Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

CABEÇA DE MOTOR - 1KZ-T

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: CABEÇA DE MOTOR - 1KZ-T

Boas,

Já agora se alguém tiver ai por casa alguma cabeça estalada a mais que me queira oferecer ou emprestar eu agradeço, pois está a apetecer-me cortar uma aos bocados [8)] [8)]

aBJraços TT
    Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Essa cabeça cortada só pode ter sido o Samir. [smile rir-se] [smile rir-se]

Toda a peça que lhe faz frente e lhe arreganha o dente ele corta ao meio para ver as entranhas. []

É assim que se conhece o inimigo. []

abraço em corte
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Segredos??????? Essa boca para mim nao deve ser........ ja que perco horas as vezes ao telemovel a dar dicas................. ja muitos meses ou ate anos ja no forum antigo deixeim algumas dicas para uma maior durabilidade da cabeça do motor...... junta deve ser sempre de origem e nunca deve ser alterada a nivel de moscas...... radiador deve estar em otimas condiçoes e um dos motivos da cabeça ir a vida....... se alterarem o radiador para maior capaçidade de agua.... mais problemas vao ter a nivel de aqueçimento........

A varias dicas ex radiador de aluminio, alteraçao da poli da bomba agua como a turbina..... a rela nao sei se aprova, podem colocar uma pequena bomba eletrica perto da saida do termostato mas so aprova com o termostato aberto.......podem alterar a cabeça do motor a dois modelos que encaixam la no bloco se duram mais ou nao isso ainda nao posso garantir...... ja agora motor kzt deve ter sempre o termostato no motor..... a pessoal que prefere retira-lo eu pessoalmente nao concordo.....

Tenho lido aqui neste topico algumas coisas bem ditas outras que ate da para rir mas sao opnioes.......

Comment

Re:CABEÇA DE MOTOR - 1KZ-T

Agora não tenho tempo de ir lá bisbilhotar mas logo à noite pode ser que tenha tempo e posto aqui o que descobrir.

Entretanto esta imagem ajuda-me a explicar a minha interpretação das novas juntas de cabeça, isto é, o porquê das passagens de água tapadas:

Na minha opinião, os orifícios tapados pela junta de cabeça tem por finalidade evitar que o refrigerante tome o caminho mais fácil para a saída (como qualquer fluido) que é junto ao 1º cilindro. É necessário colocar entraves à passagem directa da entrada (termostato) que fica +/- entre os 2 primeiros cilindros e a saída junto do 1º. Este novo design da junta favorece a passagem do refrigerante pelos cilindros mais afastados, obrigando-o a subir para a cabeça preferencialmente pelo 4º (que tem as passagens mais abertas) e também pelo 3º, embora em menos quantidade, e só uma pequena parte sobe pelo 2º. Assim evita-se alguma estagnação junto dos cilindros mais afastados, evitando sobreaquecimento dos mesmos.
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas,

Axf, exactamente o meu pensamento, só o que me está a fritar a cabeça, ou melhor fritou-me ontem à noite [smile rir-se] [smile rir-se] é o canal de passagem da água entre as valvulas, que se não vi mal tem um sentido contrario ao do circulação da àgua [huhuhuh] [huhuhuh] [:-[ [:-[ também tive algumas duvidas quanto às passagem da água pela cabeça pois as fotos da cabeça cortada não mostram tudo o que queria ver [:'(]

depois quando veres melhor a coisa bota aqui []

aBJraços TT
            Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Chiça Rui, mas tu achas que estão sempre a falar de ti? [:-\] Isso faz-te mal á saúde rapaz! [smile rir-se] [smile rir-se]

Não é nada que não diga á muito tempo. Mesmo muito tempo. []

Segue um exemplo recente, por PM, mas esse até um dos bem visíveis.

abraço tranquilo

SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

muito ja foi dito...o que se percebe independentemente da circulação da agua correcta ou não, é que a parede de

aluminio entre as cedes de válvulas é fina de mais....e racha.... mas nunca esquecer que existem rachas internas

que nao se veem, e que muitas vezes nem a maquinas de teste as detectam...essas rachas internas só abrem

com x de calor dando passagens....que começam por ser meras e pequenas é quando damos conta que algo

nao está bem, depois essas aumenta e ai tiramos fora....a minha ideia é esta pegar numa cabeça velha que se

acuse apenas entre as sedes e leva-la a uma fresadora, comer até chegar a um dos canais.....

e é feita uma soldadura de dentro para fora até ha face da cabeça, dando mais parede entre as cedes...essa soldadura

nao é feita de qualquer maneira, é feita com o alumínio da cabeça ja bem quente, para um fundiçao extrema...e nao seria

solda artesanal ou manual....falo de soldas industriais....o problema do kz-t é ter muita cilindrada para um motor tao

pequeno....se bem que o 2l-t é 2500 e parte na mesma....tenho a ideia que um kz-t 3000 todo maior teria outra

resistência porque teria mais material por onde espalhar calor.... é um motor muito compacto...é verdade que ha

motores mais pequenos e etc com muitos mais cv e c.c mas sao abertos de horas em horas...e so fazem corridas...

aqui pretendemos consumos, fiabilidade, e power...e o 3 mil está mal concebido ponto final...

ja ouvi mil historias dessas cabeças, tenho algumas teorias sim sao segredo porque me foi pedido...confiança acima

de tudo e respeito....se ha alguem que partilha nesta casa eu sou um deles ja ha anos...so as pm que respondo

a ajudar valem outro tanto....meçam a litragem dessa cabeça e a sua capacidade... [:-X] cabeça ou bloco ?

