Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor B - Pressão do óleo

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Motor B - Pressão do óleo

um mecânico que diz que que um turbo gripa um rolamento ou o vedante nao tem noçao do que diz.....

o afx tem razao, fazer um teste a ver a pressão do óleo, qualquer pressão abaixo dos 2 kilos a quente o turbo dura

poucos klm....talvez 15/20 mil....se o motor fizer 1.5 a quente, "não é de matar" o que se faz nesses casos é aumentar o

relanti para que a pressão ao relanti fique nos tais 2 kilos..... [] venham as fotos que julgar sem ver é ingrato para todos !!

fotos da alimentação ao turbo, tubo e de onde sai ? e o retorno....cá para mim fizeram o retorno com um caudal

da largura de uma linha de pesca .....isto sou eu a imaginar coisas feias heheheheh...vai correr tudo bem !!!

abraço

Comment

Boa tarde a todos;
      Aproveitando a sugestão junto link para visualizar algumas fotos que tirei hoje ao turbo, ligações e fuga de óleo.
      O motor, tal como referi é um 3B e o turbo é um KKK16, comprado no OLX por 75,00 €. A informação que tinha do vendedor e do curioso que efetuou a montagem do mesmo era a de que o turbo estava bom e por isso não necessitava de ser revisto.
      Fiz com o turbo a funcionar cerca de 500 Km mas apenas à 3 ou 4 dias é que me apercebi da fuga de óleo que pode ver-se na foto. Um mecânico amigo (não foi o que montou o turbo) disse-me que se nota uma folga no miolo do turbo e o óleo está a passar-se para a admissão.
      A hipótese que ele pôs, partindo do principio que o turbo estava bom inicialmente, foi a chegada tardia do óleo ao turbo devido a uma baixa pressão que poderá ter danificado o rolamento ou o vedante e por isso a fuga.
      Nas fotografias podem ver-se as ligações, tanto do tubo de pressão de óleo (num T ligado à saída do bloco para a válvula de pressão de óleo) como do esgoto. O tubo de pressão de óleo ao turbo mede cerca de 1/2 metro desde o bloco até ao turbo.
      Agradecia caso fosse possível que me dessem as seguintes dicas:
      Valores das pressões de óleo indicadas, tanto na saída do bloco (no manual os valores indicados são; ralenti - superior a 0,3 Kg/cm2, às 3000 rpm - entre 2,5 e 6,0 Kg/cm2), como na entrada do turbo.
      Qual o comprimento e a dimensão interior do tubo de pressão de óleo e qual o local onde preferencialmente deve ser ligado.
      Qual a dimensão interior do tubo de descarga do óleo do turbo para o carter (esgoto).
      Quais as hipóteses que tenho, caso a pressão de óleo seja bastante inferior à recomendada (não à do manual que me parece bastante reduzida, mas aquelas que os entendidos referem), para conseguir essa pressão. O motor 3B que tenho foi reparado à pouco tempo, mas não sei se foi mexida a bomba de óleo.
      Caso me possam ajudar fico deveras agradecido. Caso não haja qualquer alternativa solicito informação sobre qual o motor, com turbo de origem, indicado para o BJ40, sem alterações, tanto de apoios como de ligação à coloche.

Mais uma vez o meu obrigado pela paciência e pela ajuda que queiram dispensar-me.

https://www.dropbox.com/sh/rtu22khmw...fcRKINPMa?dl=0

Um abraço a todos os aficionados TLC
      Francisco Dias

Comment

Boas Francisco,

Não querendo meter para baixo, vejo que para além do turbo ter o esgoto do óleo muito deitado e deveria estar o mais vertical possivel para o óleo sair por gravidade (segundo vi por aqui) também o óleo está na admissão e é porque passou do core para lá e isso tem de ser reparado (também tinha esse problema). MAs já aparecem aqui alguns experts no assunto para o diagnóstico....

A noticia boa é que consegues um kit de reparação em bom preço no ebay...

Abraço
        O meu BJ40:
        http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Ora viva Francisco.

No seguimento do comentário do NJ eu pergunto qual é o diâmetro interno do tubo flexível que foi usado como tubo de drenagem/esgoto?

Concordo com o NJ. Mal o óleo cai do core apanha logo uma curva de 90º e isso pode restringir a queda do óleo. Também importante é o diâmetro do resto da tubagem e o modo como o óleo é descarregado no carter, idem.

A minha questão e julgo que a do NJ também, vem do seguinte raciocínio. O óleo é introduzido no core com a pressão produzida no circuito de lubrificação e sai pela drenagem sem pressão. Se houver restrição à saída do óleo, de dentro do core, ele pode acumular-se e não saindo para a drenagem, pode sair para a admissão ou escape. É uma possível hipótese, a que te referi, mas medir a pressão do óleo antes da adaptação tinha sido um excelente indicador, para memória futura.

