Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor 1KZT - Debate sobre PISTONS!!!

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Motor 1KZT - Debate sobre PISTONS!!!

[quote author=Blasko link=topic=903.msg10520#msg10520 date=1292324022]
    Tenho de ver se arranjo algum manual desse motor... (alguém tem?)
    [/quote]

Tens aqui, foi onde eu arranjei:

Logo, em casos em que se decide rectificar o bloco:

- Para uma medida acima e colocar os pistons e segmentos novos medida acima;
    - Para uma medida acima e colocar os pistons e segmentos novos standard, mas encamisados;
    [/quote]

Pistões não se encamisam, o bloco é que leva uma "camisa", um revestimento interior em cada um dos cilindros (após terem sido rectificados) para manter a medida original em vez de alterar para a medida acima. Era o que eu fazia se fosse necessário rectificar, e dessa forma ninguém me convence que não ficaria rigorosamente novo.

E agora as perguntas:

- Será que uma diferença de alguns bar de pressão (por ex. uns 2 bar) para com os valores de referência deste motor é assim tão preocupante?
    - A opção aqui seria, comprar só um cilindro (usado ou novo?)?
    - Ou comprar os 4? Sendo os 4, seriam 3 de uma marcação e o 4º de outra…
    - Será que posso colocar qualquer medida Standard? Desde que respeite as folgas, não?
    - A vossa opção aqui… seria comprar na Toyota ou daqueles compatíveis que se compram nas casas de peças?

CumprimenTTos!
    [/quote]

-Se for reparado, mesmo que seja só despolido (sem riscos verticais, claro...) e leve um pistão novo de marca 3, nunca vai dar uma diferença de 2 Bar! 0.5, talvez, mas não notas nada no comportamento do motor;

- Eu, pessoalmente, analizava bem a profundidade dos riscos na camisa para ver se bastava só despolir, tentava despolir e montava 4 pistões novos de boa marca (Toyota de preferência mas não necessariamente), isto se depois de medir bem com um comparador verificasse que não havia ovalização;

- Como as diferenças sentre marcações diferentes são de apenas 1 centésima não penso que seja muito relevante mas a decisão deve sempre ser tomada de acordo com as medições reais e não meramente por opinião.

Mais uma vez, boa sorte,
    André Ferreira
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Ok... face a alguns disparates que disse... reconheço e aprendo com eles...

10 reguadas!!!

Obrigado!!!
      Land quê?? Ahh... Land Cruiser!!!

Comment

[quote author=Blasko link=topic=903.msg10753#msg10753 date=1292420273]
        Ok... face a alguns disparates que disse... reconheço e aprendo com eles...

10 reguadas!!!

Obrigado!!!
        [/quote]

Da-se!

Do que este gajo me fez lembrar. ;D Esta noite vou ter pesadelos das reguadas da Professora Juliana. :-\

abraço dorido
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=903.msg10799#msg10799 date=1292437084]
          [quote author=Blasko link=topic=903.msg10753#msg10753 date=1292420273]
          Ok... face a alguns disparates que disse...
          10 reguadas!!!
          [/quote]
          (...)
          Do que este gajo me fez lembrar...
          (...)
          [/quote]

Humm... só demonstra que "certo" não serias...

Comment

Levei a minha dose. Na minha turma até as betinhas carolas experimentaram a régua da Prof. Juliana. ;D

Abraço santo
            SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

BlasKo a malta esta aqui para ajudar.

Nem todos somos obrigados a saber tudo, eu propio as vezes tambem tenho duvidas e sou da arte.

Todos dias estamos a aprender....

Comment

Bem, pessoal!
                Tenho a agradecer a ajuda de todos, pois assim consegui ficar com uma ideia, de como é que estas coisas ao nível de mecânicas funcionam, e assim resolvi também contribuir com qq coisa, com a divulgação desta folha de cálculo, que penso que poderá dissipar algumas dúvidas (até pq eu tb as tive, mas agora percebo a razão de serem assim!) que alguns de nós possam ter, caso aconteça algo semelhante!
                Após visualizar o manual do Motor 1-KZT (obrigado pelo link, pessoal!), vemos as seguintes medidas dos pistons:

NOTA: Por exemplo, uma vez que o Piston STD Mark 1 está com o diâmetro entre os 95.940mm e os 95.950mm, não estive para fazer entre um intervalo, optei por fazer uma relação pelo valor mínimo, pelo médio e pelo máximo de cada uma das marcas STD.