ou ambos nao teem capacidade de arrefecer 3000 c.c [:-X] mesmo tendo por detras um bom radiador ou seja

um sistema completo e eficaz de arrefecimento....tenho me esquecido de dizer que o green nao tirava aquela cabeça

ha toa...e nao acredito que seja da junta....portanto é mais uma cabeça para cortar [smile rir-se]

abraço

Comment

[quote author=Green link=topic=1385.msg17184#msg17184 date=1297378562]
                  [quote author=A C link=topic=1385.msg17169#msg17169 date=1297375304]
                  sim as juntas novas tem mais uma ou duas passagens tapadas, o que ainda piora a situação
                  [/quote]

Boas,

não é necessáriamente mau.

Ter passagens tapadas e/ou de secção mais reduzida nos 1ºs cilindros, ajuda ( favorece) a circulação de água e o arrefecimento, nos cilindros mais afastados da bomba de água e do radiador, que é onde habitualmente sucede o problema.

Se bem me lembro na junta original (de 1994), as várias passagens do bloco para a cabeça, tinham todas a mesma secção nos 4 cilindros. Na junta actual (2009), a secção das passagens foi modificada, ficando cada vez maior do 1º para o 4º. (diminuiu no 1º, 2º e 3º).

Se foi suficiente ou não para resolver o problema, não sei, mas tem a sua lógica (perda de carga)
                  [/quote]

[quote author=axf link=topic=1385.msg59451#msg59451 date=1346944468]
                  Agora não tenho tempo de ir lá bisbilhotar mas logo à noite pode ser que tenha tempo e posto aqui o que descobrir.

Entretanto esta imagem ajuda-me a explicar a minha interpretação das novas juntas de cabeça, isto é, o porquê das passagens de água tapadas:

Na minha opinião, os orifícios tapados pela junta de cabeça tem por finalidade evitar que o refrigerante tome o caminho mais fácil para a saída (como qualquer fluido) que é junto ao 1º cilindro. É necessário colocar entraves à passagem directa da entrada (termostato) que fica +/- entre os 2 primeiros cilindros e a saída junto do 1º. Este novo design da junta favorece a passagem do refrigerante pelos cilindros mais afastados, obrigando-o a subir para a cabeça preferencialmente pelo 4º (que tem as passagens mais abertas) e também pelo 3º, embora em menos quantidade, e só uma pequena parte sobe pelo 2º. Assim evita-se alguma estagnação junto dos cilindros mais afastados, evitando sobreaquecimento dos mesmos.
                  [/quote]

Correcto.

Comment

[quote author=axf link=topic=1385.msg59451#msg59451 date=1346944468]
                    .... Este novo design da junta favorece a passagem do refrigerante pelos cilindros mais afastados, obrigando-o a subir para a cabeça preferencialmente pelo 4º (que tem as passagens mais abertas) e também pelo 3º, embora em menos quantidade, e só uma pequena parte sobe pelo 2º. ...[/quote]

Estava a olhar para esta imagem:

... e para o teu comentário e estava a tentar perceber se o facto de as setas terem sitos desenhadas cada vez mais grossas do 1º para o 4º cilindro, estavam relacionados e esta imagem da junta é mais esclarecedora:

Realmente há uma clara vontade de aumentar o caudal do 1º ao 4º cilindro.

abraço evolutivo

Comment

Boas
                      Não vou escrever sobre dicas ou truques sobre as ditas cabeças, pois não tenho qualquer conhecimento sobre o assunto.
                      Mas começo a andar mesmo muito preocupado, pois parece que mais tarde ou mais cedo vou ter o mesmo problema no meu KZT.
                      Na montagem do meu KZT apenas tive os seguintes cuidados:
                      - Radiador e todo o circuito super limpo
                      - Anticongelante da Toyota,parece vinho tinto.. rs
                      - Afinações de BI e turbo originais
                      - Frente do xaço totalmente aberta, apenas tem uma simples rede de capoeira bem larga
                      - Montagem de intercooler
                      - Circuito da sofagem sempre aberto, como não tenho sofagem no xaço, aproveitei o circuito para me aquecer 60 litros de agua para tomar banho (serpentina em cobre dentro do tanque) o problema é quando preciso de tomar banho a agua está a 85º... rs rs rs
                      - Sensor de temperatura mergulhado na agua e sensor de temperatura na cabeça (aluminio), os dois sensores fornecem informação ao computador de bordo com precisão ao decimo
                      - Luz avisador vermelha de quando atinge os 90º (informação fornecida pelo computador de bordo
                      Resultado:
                      Muito raramente atinge os 90º, já nem me lembro de isso acontecer, também não ando a 160km/h... [smile rir-se] [smile rir-se]
                      Os valores normais andam entre os 85º e 88º, com a precisão dos sensores ate se vê o termoestato a trabalhar .. [smile rir-se]
                      Mesmo assim mais tarde ou mais cedo a cabeça vai partir, tenho a noção disso, é só aguardar, só espero que não seja na proxima viagem .
                      Quanto acontecer não vou gastar dinheiro na reparação, vai levar um motor LAND ROVER que o unico problema que tem é fazer os tracks de Gps automaticamente... (pingos) [smile rir-se] [smile rir-se]

Vou esperar
                      Jose Maria

Comment

A trabalhar...
                      X