Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Melhor maneira de poupar combustível, em ponto-morto ou engatado??

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Melhor maneira de poupar combustível, em ponto-morto ou engatado??

[quote author=David Valverde link=topic=1145.msg17277#msg17277 date=1297437648]
    Sai uma rodada minis para todos á conta do AC e do Gonçalo Fernandes. . .

Um abraço
    David Valverde
    [/quote]

Epa tambem quero.....

Comment

[quote author=axf link=topic=1145.msg17050#msg17050 date=1297294762]
      [quote author=Gonçalo F. link=topic=1145.msg17049#msg17049 date=1297294128]
      [quote author=Luis Serra link=topic=1145.msg16513#msg16513 date=1296939663]
      Quando engatado e a inércia da descida consegue vencer a compressão do motor, na admissão o valor é (vacuo) 0 de consumo
      [/quote]

Vácuo?
      Nunca temos vácuo na admissão de um Diesel, salvo naqueles motores que têm borboleta para evitarem as vibrações (de ressonância) no momento em que são desligados.

Nota: e em todos (se obstruirmos por completo a caixa de ar )
      [/quote]

Desculpa mas não é verdade. Há vários motores diesel com venturi e não é preciso ir mais longe: Toyota 1KZ-TE. A travar com o motor faz quase -1Bar.

André
      [/quote]

-1Bar???????

Nem com os sistemas EGR em bom estado (de limpeza); e, mesmo nesse caso, é dificil ultrapassar os -0,08Bar, que é um vácuo insignificante.

Com essa sucção, por exemplo, nem haviam vedantes de válvulas (admissão) que aguentassem - havia auto-alimentação de óleo.

Comment

Amigo, tenho um manómetro instalado no meu 95 e garanto-te que faz muuuuiiito mais que -0,08Bar.

Abraço,
        André Ferreira
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=axf link=topic=1145.msg17362#msg17362 date=1297468288]
          Amigo, tenho um manómetro instalado no meu 95 e garanto-te que faz muuuuiiito mais que -0,08Bar.

Abraço,
          André Ferreira
          [/quote]

Caro Axf,

Acredita que aí algo não está bem... não pode acontecer vácuo, a menos que haja obstrução na admissão (como escrevi lá para trás) - por exemplo: até o turbo preso (o veio da turbina e compressora) podem causar obstrução à admissão quando não há força nos gases de escape (como é o caso quando nao estamos a acelerar).

Outro exemplo: quando se adaptam TGV`s e a afinação do actuador não é a melhor, a Geometria (através dos gases de escape) chega a "travar" a compressora, surgindo vácuo na admissão (na desaceleração) - mas não é uma situação normal.

Saudações

Comment

Peço desculpa ;D ;D, mas vou meter a minha "colher" mas é apenas e só para sugerir que quem possa claro, intercalem um caudalimetro nos circuitos de gasoleo ( deposito --> bomba e no retorno ao deposito ), só e apenas isto

eu quanto a mim é desengatado nas descidas, mas não muito, porque já apanhei um "calor".
            Land Cruiser para sempre.

Comment

Boas Vitor,

ninguém se lembro de medir o caudal de gasóleo que chega e sai da BI!

abraço simples
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=Gonçalo F. link=topic=1145.msg17367#msg17367 date=1297471982]

Abraço,
                André Ferreira
                [/quote]

Caro Axf,

Acredita que aí algo não está bem... não pode acontecer vácuo, a menos que haja obstrução na admissão (como escrevi lá para trás) - por exemplo: até o turbo preso (o veio da turbina e compressora) podem causar obstrução à admissão quando não há força nos gases de escape (como é o caso quando nao estamos a acelerar).

Outro exemplo: quando se adaptam TGV`s e a afinação do actuador não é a melhor, a Geometria (através dos gases de escape) chega a "travar" a compressora, surgindo vácuo na admissão (na desaceleração) - mas não é uma situação normal.

Saudações
                [/quote]

Caro Gonçalo F.,

Estamos a ficar off-topic, se calhar é melhor abrir um tópico para este assunto...