É referido que no bloco está marcado ao lado de cada cilindro com a numeração de 1 a 3, correspondendo às seguintes dimensões do cilindro:

Depois, e por estar indicado no manual como folga standard existente entre o Pistão, temos valores de referência entre os 0,050mm a 0,070mm, e como um valor máximo admissível de 0,140mm, temos:

Portanto, eu tomei a minha decisão!
                Não coloquei nenhum Piston usado (nem me preocupei muito a procurar sequer…)
                Mandei polir só o bloco (que nem tem quaisquer riscos sequer), e decidi colocar tudo novo!
                O KIT de Pistons, de Segmentos, os Bronzes da Biela e da Cambota que é uma andada!
                Os Pistons e os segmentos foram encomendados na www.millneroffroad.com, onde ficou sensivelmente em 340€!

Atenção, este preço é já com os portes… acham caro?

Mesmo a comprar noutro lado que não na Toyota, os Pistons que se podem arranjar “nunca deverão” vão ter uma folga de 0.140mm… depois de montados (espero eu… senão, tem de ir para trás!)…
                É que na Toyota pedem 284€ + IVA por Piston, e 220€ + IVA o kit de segmentos… JASUS!!!
                Portanto, logo que o material chegue, é para ser montado e depois ser testado, e só então é que poderei dar algum feedback aqui à malta do fórum, que me ajudou bastante!
                Se não fossem alguns de vocês... eu teria sido uma daquelas cadelas que não prestam para "parir"…
                Tinha as dores e deixava-me ficar… portanto, obrigado pela ajuda, pessoal! Bem hajam!!!
                Espero ter contribuído para alguma coisa.

CumprimenTTos e Feliz Natal a todos!!!

Comment

Mas que excelente iniciativa. Nós é que te agradecemos!

Força nisso e depois dá feedbeck dos resultados. Já agora se quiseres fazer uma reportagem á séria, com fotos e explicações, agradecemos ainda mais. ;D

abraço agradecido

Comment

Antes mais nada, quero agradecer a todos as informações que todos voçês me deram, e ao mesmo tempo pedir desculpas a todos por ter estado tanto tempo sem ter dito mais nada.

Mas um gajo a trabalhar no estrangeiro e vir a Portugal a cada 2 meses, é sempre uma chatice para resolver este tipo de situações, e depois ele a a aproveitar-se desse facto para nunca mais dar despacho ao carro. Tendo ele todo o material para montar no carro já desde Dezembro, e só em finais de Abril ele me monta aquilo... acho que já dá para se poder ter uma ideia!

Felizmente já saiu da oficina (foram praticamente 5 meses que lá esteve!), pelo que foi preciso arranjar um “escarcéu” (eu ao telefone, e o meu sogro mais a minha mulher grávida de 6 meses!!), para que aquilo se resolvesse.

Os carros dos amigos eram sempre postos a frente… mas adiante. É o “normal”… mas isso é só na cabeça deles!!!

Mas adiante!

O carro já anda… mas andei só mesmo alguns kms nele logo que o fui buscar durante as minhas férias, mas logo depois tive de voltar para África, pelo que só volto agora a Portugal lá para finais de Junho, e o que andei não foi suficiente para ter uma ideia realmente concreta de como o carro está… agora!

Mas verdade é que senti o carro diferente, de que não tem a mesma pujança de outrora...

Coloquei o kit de pistons, de segmentos, as capas da biela e da cambota, o kit completo das juntas do motor, filtros do óleo, gasóleo, ar e AC!

Mas agora eu já nem sei se o outro tipo montou aquilo td bem… se trocou alguma coisa... (cheguei a ver fichas que não estavam ligadas!)... e nem quero sequer mais conversas com ele… de tão queimado que fiquei com toda esta situação… para além de que perdi toda e qualquer confiança nele!

Agora a pergunta que eu faço é:

- Será que são os pistons que têm de acamar naquilo durante uns kms, ou será que é algum problema de compressão?
                    - Será a bomba injectora, o turbo?

Eu, quando voltar, vou mas é colocar aquilo mas é nas mãos de quem sabe… mas para isso precisava da vossa ajuda!

Por acaso, alguém conhece pela zona do Algarve, uma pessoa “capaz” de me fazer um diagnóstico como deve ser ao carro?

CumprimenTTos de um gajo extremamente "escaldado" ou "obsessivo compulsivo" com esta situação!!!

Comment

boas, desculpa a sinceridade e honestidade mas não te faltou conselhos, nem dicas de pessoal que conhece motores destes a sonhar,

acordados, com um olho cego e o outro fechado... atenção não estou a criticar..mas sempre achei tudo muito complicado de compreender...

o maior problemas nunca é reparar avarias, mas sim por vezes descobrir...dar um diagnostico é muito complicado !! na minha opinião

por vezes é preciso andar no jipe vários dias...e depois começar a mexer, tendo por garantido que o bloco se encontra nas devidas

condições...testar compressão nos cilindros...ver se o motor está devidamente comandado, saúde e pressão do turbo etc...

depois rever tubos, tipo LDA e outros que fazem diferença...partidos ou rotos ...

cumprimentos

Comment

A trabalhar...
                      X