Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Renault 4GTL - 1989 - "A Rafeira"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Renault 4GTL - 1989 - "A Rafeira"

[quote author=netcruiser link=topic=33190.msg81902#msg81902 date=1376245167]
    Este caramelo tem um BJ73 para montar e anda de volta da 4L! olice:

abraço complicado
    [/quote]

...GANDA LATA ... vir praqui com coments destes... [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo]

Comment

[quote author=armstrong link=topic=33190.msg81913#msg81913 date=1376256923]
      [quote author=netcruiser link=topic=33190.msg81902#msg81902 date=1376245167]
      Este caramelo tem um BJ73 para montar e anda de volta da 4L! olice:

abraço complicado
      [/quote]

...GANDA LATA ... vir praqui com coments destes... [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo]
      [/quote]

Cala-te que ainda me faltam 6 anos para chegar á tua marca! [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Vai pintar a capota de branco! Vai!!!

abraço comentado
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Vamos lá mostrar alguns desenvolvimentos neste rosário...

Trabalhos no eixo dianteiro - muitas horas a lavar, escovar, desengordurar, pintar...

As mangas d'eixo e respectivos cubos:

Bombas e suportes, depois de bem desenferrujadas e com os kit's de reparação:

Aqui os cubos montados nas mangas d'eixo com rolamentos e discos de travão novos (obrigado, andry, pelo precioso uso da prensa), os suportes das bombas já fixos e perfeitamente visível, a azul, a massa silenciadora:

Da esquerda para a direita - massa cobreada, cola de parafusos e massa silenciadora:

A massa cobreada é um lubrificante resistente a altas temperaturas, ideal para lubrificar as partes móveis do sistema como os encaixes das pastilhas e as cunhas flutuantes de fixação das bombas. A cola de parafusos é, obviamente, para prevenir o desenroscar acidental dos mesmos. A massa silenciadora tem como função eliminar a fricção entre as pastilhas e a bomba, evitando o chiar típico dos travões de disco. São pequenos pormenores que afectam não tanto a eficácia mas o conforto / silêncio da travagem.

Umas imagens da manga d'eixo prontinha a instalar no charuto:

Um abraço a todos,
        André Ferreira
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Reconstrução da caixa de direção:

Pinhão, rolamento, etc.:

Conjunto tensor do pinhão/cremalheira; aqui tenho dúvidas, parece-me que tenho anilhas demais... pergunto-me se não haverá aqui alguma invenção com o objectivo de tirar alguma folga...

Mas na realidade, a folga vem mesmo dos casquilhos internos, do lado direito:

Depois ainda tive uns contratempos: uma ponteira nova que não trazia contra-porca [:x] (tive que usar a velha) e pior ainda, uma rótula axial cujo braço tinha 40mm a mais!!! [>] [>] [>]

Esta deixou-me fulo porque já tinha a caixa toda montada quando me apercebi e então já não podia devolver a peça... Bem, lá tive de ir ao torneiro!

E pronto, depois de uma pintadela para uniformizar cores, está nova e bem justinha! []

Cumprimentos

Comment

Boas,

tanto pormenor para uma lata dessas [chocadoo] [chocadoo]

desconhecia essa massa silenciadora [chocadoo]

quero ver se depois no bj 73 vais ter tanto cuidado [:P]

ABJracos TT
            Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Podes crer que sim... E mais ainda! [] Ainda não sei bem se é defeito ou virtude mas eu sou muito minhoquinhas... :blank:

Comment

Já agora, porque eu sei que a malta gosta pouco de fotos... [smile rir-se] fica uma ideia geral do material até agora utilizado.

Este é o material que já vistes, da direção:

Casquilhos diversos (direção, triângulos de suspensão, escape) e retentores da caixa aos semieixos:

A nível de travões arranjei algum material original (Bendix):

E uma curiosidade, porque pode haver quem não saiba - a marca STOP (que até aparenta ser um tanto ao quanto raquítica a julgar pela embalagem) é, na realidade, Bendix. Ora vejam o que lá vem dentro:

De motor levou uma bomba de água, termostato, óleo e filtro, filtro de gasolina e a parte eléctrica (platinados, condensador, velas). Continuo à espera do filtro de ar e do jogo de casquilhos para a barra estabilizadora...

Para já está com um anticongelante barato, para ter certeza que não haja fugas. Depois vai levar o melhor que eu conheço: [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [8)] [8)] [8)]

Pode não parecer, até porque este material é todo muito barato, mas está aqui uma pipa de massa!

Estou farto de trabalho! :afro:

Comment

Uns registos da bomba de água...

Termostato novo, com abertura a 83ºC:

Abraços

Comment

Boas axf, umas dicas de um leigo que já teve e restaurou (e adorou) uma R4L de 1976 (760 cm3 e banco único á frente), sabes que podes trocar esses platinados por um sistema electrónico? não me perguntes como, mas a mim fizeram-me isso pois os platinados Renault são (ou eram) uma bosta e passava a vida a não pegar de cada vez que chovia, enfim, foi fim de problemas até chegou a andar dentro do rio Mondego quando a ia lavar(outros tempos). De qualquer maneira acho que podes ver no motor do R5 GTR (1108 cm3) que acho que já tem. Também tens (ou tinhas) os guarda lamas completos e ao preço da chuva (em 1987 custavam 600 escudos cada ), procura porque se houver não vale a pena arranjar.

Abraço e bom trabalho, tens aí uma máquina de guerra [chocadoo]

NJ
                    O meu BJ40:
                    http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Olá NJ,

Substituir mesmo os platinados ou o condensador? É que o condensador é relativamente fácil e ficam os platinados muito mais livres de carga. O R5 funcionava assim e é possível, sem grande dificuldade, instalar o módulo transistorizado do R5 (e outros) mas não substitui mesmo os platinados! Para tirar os platinados tenho que ter um sensor de posição de cambota e um módulo electrónico completo, que substitui todas as funções de avanço do distribuidor. O do Super 5 dá, bem como do R19, etc. mas implica trocar o volante do motor, cloche e mais uns pozinhos que agora não me lembro! Não é assim tão fácil... [:-\]

Comment

A trabalhar...
                      X