Já agora, não gosto ligação do tubo que leva o óleo ao core do turbo! Não seria melhor teres metido uma ligação de parafuso oco com banjo:

[img width=500]http://i01.i.aliimg.com/photo/v25/447766073_1/metric_hydraulic_banjo_bolt_fitting_bsp_banjo.jpg[/img]

É que assim não ficavas com aquela curva que pode "vincar" com o peso do próprio tubo! []

abraço até 5ª
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas, esse turbo é do melhor preço qualidade para esse motor. existe um kit de turbo para esse motor so montar com coletor

e tudo mas vira 2500 euros........ []

por partes para já.........como dito pelo NJ essa saida de oleo devia estar mais na vertical, mas nao foi bem isso que queimou

o turbo, pode ter ajudado ...mas muito pouco significativo para já, até porque tem o que parece ser um curva de 90 logo ha

saida....e se o motor nao fazia fumo no andar, a causa nao foi essa........um bom retorno tem que ser o mais vertical possível

e ter uma linha de caudal interna de pelo menos 12/13mm se for mais melhor !!

onde ao certo está a saida que vai lubrificar o turbo ? nas

fotos nao bem percebi isso !! existe nessa zona do filtro de oleo vairas saidas para levar oleo ao turbo, a mais comum sao uns

pequenos parafusos rosca gaz apertados no bloco. é ai que quase todos nós vamos buscar o oleo. qualquer parafuso da zona

do motor lado do filtro de oleo é boa, desde que saia directamente desse buraco para o turbo. na foto parece que usaram

um t que leva oleo ao turbo e ao sensor. depende de como está feito, pode estar ai o bruxa ou nao !! pode ter acontecido

o turbo estar cansado e deu o berro, pode o motor estar com baixa pressao !! a unica forma de ter pressao é reparar motor

a bomba, e todo o sistema de cambota, sendo esta e seus componentes uma das principais faltas de pressão de oleo.

se o motor apresentar a quente como ja atras nos ultimos post escrevi 2 kilos está tudo bem, se for 1.5 estamos ainda safos

mas temos que levantar relanti para que a quente ande nos 2 kilos. se for um kilo ou dentro disso é para esquecer, mesmo

para andar atmosfericamente ja terá que ser reparado.

na minha opiniao essa alteraçao tem que ser toda alterada em funçao da longividade do turbo, mas é "urgente" testar

a pressao a quente desse motor. só a partir daqui se pode dar mais opiniões validas.

abraço

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=34379.msg114450#msg114450 date=1424800269]
              Ora viva Francisco.

No seguimento do comentário do NJ eu pergunto qual é o diâmetro interno do tubo flexível que foi usado como tubo de drenagem/esgoto?

Concordo com o NJ. Mal o óleo cai do core apanha logo uma curva de 90º e isso pode restringir a queda do óleo. Também importante é o diâmetro do resto da tubagem e o modo como o óleo é descarregado no carter, idem.

A minha questão e julgo que a do NJ também, vem do seguinte raciocínio. O óleo é introduzido no core com a pressão produzida no circuito de lubrificação e sai pela drenagem sem pressão. Se houver restrição à saída do óleo, de dentro do core, ele pode acumular-se e não saindo para a drenagem, pode sair para a admissão ou escape. É uma possível hipótese, a que te referi, mas medir a pressão do óleo antes da adaptação tinha sido um excelente indicador, para memória futura.

Já agora, não gosto ligação do tubo que leva o óleo ao core do turbo! Não seria melhor teres metido uma ligação de parafuso oco com banjo:

[img width=500]http://i01.i.aliimg.com/photo/v25/447766073_1/metric_hydraulic_banjo_bolt_fitting_bsp_banjo.jpg[/img]

É que assim não ficavas com aquela curva que pode "vincar" com o peso do próprio tubo! []

abraço até 5ª
              [/quote]

tudo muito corecto mas é preciso lembrar que qualquer turbo montado onde existe má retorno do oleo do turbo ao motor, seja

ele no carter, ou no bloco, o motor faz fumo em andamento. se o motor nao fazia fumo em andamento a causa nao foi essa.

como disse no meu anterior post, pode ajudar mas nao em 500 klm.

