Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1991 - "Novo membro"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ73 - 1991 - "Novo membro"

Muito obrigado pela recepção ao forum []

Malta de Pombal e Leiria, algum dia que queriam combinar uma voltinha na zona centro Oeste é só avisar quer terei todo o gosto!

Neste momento o Bj73 entrou em manutenção! Como já está parado a 4 anos quero revisionar toda a mecânica, fazer uma muda de óleos, trocar o retentor da cambota que já pinga! Fazer o necessário para não ter chatices.

O motor julgo que é um vm de 4 cilindro, com cabeças independentes, certo?

Com isto tenho algumas duvidas na mecânica do bj e pedia se for possível a vossa ajuda...

A distribuição é de carretos?
    Onde fica o filtro do ar condicionado?
    Onde posso comprar as borrachas para os vidros laterais? estão todas ressequidas...

Assim que possível coloco umas fotos do bj40 que tive.

Quintas

Comment

O motor parece o vm4. A distribuição é por corrente.
      Mais importante que isso é verificar o estado do termoestato e substituir o óleo siliconado do viscoso da ventoinha.
      O filtro de habitáculo não tem. O do AC creio estar aos pés do banco do passageiro.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=34168.msg98543#msg98543 date=1396818957]
        O motor parece o vm4. A distribuição é por corrente.
        Mais importante que isso é verificar o estado do termoestato e substituir o óleo siliconado do viscoso da ventoinha.
        O filtro de habitáculo não tem. O do AC creio estar aos pés do banco do passageiro.
        [/quote]

Este vm4 é fiável? que tipo de problemas podem dar?
        Para a muda de oleo comprei um 10w40 sintético da Castrol, é indicado?
        Quintas

Comment

Óleo sintético num motor com 24 anos provavelmente vai fazer inchar alguns vedantes e retentores assim como tirar sarro de dentro do motor que está a tapar fugas de óleo.
          Eu uso semi-sintético Mobil ou Agip a cada 10000km e mudo o filtro também, acho que chega e sobra para o motor que é.

Sobre a fiabilidade, o meu tem 220 mil sem problemas graves; puxa bem, não consome óleo, não baba óleo, levou vedantes da cambota recentemente e mudei o óleo siliconado do viscoso da ventoinha também. Mudou a bomba de água aos 160 mil.

Dizem que é um motor sujeito a aquecimentos (o meu nunca o foi) e como já disse anteriormente, anda atento ao sistema de refrigeração e evita de tapar o radiador com guinchos grandes .
          Dizem que não se deve passar dos 120km/h, mas já fiz Porto-Leiria várias vezes a 130-140 e o ponteiro da temperatura não subia, só descia o do combustível [>].

Comment

Boas, os vm 5cl eram bem piores em todos os sentidos, pelo que em alguns casos e devidamente mantidos os vm 4cl

fazem a sua parte !! o reaperto das cabeças em mt importante, tal como os martelos...

abraço

Comment

Bem, entretanto chamam-me chatinho com tanta pergunta [:-\] mas cá vai mais uma duvida.

Ele faz um bocadinho de barulho de válvulas, alguém tem afinação das válvulas?
              Quintas

Comment

[quote author=Quintas link=topic=34168.msg98611#msg98611 date=1396905556]
                Bem, entretanto chamam-me chatinho com tanta pergunta [:-\] mas cá vai mais uma duvida.

Ele faz um bocadinho de barulho de válvulas, alguém tem afinação das válvulas?
                [/quote]

Os pneus 285/85/16 equivalentes aos 33, cabem na cave de roda sem ser necessário alterar o guarda-lama?
                Estou a pensar em colocar uns Silverstone Mt-117 Sport.
                Quintas

Comment

285 nas jantes de origem desaconselho. Já 255 é "esticar" um bocado. Agora caber cabe, depende do offset da roda.

Comment

e eu a pensar que os 265/75/16 não cabiam [chocadoo]

Comment

Re: BJ73 - 1991 - "Novo membro" fotos Bj40

Aqui estão algumas fotos do Bj40 que tive...
                      Ele estava muito podre, alias estava a cai aos bocados, mas andou sempre uma verdadeira máquina! Diverti-me bastante com ele, deixou-me pena. Tapei a matricula porque já não é meu. Também apresento algumas fotos do Pajero que tive a seguir ao Bj40

Pajero

Quintas

Comment

A trabalhar...
                      X