pelo escape alternando com uma chama que mais parecia um maçarico de um chapeiro.
    CONCLUSÃO: TURBO PARTIDO...
    Foi direto para mecânico e só ontem é que o voltei a ter em casa.

Bem pasando ao que interessa cá vai a lista de alterações que ele já tem:

EXTERIOR:

- Vidros do hard top e portas de trás escurecidos
    - Pneus Mickey Thomson 33x12,5x15
    - Jantes DOTZ ET -40
    - Espaçadores de roda 30mm "MASTER TT"
    - Resguardos nos farolins de trás "MEGASTORE 4x4"
    - Retrovisores Wrangler
    - Snorkel em Aço Inox "Home made"
    - Guincho "Master TT" 12000lbs com cabo Plasma e comando à distância
    - Tomada de Guincho na frente
    - Guia de Cabos plasma "MASTER TT"
    - Antena CB Santiago 1200
    - Frente mais curta devido à eliminação das molas de lamina

INTERIOR:

- Baquets RSR Toyo
    - Cintos de 4 pontos RSR
    - Consola Central Patrol GR
    - Radio CB Midland Alan 78 Plus Multi
    - Corta Corrente Geral no interior
    - Volante Sparco
    - Roll Bar Mitsubihi L200 Strackar
    - Manometro pressão do turbo
    - Manometro de temperatura da cabeça do motor
    - Voltímetro
    - Luzes do interior em LED atras e à frente
    - Luzes do quadrante em LED

MECANICA:

- MOTOR 15BF-T (4.1 TD COM APROXIMADAMENTE 180 CV) [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
    - Caixa de velocidades Toyota VX
    - Bomba Injetora trabalhada
    - Bloqueio de diferencial Traseiro ARB
    - Bloqueio de diferencial dianteiro ARB
    - Mangueira conectavel ao compressor ARB para enchimento de pneus
    - Caixa de Fusíveis dentro do porta luvas
    - Molas Helicoidais Toyota VX
    - Amortecedores de trás OME
    - Amortecedores da Frente PRO-COMP ES 9000
    - Amortecedor direção OME
    - Sticks do Mitsubishi Pajero 2800
    - Direção assistida BJ73
    - Travões de disco ventilado na frente BJ73
    E AGORA UMAS FOTOS DO MEU MENINO PARA PODEREM DAR AS VOSSAS OPINIÕES [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Last edited by dalbuquerque; 24-01-2017, 23:23.

Re: BJ 40 - 1983 "BJOLAS"

Bela história.

[] [] [] [] [] []

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

parabéns tamanho sonho de BJ40 quando estava a ver a lista e chego á parte do 15f-t fiquei [chocadoo] nao esperava...

quando olhamos esse 40, apesar do aspecto lindo, sendo as molas heli um factor que dá logo aquele aspecto TOP, nao

imaginamos esses extras todos....como critica construtiva, tirava esse snorkel que na minha opinião nao tem capacidade para

esse 15b, e afinava a frente, existe nas fotos um desnível na frente falta de afino....

só o motor [hmmm].........parabéns, desejo te tudo e bom com ele, que voltes a viver esses momentos do passado !!

um dia gostava de dar uma volta contigo e beber umas jolas nessa bomba....

um abraço

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=34984.msg114990#msg114990 date=1425253739]
        parabéns tamanho sonho de BJ40 quando estava a ver a lista e chego á parte do 15f-t fiquei [chocadoo] nao esperava...

quando olhamos esse 40, apesar do aspecto lindo, sendo as molas heli um factor que dá logo aquele aspecto TOP, nao

imaginamos esses extras todos....como critica construtiva, tirava esse snorkel que na minha opinião nao tem capacidade para

esse 15b, e afinava a frente, existe nas fotos um desnível na frente falta de afino....

só o motor [hmmm].........parabéns, desejo te tudo e bom com ele, que voltes a viver esses momentos do passado !!

um abraço
        [/quote]

Marco eu sabias que ias falar na frente. Tem um desnível muito grande e o que mais me está a incomodar é que eu não consigo acerta-la.
        Já cheguei ao ponto de rasgar mais um pouco aquelas ranhuras que tem nos guarda lamas para ele descer mais mas mesmo assim não consigo.
        A frente tem que descer e ao mesmo tempo tem que correr um pouco para a frente porque está tão recuada que até o fecho de segurança do capom não chega à extremidade do capom. tem que vir tudo para a frente e eu não estou a conseguir... Mas com calma vou voltar a desmontar tudo para ver se consigo.

