Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "TransMontano"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1980 - "TransMontano"

Pois, tenho que confessar-vos um pormenor... [:-X]

Na Sexta-feira passada andai para lá a ver os níveis. Enfiei o dedo pelo bocal do radiador e não consegui chegar com o dedo à água. Fui verificar no vaso de expansão e estava ao nível. Fui donde estava até casa e, sábado de manhã, fui a uma outra garagem deixar o bj e pegar noutro carro. Como já estava cheio de saudades dele, ontem ao fim do dia fui buscá-lo e resolvi verificar novamente. Quando abri o capot do carro, não tinha a tampa do bocal do radiador colocada... [] Pois é...este grande cromo tinha-se esquecido de voltar a meter a tampa, na sexta-feira... Por acaso não a perdi, ficou caída ao lado da bateria. [hmmm]

O mais ridículo é que já queimei uma junta de um outro carro, há uns anos, precisamente por causa da mesma coisa....ele há gajos mesmo burros...

Resumindo, o mais certo é nas voltinhas de sexta à noite e sábado de manhã, enquanto ele andou destapado, ter perdido alguma água por ali. Por isso, o tal litro que lhe acrescentei pode ter sido também fruto disso.

Como ontem enchi até cima, agora vou andar atento a ver se continua a desaparecer.

Apesar de nestes 1000 kms não ter sentido qualquer problema de aquecimento, (mesmo a subir o Marão e afins), nota-se que o radiador já foi remendado e quero limpar todo o circuito, substituir o termostato e colocar um bom líquido, para despistar e evitar futuros problemas.

NJ, acho que vou mandar vir o termostato de origem. Não vale a pena facilitar.

Armstrong, vou perder algum tempo a verificar todas as tubagens, e ver se não faço asneiras desta vez.

Lenhador, obrigado pela dica. Não sei quanto custa o líquido da Toyota, mas vou perguntar.

[]

Comment

Verifica debaixo da bomba de água se vês residios de água a sair pelo buraco

http://forumflc.clubeflc.com/index.p...0173#msg100173

MD TT
      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=pvc link=topic=34251.msg100390#msg100390 date=1399564779]

NJ, acho que vou mandar vir o termostato de origem. Não vale a pena facilitar.

[/quote]

Sim e por 26 euros (acho que foi este valor) não vale mesmo a pena,

Uma vez também o meu não fazia a expansão e compensação e era a tampa que estava entupida, até foi aqui o nosso amigo armstrong que viu isso por ter o tubo superior do radiador todo encolhido e a desentupiu [] [smile rir-se] mas sei que também tens de tirar o ar da mesma porque senão ela não consegue puxar a água do depósito quando falta no radiador...
        Não mexas é demais que isso tem de ir a Quiaios... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
        O meu BJ40:
        http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

...não tens nada que tirar ar de lado nenhum...este NJ é um brincalhão... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

por isso é que eu disse que o tubo deve estar intergro e sem furos...

quando a agua aquece , a coisa espande e o excedente vai para o vaso... durante o arrefecimento do motor , o volume da agua diminui e

é então que o circuito começa a sugar agua do vaso...

verifica inclusive o tubo que esta dentro do vaso... as vezes tambem se fura ... basta um microfuro em cima junto á tampa para a agua não

regressar ao motor... []

Comment

mas tambem ...se andas-te não sei quantos kms com o circuito aberto ... [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo]

que que queres que a gente te diga ? [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] hehhehhee

mete lhe gasol e da-lhe lume que isso passa [smile rir-se] querem é molho [smile rir-se]

abraço

Comment

[smile rir-se] Grande azelha...

Vou, conforme me dizem os mestres, verificar eventuais fugas e testar o circuito, a ver se está a acontecer o que é suposto.

Marco, obrigado pela dica do líquido. 5 litros é quanto aquilo leva?

[]

Comment

12 a vontade

Comment

será isto que procuras?
                    O meu BJ40:
                    http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Eh lá...bebe mais do que eu... [:P]

NJ, qual dessas referências é para o motor B?

Comment

A trabalhar...
                      X