Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Perda de vácuo, no sistema de travagem - J4

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Reequeno problema (cx de vácuo)

[quote author=Poltergueist link=topic=1261.msg20209#msg20209 date=1299770788]
    hehe, obrigado pelas respostas, o nivel do oleo dos travões está bom

já agora como se vê se o servo freio tem fuga?
    [/quote]

pois , eu isso nao te sei dizer. se fosse no meu desmanchava par ver por dentro... ;D ;D ;D ;D

e se nºao encontrasse nada estragado a olho nu, levava a uma casa de travoes.

Comment

Tive vendo o jipe d Polter.
      Desliguei a tubagem d bomba d vácuo, meteu-se o jipe a trabalhar e meti o dedo na bomba d vácuo.
      Aquilo n faz vácuo quase nenhum, acho k se metesse lá a boca fazia mais.
      É normal fazer pouco?
      Ex-UMM Alter Turbo
      Ex-BJ73 VM
      Ex-BJ73 3B
      Ex-Patrol GR Y60
      Ex-HJ60
      Ex-4Runner
      Actual BJ73 3B
      Actual KZJ95

Comment

[quote author=Infernal_Cruiser link=topic=1261.msg20348#msg20348 date=1299928310]
        Tive vendo o jipe d Polter.
        Desliguei a tubagem d bomba d vácuo, meteu-se o jipe a trabalhar e meti o dedo na bomba d vácuo.
        Aquilo n faz vácuo quase nenhum, acho k se metesse lá a boca fazia mais.
        É normal fazer pouco?
        [/quote]

Não conheço os BJ's mas uma bomba de vácuo é uma bomba de vácuo... É suposto fazer bem mais do que tu com a boca, embora nunca tenha medido nenhuma. Experimentem verificar mesmo à saída da bomba para tirar qualquer dúvida acerca da tubagem e se os sintomas persistirem será melhor substituir a dita cuja. Nesse caso aconselho vivamente uma muda de óleo e filtro porque a bomba de vácuo é alimentada pelo óleo do motor e provavelmente está já meia desfeita por dentro, deixando limalhas no óleo; e sabemos o que acontece se essas limalhas chegarem aos bronzes de biela, árvore de cames, etc....

Abraços,
        André Ferreira
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

pois, secalhar melhor mesmo é levar ao mecânico...

caramba
          BJ40 - So mystic and divine

Comment

[quote author=Poltergueist link=topic=1261.msg20176#msg20176 date=1299755993]
            pois é, esquecime a dizer pus outro novo e ta bom.

agr vamos lá ver se alguem sabe o que se passa... já há meses que ando com o jipe assim... ele trava... mas não tão bem como eu o queria. e a data da inspecção está para breve

o zumbido do vácuo continua a fazer!, dos meus limitados conhecimentos do meu jipe, retirei a caixa de vácuo e os respectivos tubos (1 liga da cx de vácuo ao servo-freio,e outro vai ligar a um tubo de metal que por sua vez vai ligar ao alternador).
            não existe fuga nem dos tubos, nem da cx de vácuo.

o alternador quando ligo o jipe vai gerar vácuo (daí parar o zumbido dps de ligar o jipe), logo também não está estragado.

mas cada vez que ligo o jipe (msm que seja prai umas 8h depois de o desligar) ele está completamente sem vácuo, e aliás, em andamento sinto que algo não está bem, para o jipe travar bem tem sido só la em baixo mesmo e cmg a fazer força no pedal, e o pedal parece que está mole, não me dá pressão nenhuma.
            ele não travava assim antes, parece que quando travo faz um pfffff e n trava quase nada.

acho que tem de ter haver com o vácuo, pois o zumbido tudo aponta para tal.

PS: ah e cada vez que travo, quando tiro o pé do travão ele liga a luzinha do travão de mão. (não sei se tem haver com eu ter o travão de mão completamente desafinado e n tem travado)

[/quote]

Boas,

a mim parece-me que esta na altura de afinar as cintas.

Com o uso as cintas vão-se desgastando, e a certa altura, a distancia destas ao tambor é tal que o curso do pedal não é suficiente para injectar a quantidade de oleo necessaria para uma boa travagem.

Quando o pedal vai muito ao fundo a luz do tablier acende.

Ha que ajustar os bombitos, para que as cintas fiquem de novo a tabalhar na posição correcta.

Aproveitar a ocasião para desmontar os tambores, e verificar o estado das cintas, podem já estar nas "lonas" e terem de ser substituidas. Verificar tambem se não ha fuga de oleo nos bombitos.

A falta de vacuo normalmente traduz-se num pedal muito duro e ineficiencia na travagem.

Comment

muito obrigado pela resposta. ;D

outra cena green, e quanto ao vácuo desaparecer enquanto o jipe está desligado?

Comment

[quote author=Poltergueist link=topic=1261.msg20358#msg20358 date=1299935157]
                muito obrigado pela resposta. ;D

outra cena green, e quanto ao vácuo desaparecer enquanto o jipe está desligado?
                [/quote]

Apesar de eu não ser o green... (até sou mais red) :

É normal perder-se o vácuo quando o motor não está a rodar, porque o sistema não é completamente estanque. Pensa bem: se se mantivesse o vácuo, não seria necessária a bomba; punha-se o sistema a vácuo na fábrica e só no caso de uma intervenção mecânica é que seria necessário voltar a repô-la... No entanto, com o sistema operacional é normal a pressão negativa manter-se com o motor parado por alguns minutos ou durante 2 ou 3 bombadas no pedal do travão (após as tais 2 ou 3 bombadas o pedal começa a ficar mais duro e deixa de se ouvir o "pffffff" habitual quando se carrega).

Boa sorte...
                André
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Re:Perda de vácuo, no sistema de travagem - J4

Bom, no meu BJ40, mesmo com o carro parado MESES, o vácuo mantém-se! :

No meu caso não é, ou melhor, não era normal acontecer. Desde que troquei o servo-freio para o do 73, não tive a oportunidade de ganhar consciência do novo comportamento. Até porque me começou a dar outros sintomas!

abraço em testes
                  SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

muito obrigado pela reposta axf

netcruiser, o infernal tem um servo freio dum 73 que me orienta e tudo :P

mas..
                    acabei de mostrar o jipe, a um senhor que mora ao pé de mim (lol prai uns 20km) que foi chefe de mecanica da toyota anos a fio, sabe tudo do bj40 de tras para a frente... disse-me que o problema sem dúvida estava nas cintas, que teria de afinar os travões. ele diz que servo freio não era... esta semana lá vai o caroço ao mecânico...

Comment

estive a falar com o mecânico... teve de por um produto para retirar a porcaria e lama que estava lá infiltrada que não estava a deixar travar... nem cintas nem bombitos estão estragados ;D

agora deixo uma pergunta... que precaução têm vocês quando vão andar de jipe na lama e etc... para não me acontecer o mesmo?

Comment

A trabalhar...
                      X