Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "TransMontano"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1980 - "TransMontano"

[quote author=pvc link=topic=34251.msg99860#msg99860 date=1398866061]
    [quote author=LENHADOR link=topic=34251.msg99787#msg99787 date=1398721478]
    neste caso a minha opinião é

jantes 16 optava por 235-85-16

jantes 15 optava por uns 31

abraço
    [/quote]

Obrigado, Lenhador.

Os 235/85r16 para fora de estrada parecem-me bem, mas tenho medo que lhe falte pulmão quando for preciso... [:-\]

Qual a diferença, na prática, entre a jante 15" e a 16"?

[]
    [/quote]

seja 15 ou 16 a diferença está na jante !! pois ao escolhermos os pneus podemos sempre ter medidas equivalentes tanto na jante 15 ou 16.

depois ao compramos os pneus é que jogamos com a altura, e largura....seja 15 ou 16 tudo depende praticamente dos pneus...

a jante 15 com pneu 31 dá um ar mais moderno, e de certa forma mais conforto e segurança, devido ha largura....as jantes 15 por norma

tem mais off-set, permitindo mais largura igual a mais segurança em curva...

a jante 16 permite um pneu que vai mais ao encontro da origem da viatura, as jantes 16 sao por norma mais estreitas, alem de menos

off-set, que por norma levam pneus mais estreitos...é certo que existem pneus jantes 16 largos, no entanto o mercado nessas medidas

é muito mais limitado do que nas jantes 15. em relação aos consumos, e perda de potencia, é muito tudo relativo, é certo que um pneu

mais largo traz mais atrito, logo mais consumo mais dificuldade tem o motor a "arrastar" a maquina, tal como pneus mais altos, aumentam

a relaçao final, que se traduz num maior exforço para o motor, logo mais consumos, j4 mais lento.....com um motor B afinadinho e saudável

a diferença é mínima...opinião minha..

abraço

Comment

agora é que tive a ler o tópico....muitos parabéns pela compra, valeu a pena a espera, tem um aspecto impecável....

boa sorte, e agora é desfrutar... []

um abraço

Comment

[quote author=pvc link=topic=34251.msg99858#msg99858 date=1398865954]

......... Às tantas, o ideal seria ter nas jantes originais uns pneus mais rasteirinhos e nas jantes que estão neste momento no jipe, ter uns mais para fora de estrada... [huhuhuh]

Algo a ponderar.

[]
        [/quote]

Deixa-te disso, compra umas jantes de aluminio e uns pneus novos vais ver a diferença de peso.

[] [] [] [] [] [] []

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=MD TT link=topic=34251.msg99869#msg99869 date=1398873878]
          [quote author=pvc link=topic=34251.msg99858#msg99858 date=1398865954]

......... Às tantas, o ideal seria ter nas jantes originais uns pneus mais rasteirinhos e nas jantes que estão neste momento no jipe, ter uns mais para fora de estrada... [huhuhuh]

Algo a ponderar.

[]
          [/quote]

Deixa-te disso, compra umas jantes de aluminio e uns pneus novos vais ver a diferença de peso.

[] [] [] [] [] [] []

MD TT
          [/quote]

Eu percebo o pvc, além de umas jantes novas serem mal empregadas no monte (e mais de aluminio), também gosto de ver o BJ com as de origem... e pneus altos... claro que em relação ao peso... [chocadoo]

Lenhador, desculpa corrigir-te, em relação a jantes estou na minha praia e nunca as jantes chamadas "especiais" (after market) em 16" são mais estreitas do que as de 15" o normal ou o mais standard é 7"x15" e 8"x16"... o que acontece è que normalmente as pessoas compram jantes OEM de outros carros (usadas) ou até dos mesmos mas originais e essas sim, são mais estreitas (5"x 16"- 5,5"x 16" - 6" x 16" entre outras outras).

