Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Guincho de 12volts em jipe de 24volts??

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Guincho de 12volts em jipe de 24volts??

[quote author=filipefalcao link=topic=35056.msg116843#msg116843 date=1427397905]
    [quote author=LENHADOR link=topic=35056.msg116824#msg116824 date=1427380626]

alternadores .......interessante e é uma coisa que me faz confusao, sendo que existem guinchos a trabalharem mecanicamente

ha rotaçao das rodas, e ainda ha quem prefira gastar milhares nos gigglepin ? [hmmm]

basta ver a solução dos malasias...sendo eles pioneiros nesses guinchos...vejam no you tube as equipas da malasia

onde o carro faz vaga de agua nos rios, e subidas em segundos !! mas tambem vao reparar que o guincho está

escondido dentro da frente do carro no lugar do radiador....uma opinião pessoal minha...

abraço
    [/quote]

No "nosso" caso , toyotas, ao termos o guincho accionado pela tomada de força das transferências ficámos sem tração nas rodas, certo? Um guincho eléctrico permite as duas coisas. Agora que o mecánico é extremamente rápido é, embora seja também enorme.
    [/quote]

a tomada força origem toyota, ligada ha caixa transferência pode trabalhar com guincho e ao mesmo tempo rotação ha roda, nao pode

é ser usado em cima de pedra, ou algo assim, ou inclusive com bloqueios !! no entanto o sistema toyota tem entre o guincho e a tomada

de força no próprio veio um "fusível" que parte ai antes de partir a caixa !! nos manuais toyota nao recomendam o uso de ambos !!

o que se passa na malasia, e etc é que a tomada de força nao está ligada a caixa transferências, mas ha caixa de velocidades, transfixo da

caixa. Mas nao deixa se ser um ponto fraco....é facil fazer um guincho ....DIF toyota KE70, KE20 todos dentro da verçao KE é cortado o eixo em

ambas extremidades, sendo que um dos lados fica fechado ! esse DIF KE pode ou nao ter bloqueio, um dos lado do eixo leva um tambor, e

ha saida da ponta da falange do dif sai o veio que vai ha caixa, depois entra variantes....medida de pneus, relaçao do dif KE, relaçao de caixa, e

relaçao dos dif do jipe, inclusive o diametro do tambor, pois quando a roda do jipe roda permite x rotaçao ao tambor do guincho mecanico, sendo

que o proprio tambor tem importância sendo que a corda plasma ao enrolar aumenta o diâmetro do tambor....parece complicado nao é

porque as tolerâncias mecânicas sao muitas....

este sistema vi ao vivo numa prova R.forest montado num bj42 com motor do HDJ100, se bem que ja tinha lido nos foruns malasias,

com muita dificuldade pois tinha que andar sempre a fazer tradutor !! mas os malasias mesmo no forum ficavam calados em relação a isso !!

ainda hoje nunca vi melhor, tive oportunidade de ver esse BJ42 a guinchar e "sai da frente" infelizmente o piloto era cromo....apesar de

como pessoa era excelente !! era um italiano de meia idade com uma carteira de sonho...até o camião que transportava o 42 valia mais

que uma casa boa...como existe muitos euros, e pouca capacidade para inovar, compra-se os giggles.....

se ha alguem que o poderia fazer era sem duvida o ferraz !! se vale a pena ? vale com certeza, depois de vermos ao vivo a capacidade

dum guincho daqueles, tudo o resto é obsoleto !! reparem que as verçoes patrol geraçao 160 geraçao sd33 tem a tomada ha caixa de vl

e nao ha transferências.....as caixas vl usadas nos toyota sao dyna, e no lugar da tomada de força, que por sistema leva uma tomada

para vascular a caixa, é onde é montado a tomada de força !! as caixas dynas H41 mas de 5 velocidades tem essa janela da caixa tapada por

uma tampa.....com a caixa dyna, mais uma caixa h55f, e mais peças daqui e dali é possível !! é porque ja o fiz....nao está é acabado !!

a maior dificuldade é maquinar um carecto para montar na tomada de força toyota, sendo que as tomadas toyotas tem carecto de dentes

direitos, e o transfixo da caixa nao !! no entanto podemos usar a tomada dyna basta pensar [smile rir-se]

abraço

Comment

Ainda assim acho mais prático e funcional o sistema eléctrico.

MDTT
      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

É pá..... vai para aqui uma confusão [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Em primeiro aviso que só tenho este guincho porque ele ia para a sucata [smile rir-se] [smile rir-se] depois comprei algumas peças que estavam em falta e lá está.... um guincho a bom preço [] [] []

Em relação as baterias não estou para ai virado porque só para elas vão logo cerca de 400 paus [hmmm] [hmmm] [hmmm]

Estava a pensar em algo mais prático.

Alterar o guincho para 24volts, motor e solenoides, cerca de 200 paus.

Ou então aplicar um segundo alternador para carregar a bateria que está a "12" volts.