Quanto a vires dar uma volta nele só há uma coisa que precisas de fazer...é de vir...
        Só tens que ligar a dizer a que horas chegas. O resto deixa comigo...

Confesso que também gostava que desses uma volta nele e que abrisses essa enciclopédia de conhecimento e me desses as tuas dicas.

Vamos combinar isso ????

Comment

boas..quem me dera puder contar uma historia semelhante a esta um dia...nunca se sabe... [:-[

diverte-te e curte o carrinho... []

boa sorte.. []

Comment

ve la mas é se não tens os apoios da carrocaria podres e a " banheira " esta descida á frente...

não acredito no chassis empenado... [] []

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=34984.msg114991#msg114991 date=1425254495]
              [quote author=LENHADOR link=topic=34984.msg114990#msg114990 date=1425253739]

um abraço
              [/quote]

Marco eu sabias que ias falar na frente. Tem um desnível muito grande e o que mais me está a incomodar é que eu não consigo acerta-la.
              Já cheguei ao ponto de rasgar mais um pouco aquelas ranhuras que tem nos guarda lamas para ele descer mais mas mesmo assim não consigo.
              A frente tem que descer e ao mesmo tempo tem que correr um pouco para a frente porque está tão recuada que até o fecho de segurança do capom não chega à extremidade do capom. tem que vir tudo para a frente e eu não estou a conseguir... Mas com calma vou voltar a desmontar tudo para ver se consigo.

Quanto a vires dar uma volta nele só há uma coisa que precisas de fazer...é de vir...
              Só tens que ligar a dizer a que horas chegas. O resto deixa comigo...

Confesso que também gostava que desses uma volta nele e que abrisses essa enciclopédia de conhecimento e me desses as tuas dicas.

Vamos combinar isso ????
              [/quote]

vamos, mal meter tiver a passagem ligo te......podes contar....como tens sido um grande amigo, e como eu gosto de

partilhar vou te dizer o verdadeiro "segredo" dos afinos das frentes dos bj40.

o "segredo" passa por aquela dobradice que faz baixar a grelha para baixo......tens duas hipoteces, isto assim de repente,

alarga os parafuso que prende a mesma a travessa do chaci e mexe com a frente toda montada, para levares a dobradice

a ir ao seu lugar....pois ela tem afino [] outro caso é fazer um body em chapa á mesma ou seja ela tem que levantar...

em função dos afinos......isto partindo do principio que a furacão dos bacalhaus é a correcta....e que as dobradices

do capom estão correctas entre uma e outra....ou seja uma nao pode estar mais para cima outra para baixo "distancias".....

resumo, alargar a dobradice principal da grelha, alargar dobradices do capom, ( parte do afino ) alargar a grela dos bacalhaus...

com estes 3 passos chegas la....se reparares se a dita dobradice que aperta no chaci travessa do radiador vier ha frente

[] []

abraço

Comment

Boa... Obrigado.

No próximo fim de semana já vou experimentar essa técnica.

Depois meto fotos.

Trata da passagem... Tens onde dormir e tens um BJ para andar...[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=34984.msg114996#msg114996 date=1425256006]
                  Boa... Obrigado.

No próximo fim de semana já vou experimentar essa técnica.

Depois meto fotos.

Trata da passagem... Tens onde dormir e tens um BJ para andar...[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
                  [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se] obrigado.....

abraço

Comment

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

A trabalhar...
                    X