Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

alternativa ao diesel (gazoleo)

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:alternativa ao diesel (gazoleo)

Anda pelos 0,99€ no Lidl...
    Ainda consigo comprar o Pão d Açucar por 0,89€.
    Ou então fazias como eu, vais buscar aos restaurantes e tratas dele.
    Ex-UMM Alter Turbo
    Ex-BJ73 VM
    Ex-BJ73 3B
    Ex-Patrol GR Y60
    Ex-HJ60
    Ex-4Runner
    Actual BJ73 3B
    Actual KZJ95

Comment

[quote author=Infernal_Cruiser link=topic=1043.msg12636#msg12636 date=1294092114]
      Anda pelos 0,99€ no Lidl...
      Ainda consigo comprar o Pão d Açucar por 0,89€.
      Ou então fazias como eu, vais buscar aos restaurantes e tratas dele.
      [/quote]

Eh, pá...

Tratá-lo como deve ser dá tanto trabalho que preferia antes fazer mesmo biodiesel! É que essas coisas de filtrar não me convencem; podem-se filtrar os detritos em suspensão mas e a água? E o sal? E o ph? Nãããã...
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Há k lavar e aquecer pra tirar a água...
        Ex-UMM Alter Turbo
        Ex-BJ73 VM
        Ex-BJ73 3B
        Ex-Patrol GR Y60
        Ex-HJ60
        Ex-4Runner
        Actual BJ73 3B
        Actual KZJ95

Comment

Boas tardes a todos.

Encontrei este filme. mostra como preparar no geral apenas 1L de Biodiesel.
          Ao que parece no fim ainda falta a etapa da lavagem e de por o PH neutro.

O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

Comment

Exacto, apesar de esta demonstração ser com óleo novo, o processo é essencialmente o mesmo com o usado, sendo que a lavagem com água (e posterior secagem) termina o processo. O ph já foi controlado, através do metóxido (metanol + lixívia), só que com o óleo usado é necessário fazer um teste de ph à matéria prima (gordura, óleo) para determinar a quantidade de lixívia; como se sabe, esta é uma base forte e por isso baixará o ph.

Atenção, isto é biodiesel, não é óleo vegetal directo (OVD). O que eu digo é que para usar óleo usado como OVD é necessário processá-lo tanto que mais vale ir um pouco mais além e fazer mesmo biodiesel!

Abraço,
            André Ferreira

Comment

Deve ser quase necessário ter uma mini fabrica em casa para preparar o OVD de oleo usado...

Por isso é que eu acho que se deveria insistir mais na produção de biodiesel, devido ao facto de ser mais barato e fácil de fazer.. 8) 8)
              O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

Comment

Mais fácil e mais barato é o OVU...
                Alem d k o biodiesel ser perigoso d se fazer...
                Pra fazer Bio fazes a mm coisa k fazes c OVU mais o necessário pra bio...
                Ainda d mais k os carros anteriores a 93 derretem as borrachas todas.
                Ex-UMM Alter Turbo
                Ex-BJ73 VM
                Ex-BJ73 3B
                Ex-Patrol GR Y60
                Ex-HJ60
                Ex-4Runner
                Actual BJ73 3B
                Actual KZJ95

Comment

eu tenho acompanhado este tópico que é interessante alguem que tenho um KZJ 95 já colocou OVU nno jipe ???
                  BONS TRILHOS

Comment

[quote author=Infernal_Cruiser link=topic=1043.msg13819#msg13819 date=1294863511]
                    Mais fácil e mais barato é o OVU...
                    Alem d k o biodiesel ser perigoso d se fazer...
                    Pra fazer Bio fazes a mm coisa k fazes c OVU mais o necessário pra bio...
                    Ainda d mais k os carros anteriores a 93 derretem as borrachas todas.
                    [/quote]

Bem, mais fácil e barato é de certeza, mas quem te "ouvir" há-de pensar que é melhor... e isso não é de certeza! Eu até sou simpatizante mas nem tudo são rosas! Como tiras o sal, a água e controlas o ph? Os processos usuais para o OV usado são a filtragem a ca. 1 micron e a centrifugação, mais nada; e isso não resolve nenhum dos três problemas que eu mencionei, apenas retira os detritos em suspensão...

E não percebo porque é que dizes que os carros anteriores a 93 derretem as borrachas. O petro-diesel é dos combustíveis mais agressivos que há, mais do que o bio-diesel; e em princípio os o-ring's serão em viton, que até resiste a óleo de travões...

Abraço discutível,
                    André Ferreira

Comment

Biodiesel é o substituto directo d diesel, sem dúvida, melhor k OVU.
                      Pra tirares o sal tens k lavar o óleo e dp retirar a água (repouso ou aquecimento), o ph controlas d outra maneira, n te sei dizer pk nunca me preocupei c isso.
                      Pelo k sp li no fórum das novas energias (vou lá à uns anos) a maior parte dos carros anteriores a 93 dava cabo (desfazia) das borrachas por causa d material k eram feitas.
                      Ex-UMM Alter Turbo
                      Ex-BJ73 VM
                      Ex-BJ73 3B
                      Ex-Patrol GR Y60
                      Ex-HJ60
                      Ex-4Runner
                      Actual BJ73 3B
                      Actual KZJ95

Comment

A trabalhar...
                      X