Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Adaptar Turbo em motores B/3B/11B

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Adaptar Turbo em motores B/3B/11B

[quote author=netcruiser link=topic=318.msg56234#msg56234 date=1342057925]
    O motor 3B tem injectores de óleo nas saias dos pistons. Esse óleo ao cair para o carter leva o calor ajudando a arrefecer os ditos! [smile rir-se]

abraço cooler
    [/quote]

Os B da 2ª geração tambem já tem esses injectores (segundo ouvi falar)

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Boas amigos,

Existem embolos para o motor B com canais de lubrificação nas saias (o que o netcruiser falava de injectores), estes estão lá apenas porque o ultimo segmento, quando o embolo sobe limpa (de óleo) a camisa, e ao voltar para baixo vem quase seco, com estes canais de lubrificação, quando o embolo desce, é antecedido por um fluxo de óleo. Esta lubrificação não está directamente ligada com o motor ter ou não ter turbo.

O Grande problema em colocares um turbo (seja ele qual for) é a cavitação, ou seja,quando colocas mais ar e mais combustível a explosão é mais forte, e para além da cavitação, tens mais "porrada" nas câmaras de combustão. (cavitação é a pressão da explosão a forçar a passagem pelo primeiro segmento, o que provoca folga e perca de compressão), se a pressão e diesel for muita, tens a tendência a criar um boleamento na casa dos segmentos, ficando estes cada vez mais largos.

O bom destes motores é isto:
      Mesmo com a cabeça com fissuras de stress de material
      Mesmo com as câmaras de combustão meio rachadas
      Mesmo com a casa do 1º segmento meio boleada

O B (ou 3B) continua a trabalhar que nem um relógio. O meu tem 20mil Km com o K16, sem rádiador de óleo, e chegas la a casa e trabalha melhor que o meu relógio (e olha que é um bom relogio).

Epá, convém, isto para lhe dar saúde, que não lhe dês muita pressão. A minha escolha do K16 foi apenas porque tens um regulador de pressão, inexistente nos garret (pelo menos que eu tenha visto nos que me estavam disponiveis).

Depois o rácio de AR é +- básico quanto maior for o turbo mais tempo te leva a encher, mais em altas ele actua, é claro que tens o factor do compressor (de escape) comprimir + ou menos a admissão conforme o rácio desse mesmo compressor, mas ai também jogam os €€€ []

Embora conheça BJ's com motor B que usam 1.3 bar e andam ai , eu por uma questão de "gostar do motor" não lhe dou mais do que 0,7 e em pico 0.9.

A não ser que tenhas deficiências no sistema de lubrificação não necessitas de radiador de óleo, nem de radiador de água maior. Tens é que ter a certeza que tanto o sistema de arrefecimento como de lubrificação funcionam OK.

Abraço,
      José Carmo

Comment

[quote author=MD TT link=topic=318.msg56242#msg56242 date=1342081892]
        [quote author=netcruiser link=topic=318.msg56234#msg56234 date=1342057925]
        O motor 3B tem injectores de óleo nas saias dos pistons. Esse óleo ao cair para o carter leva o calor ajudando a arrefecer os ditos! [smile rir-se]

abraço cooler
        [/quote]

Os B da 2ª geração tambem já tem esses injectores (segundo ouvi falar)

MD TT
        [/quote]

Os B não...

[quote author=José Carmo link=topic=318.msg56251#msg56251 date=1342088069]
        Boas amigos,

Existem embolos para o motor B com canais de lubrificação nas saias (o que o netcruiser falava de injectores), estes estão lá apenas porque o ultimo segmento, quando o embolo sobe limpa (de óleo) a camisa, e ao voltar para baixo vem quase seco, com estes canais de lubrificação, quando o embolo desce, é antecedido por um fluxo de óleo. Esta lubrificação não está directamente ligada com o motor ter ou não ter turbo.

[/quote]

O netcruiser estava-se mesmo a referir a injectores de oleo e não a canais de lubrificação na saia do piston.

http://www.toyodiy.com/parts/p_E_198...RW_1105.3.html

---> 15708-58020

Comment

Epa, pelo que me lembre isso não existe nos 2ª geração B, o meu é 2ª geração e n me lembro, mas vou rever as fotos.
          De qualquer maneira aquillo nunca poderá ser para as saias ! as saias não saem das camisas e são lubrificadas por aqueles orificios nas saias do embolos. Mais, só existe 1 sprayer !

Abraço
          José Carmo

Comment

[quote author=José Carmo link=topic=318.msg56251#msg56251 date=1342088069]
            ...

....[/quote]

Boas,

do que aprendi por aqui, pois não sou nenhum mecânico, esses injectores existem nos motores turbo e a toyota usou-o no 3B, 13B e também no 11B

http://www.toyodiy.com/parts/p_E_198...DTW3_1105.html
            15708-56010

Pode-se pesquisar mais um pouco, mas o 14B também já deve ter esta particulariedade! Já agora o 2B também já teria estes injectores? [hmmm]

abraço evolutivo
            SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Netcruiser, não vejo nenhuma relação entre essa lubrificação e o turbo, pode ser sim uma lubrificação num sitio onde os eng,'s da toyota notaram alguma deficiência na distribuição de óleo.
              Mas acho que não têm nada a ver com as saias dos êmbolos, por 2 razões:
              . a saia do embolo não dai da camisa qd o embolo desce (ou sai ai uns mm's),
              . porque so existe 1, para estar relacionado com os êmbolos deveria estar em todos.

Abraço,
              José Carmo

Comment

Eu também não vejo isso. Apenas sei que os motores turbo têm isso e que o objectivo é ajudar a arrefecer os pistos.

Apenas isso! [smile rir-se] [smile rir-se] Como referi não sou mecânico. Tento aprender e ás vezes mal! []

abraço simples
                SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Sim, mas fiquei curioso porque te referes aos pistons se so tens aquele "sprinkle" de oleo, acho que n tem a ver com os pistons, mas estou curioso porque é que tem só 1.

É que normalmente ha coisas que são adicionadas (em versões seguintes) para resolver problemas, e como o meu não tem .. queria saber para que era e antecipar um problema percebes ?

Abraço
                  José Carmo

Comment

[quote author=José Carmo link=topic=318.msg56279#msg56279 date=1342098448]

Mais, só existe 1 sprayer !

Abraço
                    José Carmo
                    [/quote]

Existem 4, um em cada cilindro, embora no esquema de peças possa parecer que é só um.

15708 NOZZLE SUB-ASSY, OIL, NO.1
                    15708-58020 4 € 58.29

Comment

Se reparares, também tens 4 relas por cima e o esquema só aponta para uma.

abraço simplificador

Comment

A trabalhar...
                      X