Claro que, por uma questão de vendas e preço (sim 16" saía do padrão normal, 15" já era grande, vocês lembram-se quanto custavam uns pneus 16" em 1980 ou 1990?) e especificamente nos carros antigos na época de 80/90 tal como os 40 vendidos em Portugal que até traziam de "origem" umas 7" x 15" (em vez das originais metiam after market), ou os Nissan Patrol que até chumbavam nas primeiras inspecções por trazerem jantes 15" (Aluminio) e no livrete 16"(esta foi comigo), as jantes 15" aparecem com mais facilidade em outras larguras como 8,9,10"x 15" por outros motivos normalmente mais estéticos do que funcionais.

Abraço e desculpem o testamento
          NJ

O meu BJ40:
          http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

tas ha vontade, isto quem sabe tudo ainda nao nasceu... [smile rir-se] ja respondes e respondeste bem...no entanto as minha palavras

tinham como intenção ....

eu referia me que por norma as jantes 16 sao mais extreitas, ou seja jantes saidas de outras viaturas, sendo estas do uso comum

em bj40 ! concerteza compradas novas podemos ter um mar de opções e medidas...

abraço

Comment

Obrigado companheiros!

Realmente gosto muito de ver os BJ40 com as jantes de origem. Mas, agora, fiquei com uma dúvida, as jantes originais são 15" ou 16"?

Para além disso, os 235/85r16 dão para as jantes que tenho nas fotos, sem as alterar? E devo precisar de subir um bocado o carro, para não roçar, certo? Alterando apenas os brincos?

Desculpem estas dúvidas todas... [hmmm]

Comment

a janola original é 16.

medidas em milimetros népia... não pesco nada... [smile rir-se]

Comment

[quote author=pvc link=topic=34251.msg99968#msg99968 date=1399057639]
                  Obrigado companheiros!

Realmente gosto muito de ver os BJ40 com as jantes de origem. Mas, agora, fiquei com uma dúvida, as jantes originais são 15" ou 16"?

Para além disso, os 235/85r16 dão para as jantes que tenho nas fotos, sem as alterar? E devo precisar de subir um bocado o carro, para não roçar, certo? Alterando apenas os brincos?

Desculpem estas dúvidas todas... [hmmm]
                  [/quote]

Eu no meu tenho uns 7,50 R16 e tenho o BJ de Origem, como tenho ainda bastante espaço livre, penso que não tenhas problemas, mas nunca experimentei 235/85 R16 só tive 235/75 R16 e são muito mais pequenos (cerca de 10 cm) do que os meus 7,50 R16.

Vê aqui como está:

O meu BJ40:

Comment

Vês, pvc? É como te digo - 7.50X16 ou 235/85R16 e mai nada! LOL

NJ, grande foto... A miúda é tua filhota? Tá com cara de quem te vai roubar o BJ antes que dês por ela! [smile rir-se] Já foste... [smile rir-se]
                    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

axf, è a minha filhota mas quando tinha uns 12, 13 anos, agora tem quase 19... [:P], quando vivia comigo (agora está no Luxemburgo com a mãe) pedia-me para eu a ir buscar á escola e trazer os colegas todos que vinham a pé... eles adoravam o BJ descapotável ( e eu também!), ficava toda vaidosa!! [smile rir-se] [smile rir-se]

Agora roubar e gozar o BJ, deve ser mais o meu pequenito, esse por vontade dele eu vendia a carrinha!!

Pvc, segundo o catálogo de pneus, o 235/85 R16 é mais alto, mas na prática eu tenho uns 7,50R16 fedima recauchutados (não aconselho, pois são muito pesados) e realmente tinham uma diferença mas era para maior e para mim gosto mais de os ver pois são ligeiramente mais estreitos e não saem fora da carroçaria, enfim são gostos [smile rir-se]

Abraço e quando quiseres testar é só aparecer...

O meu BJ40:

Comment

A trabalhar...
                      X