Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Na verdade este rapaz e muito minucioso. Gosta de fazer apenas uma vez...
- Quem cá está é que está bem...
- A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos! http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho
[quote author=jverissimo link=topic=1020.msg102013#msg102013 date=1401919463]
Na verdade este rapaz e muito minucioso. Gosta de fazer apenas uma vez...
[/quote]
[quote author=axf link=topic=1020.msg102001#msg102001 date=1401915082]
...também poderão dizer que sou um grande labrego! ....
[/quote]
Atesto! [smile rir-se]
És exactamente isso, quando bebes a tua parte das chilenas em vez de a cederes gentilmente aos outros! LOLOLOL [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
quanto mais recente for a bomba maior é o prato nos resaltos.
deixa ver o que se arranja.
abraço.
(...)
[/quote]
Olá Rui,
Não tem tanto que ver com a "idade" da BI mas sim com o tipo de injecção; por norma as BI dos motores de injecção directa têm pratos de ressaltos mais agressivos do que os de IDI, para produzir pressões de injecção mais elevadas. O que acontece é que os motores de IDI deixaram progressivamente de ser utilizados até se esgotarem as potencialidades deste tipo de BI's e se adoptar pela mais recente tecnlogia common rail. Por isso as BI mais recentes eram todas de motores de injecção directa mas já nos anos 80 havia disso! []
[quote author=rui alegria link=topic=1020.msg101875#msg101875 date=1401781376]
esse embolo é de mais 25%?
[/quote]
Confesso que não sei o que isso é... [8)]
Abraço!
André
[/quote]
esse prato até pode ter os 3.3 mas sempre vais ter que tornear porque quase certeza que o embolo nao cabe lá.
se algum der direto é o de uma ford transit ou iveco. +- do 98 ou 99
eu tenho cá uma bomba vw mas a bomba está boa e nao a quer abrir.
isto das bombas é uma coisa que me dá gozo mexer.
e gosto de aprender.
fico aguardar
abraço
Afinal parece que eu até tinha a SST da Toyota pra tirar a bomba injectora e não sabia! [:P] Dá gozo mexer neste motor...
Pra fora, bastarda! [smile rir-se]
Ando a fazer a minha sopa de bombas injectoras, como diria o Samir! Tive que desmontar a bomba do 1KZ-TE para tirar o veio porque há uma diferença na posição do escatel que me iria dificultar a vida em termos de ponto de injecção. Não tenho fotos da desmontagem porque me faz falta um repórter enquanto trabalho! Até podia ser uma repórter jeitosa e tal... [smile rir-se]
Os ditos veios - à esquerda o mitsu, à direita o toy:
Não é bem perceptível nas fotos mas o toyota é avançado uns 6/7º (medido a olhómetro com um transferidor da escola [8)])
Segundo uma dica anónima [smile rir-se] não é possível avançar o suficiente rodando a bomba porque o LDA ficaria a bater no bloco. Então, a solução passa por abrir novo escatel no veio; no entanto, o torneiro que me desenrasca estes trabalhitos não tem equipamento para abrir estes escatéis em meia-lua, já pra não falar que estes aços são todos rijos que nem cornos! 2ª feira lá tenho de ir à rectificadora, já estou com medo da factura... [:-\]
"Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."
Não arranjei um DE143 em conta mas arranjei um DE110!!! (provavelmente também proveniente de VW bloco ALH) Tem um design muuuiito agressivo e elevação de 3.1mm.
Da esquerda para a direita, mitsu 4M40 (2.8mm) - toy 1KZ-TE (2.8mm) - Bosch DE110 (3.1mm). Os mais atentos verificarão que tanto o toy como o bosch têm um design assimétrico relativamente à elevação do excêntrico; de um lado (a subida) muito mais acentuado do que o outro (a descida). Na minha opinião este é um pormenor de ouro com implicações fantásticas no evento da injecção: um período curto, muito rápido, de injecção (capaz de alcançar pressões elevadas) e um período mais longo, lento, de recuo do êmbolo, de modo a facilitar o seu enchimento a altas rotações. []
E lá se maquinou a base do êmbolo para caber neste prato de ressaltos; tivemos também que fazer ao torno um escatel novo, mais largo, para adaptar a este êmbolo.
E nesta foto da "sopa", postada há bocado, já se pode apreciar o êmbolo novo montado no prato de ressaltos novo! [8)] A fita gomada serve apenas para proteger o êmbolo de qualquer acidente nos transportes para cá e para lá...
Abraço a todos, não percam o próximo episódio! [smile rir-se]
André
Ah, já me esquecia! Um pormenor também importante é que estes pratos das bombas VP não são maquinados no centro, ao contrário dos tradicionais, por isso tivemos que o maquinar também onde trabalha a mola, para não se correr o risco dos roletes saírem do seu lugar quando não estão em carga. O meu agradecimento ao meu amigo Pedro Ferreira, torneiro de serviço nas minhas maluqueiras!!! Nem todos têm a sua paciência e ninguém tem o seu (baixo) preço!
Abraço
(o da direita, maquinado ao centro)
Comment