Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "BJOLAS"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ 40 - 1983 - "BJOLAS"

[quote author=dalbuquerque link=topic=34984.msg119823#msg119823 date=1432287065]

[quote author=MD TT link=topic=34984.msg119815#msg119815 date=1432250930]
    Faz o teste do co2, assim ficas a sabes se tem problemas no motor ou se será outra coisa.

No próximo encontro quero umas mines.

MDTT
    [/quote]

Teste de CO2 ??? Ao fumo que ele deita não vou rebentar com a máquina ??? [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
    As minis estão garantidas. Só falta é o próximo encontro. Quem tarta disso ???

Abraço
    [/quote]

O teste é realizado nos vapor da água do motor para ver se passa co/co2 dos pistões para água, se passar quer dizer que tens problemas na junta ou na colaça.

Olha aqui o proximo encontro informal:

[] [] [] [] [] [] []

http://forumflc.clubeflc.com/index.p...html#msg119743

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Claro que sim. Sem dúvida que estarei lá a torcer por ti, mas só se fores fazer a prova de 45 [:P] [:P] [:P] [:P] [:P] [:P]

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=34984.msg119838#msg119838 date=1432302784]
        Claro que sim. Sem dúvida que estarei lá a torcer por ti, mas só se fores fazer a prova de 45 [:P] [:P] [:P] [:P] [:P] [:P]
        [/quote]

Ainda era para ser a 45 a puxar o 40 mas arranjei algo mais económico.

[] [] [] [] [] [] [] [] []

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

sei bem que esse bj precisa.....se quiseres podemos falar por mp....

Comment

rp.tt enviei pm.

Abraço

Comment

Malta.

Preciso da vossa ajuda.

Já fiz de tudo e o meu BJ continua a aquecer. Se for em cidade, com pequenos picos de rotação e trocand de caixa normalmente ele está normal mas mal entro numa via rápida ou numa auto estrada ou se apanho uma subida de 1 ou 2 kms e sou obrigado a rolar numa rotação mais alta um bocado, o ponteiro vai logo para o vermelho. Como sabem eu tenho o motor 15BF-T com radiador original do Bj40. Tenho o radiador da Dyna de onde saiu o motor mas está roto. Os radiadores são praticamente iguais (3 favos e as mesmas dimensões), por isso acredito que o problema não está no tamanho do radiador.

Comecei por mandar testar o radiador, o de origem ( teste de pressão) e não verte por lado nenhum. Tubos estão todos ok. Não perde água e o termostato começa a abrir aos 82º e abre totalmente por volta dos 105º.
              Como continuava a aquecer fui ver a bomba de água. O rolamento estava gripado e como a diferença de preço de um kit de reparação para uma bomba nova não era assim tanta, meti uma bomba de água nova e correias novas. Continuava a aquecer...

Depois disto achei que o problema só poderia estar no penado de viscoso, então eliminei o penade viscoso e apliquei uma ventoinha elétrica com valvula de temperatura.

A ventoinha está sempre a trabalhar e continua a aquecer.... [] [] [] [] [] []

Ainda não fiz o teste de CO2 mas um mecânico amigo foi com uma maquineta que se coloca na tampa do radiador e que mede a pressão. Segundo ele a pressão que atinge é a normal e por isso não deve haver nenhum problema de passagem de compressão para a água.

Uma coisa que notei, que achei estranho e que não gostei muito é que sai fumo a mais pelo respiro do motor. Se estivermos ao lado chega mesmo a intoxicar...

Alguém que perceba mais disto que me diga se há mais alguma coisa que eu possa fazer antes de começar a desmontar a colaça e a cabeça...
              Estou a entrar em stress com o bixo... [:-[ [:-[ [:-[ [:-[

Comment

Boas ,antes de mais reuniste material de top num BJ fantastico ,parabens ..
                Vou tentar ajudar naquilo que poder e pela descriçao que deste daquilo k já fizeste acho.
                foste tu compras te o motor ? viste o estado da dyna de onde ele saiu ?? Sabes k as dynas sao carrinhas por norma muitooo mal tratadas e se dizes que a bomba agua ja vinha berrada o mais certo é o condutor(es) da dyna doadora andarem ja com problemas e provavelmente terem dado uma esquentadela no motor .. se sai mt fumo pelo respiro é sinal de pressao no bloco , resultante da compressao ,onde nao deve estar ,ou bloco ovalizado ou segmentos ..

mesmo que aquecesse nao seria de esperar subir ao vermelho numa subida de 1 ou 2 kms .. isso faz me lembrar o KZT quando tem a culassa estalada ..