O corpo do acelerador tem uma borboleta, tal e qual como um motor de ciclo otto. Aliás, tem duas - uma grande controlada pelo cabo do acelerador e outra pequena para o ajuste automático do rallenti - que quando estou a travar com o motor se fecham. Vem daí a obstrução.

Todos os motores otto fazem vácuo por esta mesma razão e nem por isso "engolem" vedantes de válvula nem o óleo lubrificante.

Abraço,
                André
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=axf link=topic=1145.msg17386#msg17386 date=1297507443]
                  [quote author=Gonçalo F. link=topic=1145.msg17367#msg17367 date=1297471982]

Abraço,
                  André Ferreira
                  [/quote]

Caro Axf,

Saudações
                  [/quote]

Caro Gonçalo F.,

Estamos a ficar off-topic, se calhar é melhor abrir um tópico para este assunto...

O corpo do acelerador tem uma borboleta, tal e qual como um motor de ciclo otto. Aliás, tem duas - uma grande controlada pelo cabo do acelerador e outra pequena para o ajuste automático do rallenti - que quando estou a travar com o motor se fecham. Vem daí a obstrução.

Todos os motores otto fazem vácuo por esta mesma razão e nem por isso "engolem" vedantes de válvula nem o óleo lubrificante.

Abraço,
                  André
                  [/quote]

É verdade, já está muito off-topic - a continuação fica para outro tópico.
                  Entretanto vê lá bem essa do -1Bar na admissão nos Diesel. Mesmo nos Otto e, até, nos Atkinson (onde há aspiração entre cilindros / cruzamento de válvulas) temos esses valores. Olha bem para os diagramas P-V de cada ciclo. Não confundir queda de pressão e descida abaixo da atmosférica com pressão negativa. Pode ser abaixo da atmosférica e não ser negativa - é que o zero nos manómetros que temos nos jipes, é pressão relativa e não a absoluta (desconta a P.atmosférica)

Abraço

Comment

boas

vai aqui uma enorme discussão....nao sei quem tem mais ou menos razão
                    no antigo forum havia um topico "CONSULTORIO Dr NELOLOPES" onde estes asuntos eram eclarecidos

vou no entanto deixar a minha opiniao.

na verdade o motor consome menos combustivél quando em descida se for engatado, que se for em ponto morto!!
                    no entanto isso do consumir ZERO nao é bem assim, todos sabemos que para um motor "trabalhar" tem que entrar e consumir AR e GASOLEO isto num motor diesel (combustaõ) ou entao AR e GASOLINA (explosao) nao existindo estes dois elementos (AR e COMBUSTIVEL) os motores nao "trabalham" e podem dizer o que quiserem mas e mesmo assim!!

no entanto acredito que em certos momentos o consumo possa ser zero mas ai o motor nao esta a "trabalhar" ou seja esta em movimento mas nao a trabalhar, para o motor trabalhar tem que se dar os tempos do motor 4 ou 2 (ADMISSAO, COMPRESSAO, EXPLOSAO, E ESCAPE) se nao verificar estes tempos nao esta a trbalhar, podem por exemplo exprementar numa descida ao circular em 4ª ou 5ª velocidade se desligarem o motor na chave (corte de gasoleo á bomba) o motor continua o seu normal movimento (ciclos) mas sem combustão, e continuamos por exemplo a ter a bomba de DA a fucionar bem como o serve freio etc, e no entanto está a gastar ZERO. e acredito que alguns motores tenham algum sistema na BI que corte totalmente o combustivel se nao for detectada acelaraçao.

coclusao:
                    o motor consome menos engatado a descer que em ponto morto? - SIM
                    o motor pode trabalhar a consumir ZERO COMBUSTIVEL? - NAO
                    o motor pode fucionar fazer os seu ciclos sem consumir -SIM

e nao vale a pena zangarem-se.....

nelolopes

Comment

E eu continuo nas leituras... Boa discussao a vossa ;D ;D
                      Todo-Terreno, Património e Turismo Cultural
                      http://deserraemserra.8forum.biz
                      http://www.culturaventura.pt

Comment

A trabalhar...
                      X