Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Dúvidas sobre turbos e intercoolers

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Reúvidas sobre turbos e intercoolers

[quote author=axf link=topic=974.msg12000#msg12000 date=1293158621]

... na questão da perda de carga pela maior densidade que resulta do arrefecimento! (O amigo soares negou esta possibilidade ao dizer em 22 de Dezembro às 3h33pm : a descida de pressão provocada pelo intercooler deve-se à perda de carga provocada pela superficie do radiador ( favos) e não pelo baixar da temperatura.
    Embora seja uma consequencia do intercooler e embora pareca que a origem é a mesma, não se pode associar a causa ao efeito.
    )
    ...
    [/quote]

Antes de mais, reitero a saude desta troca de saberes e opiniões. Para mim deixa de fazer sentido se assim não for.

"A perda de carga em um tubo ou canal, é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si* e contra as paredes da tubulação que os contenha**." ( wikipedia )

*De facto há uma perda de carga provocada pela descida da temperatura que é consequencia da diminuição da densidade do ar. Acontece que a diferença de velocidade e densidade do ar não é suficiente para passar de um regime de escoamento turbolento para laminar, o que significa que a diferença é muito pequena esta situação.

** A perda de carga do elemento ( intercooler)é o factor que conseguimos controlar na compra do equipamento.
    a perda de carga correspondente á descida de temperatura é minima comparativamente com esta.

Se pretender estudar escoamento de fluidos sugiro que coloque "numero de reynolds" no google e não falta literatura.

Vou acompanhar o tema dado que a minha mecanica dos fluidos já tem algum tempo. .....

Atenciosamente

A.S

O "FRIGORIFICO"

Comment

[quote author=fragosojoao link=topic=974.msg12191#msg12191 date=1293493711]
      Do que percebi o membro axf até concorda comigo, mas acho que ninguém ainda tentou semelhante coisa, e o membro amgsoares, tem receio que o fluxo de ar gerado pelo turbo chegue atrasado à waistgate e provoque uma sobrecarga no turbo.
      [/quote]

A minha instalação está assim configurada e conheço outras assim... de qualquer forma não fui eu que inventei; ;D

[quote author=fragosojoao link=topic=974.msg12191#msg12191 date=1293493711]
      Assim sendo alguém me saberá responder se o tempo que este fluxo de ar levará da admissão a voltar para trás à válvula de regulação da pressão do turbo, será ou não problemático?
      [/quote]

Não constitui qualquer problema, uma vez que a tubagem (penso que se está a falar da tubagem do actuador da wastegate) está pressurizada e quando se atinge uma determinada pressão no colector, esta será igual na tubagem. Atenção que não existe propriamente fluxo de ar aqui, uma vez que o actuador da wastegate não tem saída (é um diafragma). Só se deve ter atenção ao tubo a utilizar; deve ser resistente à pressão porque se ele ceder (aumentando de volume quando sob pressão) vai atrasar o actuador e consequentemente aumentar a pressão do sistema. Tubo de combustivel é óptimo, embora um pouco caro...

Abraço,
      André Ferreira
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Eu neste momento tenho montada uma tubagem de origem marítima resistente à deformação e ao calor, acho que até ajuda em caso de submersão . Extremamente resistente, mas cara como o :P :P (esta foi dada he,he).

No caso do meu motor (13b-t), o que eu estava a pensar seria o seguinte, depois de ligar a válvula da admissão à waistgate, ligar a tomada de pressão do turbo (que antes fazia a ligação à waistgate), ao LDA da bomba.

O que pretendo, é com alterações mínimas que não esforcem o motor, manter as mesmas pressões internas e mais ou menos a relação entre a quantidade de combustível injectado e o ar da mistura.

Tenho noção de que o LDA não funcionará como um sem fim, isto é, provavelmente não fará a afinação total da bomba face ao aumento de ar presente na mistura, mas...

Mantendo o sentido desta reflexão gostaria de saber opiniões dos Mestres.

Abraços a todos
        Abraços

João Fragoso

Comment

o que é o lda da bomba ?
          O "FRIGORIFICO"

Comment

[quote author=amgsoares link=topic=974.msg12491#msg12491 date=1293917797]
            o que é o lda da bomba ?
            [/quote]

se procurares no forum antigo está lá um topico da autoria do membro Funcruiser a explicar tudo

Comment

A trabalhar...
            X