Já tinha visto isto mas nunca mais me lembrei, será que resolve a situação????

O Marco, acredita que para mim o ideal era um guincho mecânico como vinha nos nossos jipes mas o preço.... gosto das tuas ideias mas para isso é preciso ter o teu conhecimento na matéria, material e algum tempo,e muita paciência [smile rir-se] [smile rir-se]

Cumprimentos,
        NC

Comment

[quote author=njcruz link=topic=35056.msg116853#msg116853 date=1427406721]
          É pá..... vai para aqui uma confusão [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Em primeiro aviso que só tenho este guincho porque ele ia para a sucata [smile rir-se] [smile rir-se] depois comprei algumas peças que estavam em falta e lá está.... um guincho a bom preço [] [] []

Em relação as baterias não estou para ai virado porque só para elas vão logo cerca de 400 paus [hmmm] [hmmm] [hmmm]

Estava a pensar em algo mais prático.

Alterar o guincho para 24volts, motor e solenoides, cerca de 200 paus.

Ou então aplicar um segundo alternador para carregar a bateria que está a "12" volts.

Já tinha visto isto mas nunca mais me lembrei, será que resolve a situação????

O Marco, acredita que para mim o ideal era um guincho mecânico como vinha nos nossos jipes mas o preço.... gosto das tuas ideias mas para isso é preciso ter o teu conhecimento na matéria, material e algum tempo,e muita paciência [smile rir-se] [smile rir-se]
          [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se]

esse booster parece ser uma opção valida... nunca tinha visto esse modelo, e os que já vi nos prontos socorros sao

vendidos de fabrico industrial e sao bons....se tens por perto alguma oficina de conversão de prontos socorros faz-lhes uma visita...

abraço

Comment

esse sistema não deve servir uma vez que a função disso é passar de 12v para 24v para "dar mais alma" ao guincho. mas isso não é feito para usar em esforço, é geralmente para usar para enrolar e desenrolar mais depressa.

Não sei como são ligadas as duas baterias no 40, mas acredito que tenhas sempre problemas ao ligar apenas a uma das baterias... Elas são feitas para funcionar emparelhadas. Uma solução que me parece mais simples seria aplicar uma bateria e alternador extra, apenas para o guincho, no entanto acho desnecessário ter o jipe a trabalhar com 3 baterias. Sobre a possibilidade de colocar um alternador extra aplicado a uma das baterias acredito que se for tudo ligado correctamente possa resultar bem...

Na minha opiniao, o preblema para um guincho nao é a capacidade da bateria, de ser de 70 ou 80ah uma vez que é usado esporadicamente e basta depois de algum "aperto" ter o cuidado de deixar o jipe a trabalhar algum tempo. O maior problema é a corrente maxima das baterias, que anda nos 500/600A (valores teóricos) e que depois se tornam fracos...

Comment

[quote author=MD TT link=topic=35056.msg116833#msg116833 date=1427385185]
              Será isto ferraz:

http://mastertt.com/pt/guinchos-xdyn...electrico.html

MD TT
              [/quote]

Nada disso Vitor...é mesmo 24v direto...não disse que concordo...apenas que há muitos montados assim propositadamente.

Abraçossssss

Comment

altera o Guincho para 24 V.. e vendes esse material para 12... []

é o melhor que tens a fazer... caso contrario vais sempre andar pendurado numa bateria só... e sofre...sofre... [:P] [:P] [:P]

Comment

"eu penso que isso será "mito" e penso que sei como se faz.....alias é feitos nos pronto socorros que sao 24 e teem guinchos 12v."

OH xor Lenhador não é mito nenhum amigo é mesmo assim...monta-se um alternador 24v e 2 baterias para alimentar um guincho de 12v.

Pesquisa assim: running a 12v winch on 24v

Abraçosssssssss

Comment

[quote author=F.Ferraz link=topic=35056.msg116907#msg116907 date=1427477950]

"eu penso que isso será "mito" e penso que sei como se faz.....alias é feitos nos pronto socorros que sao 24 e teem guinchos 12v."

OH xor Lenhador não é mito nenhum amigo é mesmo assim...monta-se um alternador 24v e 2 baterias para alimentar um guincho de 12v.

Pesquisa assim: running a 12v winch on 24v

Abraçosssssssss
                    [/quote]

nao estava a duvidar, meti aspas !! pode ser feito dacordo....e trabalha mas nao deve ser por muito tempo penso eu !!

nao será ha toa que existem convertores para esse feito....ou seja de 24 para 12v. se os guinchos 12 aguentam 24 e ficam rapidos, é o

mesmo que um motor de arranque, quando tentamos por ex meter um motor parado ha muitos anos a moer....

se aguentam muito ou pouco, depende do mesmo !! nao vejo pessoalmente isso como uma pratica correcta... []

são opiniões e ideias...

abraço

Comment

Tas a ver [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] era para ter falado do motor de arranque.

Assunto interessante a debater.

Comment

A trabalhar...
                      X