abraço

Comment

Boa noite;
                Em primeiro lugar os meus agradecimentos a todos os que se prestaram a auxiliar-me na resolução do problema.
                Assim, resumindo e tendo em consideração as V/sugestões, teremos:
                1 - Medir a pressão do óleo num dos parafusos rosca gás existentes no bloco ao lado do filtro de óleo (no mínimo de 2kg/cm2).
                2 - Alterar a posição do tubo de drenagem/esgoto de forma a ficar na vertical em relação à entrada no cárter e sem fazer um ângulo de 90°.
                3 - Este tubo de drenagem / esgoto terá um diâmetro interior de 14 mm, no mínimo.
                4 - Efectuar a ligação do tubo de transporte do óleo de uma forma diferente para que não faça o arco, correndo o risco de vincar, e reduzindo o seu comprimento.
                Questões:
                O comprimento do tubo de transporte do óleo e o seu diâmetro interior têm influência na perca de pressão entre a saída do bloco e a entrada no turbo?
                Caso a pressão medida seja inferior à pretendida ( 2 kg / cm2 ), e atendendo a que o motor foi reparado, pelo menos ao nível de camisas e pistons, poderá ser reparada apenas a bomba de óleo?
                Além da reparação referida, existe mais alguma coisa que se possa fazer para aumentar a pressão à saída do bloco?
                Agradeço desde já o contributo que queiram fazer o favor de dar, sobretudo aqueles que percebem mesmo muito destes motores e destas alterações que vamos fazendo e que não queremos de forma nenhuma que contribuam para partirmos o motor.
                Um abraço a todos.
                Francisco Dias

Comment

[quote author=Francisco Dias link=topic=34379.msg114467#msg114467 date=1424814882]
                  Boa noite;
                  Em primeiro lugar os meus agradecimentos a todos os que se prestaram a auxiliar-me na resolução do problema.
                  Assim, resumindo e tendo em consideração as V/sugestões, teremos:
                  1 - Medir a pressão do óleo num dos parafusos rosca gás existentes no bloco ao lado do filtro de óleo (no mínimo de 2kg/cm2).
                  2 - Alterar a posição do tubo de drenagem/esgoto de forma a ficar na vertical em relação à entrada no cárter e sem fazer um ângulo de 90°.
                  3 - Este tubo de drenagem / esgoto terá um diâmetro interior de 14 mm, no mínimo.
                  4 - Efectuar a ligação do tubo de transporte do óleo de uma forma diferente para que não faça o arco, correndo o risco de vincar, e reduzindo o seu comprimento.
                  Questões:
                  O comprimento do tubo de transporte do óleo e o seu diâmetro interior têm influência na perca de pressão entre a saída do bloco e a entrada no turbo?
                  Caso a pressão medida seja inferior à pretendida ( 2 kg / cm2 ), e atendendo a que o motor foi reparado, pelo menos ao nível de camisas e pistons, poderá ser reparada apenas a bomba de óleo?
                  Além da reparação referida, existe mais alguma coisa que se possa fazer para aumentar a pressão à saída do bloco?
                  Agradeço desde já o contributo que queiram fazer o favor de dar, sobretudo aqueles que percebem mesmo muito destes motores e destas alterações que vamos fazendo e que não queremos de forma nenhuma que contribuam para partirmos o motor.
                  Um abraço a todos.
                  [/quote]

sim só reparando a bomba pode vir a buscar os tais 2 kilos caso ele nao os tenha !!! essa reparação de camisas e segmentos nao

tem nada a ver com mais pressão....apenas mais compressão duas coisas diferentes...o tubo que sai do motor e que leva o oleo

ao turbo nao tem grande influencia no seu diâmetro interno.....existem tubos em motores turbos que podem ter um caudal de por

ex 5/8 mm, mas depois ha entrada do turbo tem uma passagem restridora !! no entanto e no meu caso ja usei varios tipos, e

nunca tive problemas com isso....tem é que ter oleo k pressão !! com certeza nao convém ter um tubo de "palmo" mas se quiser

tirar a

duvida é pedir a um membro que lhe dé exactamente o caudal interno e o diâmetro externo de um tubo de óleo que alimente um

kkk 16 original . eu tenho isso em casa mas encontro me fora !! se nao era ja a seguir que lhe dava isso...

ja tenho usado tubo de hidráulica, mas nao me lembro o caudal que usei...em relação ao comprimento é apenas o necessário

há alteração...mais 10 cm menos 10 é igual. de resto ja viu que percebeu agora toca a melhorar....

abraço

Comment

Boa noite caro;

Muito obrigado pelas dicas, amanhã já vou falar com o meu amigo mecânico para por-mos mãos à obra.

Abraço
                    Francisco Dias

Comment

[quote author=Francisco Dias link=topic=34379.msg114492#msg114492 date=1424826158]
                      Boa noite caro;

Muito obrigado pelas dicas, amanhã já vou falar com o meu amigo mecânico para por-mos mãos à obra.

Abraço
                      [/quote]

nada mande sempre...

abraço

Comment

A trabalhar...
                      X