Sozinho podes fazer o Teste seguinte : com o bj a frio ,liga o e ao ralenti e tira tampa radiador se nos +/-2 minutos seguintes começar a borbolhar a agua na boca do radiador é sinal que tens pressao tambem no circuito de refrigeraçao

Comment

veja se por acaso o tubo de escape nao estará dobrado ou obstruido em algum sitio, essa situaçao aconteceu-me numa scania. no fim de arranjar o tubo ficou boa.

Comment

Faz o teste do co2, assim ficas a sabes se tem problemas no motor ou se será outra coisa.

MDTT
                    [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

MDTT

Comment

[quote author=francisco xavier link=topic=34984.msg120849#msg120849 date=1434834280]
                      Boas ,antes de mais reuniste material de top num BJ fantastico ,parabens ..
                      Vou tentar ajudar naquilo que poder e pela descriçao que deste daquilo k já fizeste acho.
                      foste tu compras te o motor ? viste o estado da dyna de onde ele saiu ?? Sabes k as dynas sao carrinhas por norma muitooo mal tratadas e se dizes que a bomba agua ja vinha berrada o mais certo é o condutor(es) da dyna doadora andarem ja com problemas e provavelmente terem dado uma esquentadela no motor .. se sai mt fumo pelo respiro é sinal de pressao no bloco , resultante da compressao ,onde nao deve estar ,ou bloco ovalizado ou segmentos ..

mesmo que aquecesse nao seria de esperar subir ao vermelho numa subida de 1 ou 2 kms .. isso faz me lembrar o KZT quando tem a culassa estalada ..

Sozinho podes fazer o Teste seguinte : com o bj a frio ,liga o e ao ralenti e tira tampa radiador se nos +/-2 minutos seguintes começar a borbolhar a agua na boca do radiador é sinal que tens pressao tambem no circuito de refrigeraçao
                      [/quote]

Boas Francisco,

Não fui eu que comprei o motor nem fui eu que o apliquei no BJ. Quando comprei o carro já tinha este motor. Segundo indicação do mecânico que fez o trabalho, o motor foi todo revisto antes de ser montado. [hmmm] [hmmm] [hmmm]
                      Sai bastante fumo pelo respiro e de uma forma constante. Parece uma fuga de escape. Se parar num semáforo fica uma nuvem à volta do carro... Acho mesmo que deve ter qualquer coisa no bloco ou nos segmentos e que vou ter que abrir... [] [] [] [] []
                      Já notei o carro com muito mais força e mais disparo do que atualmente. Parece que de repente o motor ficou cansado.
                      O ponteiro da temperatua original do BJ40 sobe um bocadinho mas nunca passou de meio. Quando digo que chega ao vermelho, estou a fazer a leitura num manometro adicional que também já vinha instalado no carro. Reparei que a válvula a que este manometro está ligado, está apertada na admissão, junto o bloco, mas na admissão. Ora, pelo que entendo, isto está mal feito porque a válvula devia estar apertada na cabeça certo? E se apertado na admissão ele chega a acusar 100º e até mais, imagino o que é que acusaria se tivesse apertado o na cabeça...
                      É ai que percebo que já lhe devo ter dado uma esquentadela tão grande que estraguei qualquer coisa lá dentro...

Vou fazer o teste que me dizes logo à noite, quando chegar a casa, e depois conto o resultado...

[quote author=nuno mafioso link=topic=34984.msg120851#msg120851 date=1434839137]
                      veja se por acaso o tubo de escape nao estará dobrado ou obstruido em algum sitio, essa situaçao aconteceu-me numa scania. no fim de arranjar o tubo ficou boa.
                      [/quote]

Nuno já vi o escape e está tudo bem. Só se estiver obstruído por dentro com qualquer coisa que não dê para ver mas não me parece...

[quote author=MD TT link=topic=34984.msg120852#msg120852 date=1434845538]

MDTT
                      [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

MDTT
                      [/quote]

MDTT vou fazer esse teste assim que conseguir. Sabes que apenas consigo dedicar ao BJ o sábado de tarde e o domingo e fica dificil arranjar tempo para ir com ele a uma oficina fora desses períodos... [] []

Obrigado a todos pelas ajudas

Comment

A trabalhar...
                      X