Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1988 - "do Vitor VX_D4D"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ73 - 1988 - "do Vitor VX_D4D"

Hoje aproveitou-se o feriado para uma voltinha com um grupo na margem sul

Land Cruiser para sempre.

Comment

Voltinha pela zona de Pegões - Canha e como era cedo va dei dar ferro até á Quinta do Conde, maioritariamente por TT com os TugasTT.com

limpeza de todo o circuito desde gasoleo, ar e escape e depois esperar que os cavalos, (poucos e já velhos) descansem, estavam com os calores

no fim a 50 metros de acabar e após ter-se feito mais de 150 km de TT, atascanso, os dois, valeu ter aparecido um companheiro com Discovery que serviu de ancora para o guincho do Pajero

tentativa de me tirarem porque estava a poucos metros de terreno firme

mas vou arranjar uns "bloqueios" para o xaruTTo, já ando a estudar o esquema

uma AVARIA do meu Bj, hehe, não sei quem ainda compra carripanas destes haha

O raio do tubo do mija-mija estava sempre a sair, até pode parecer banal, mas começava a interferir e muito com a visibilidade, logo com a segurança, mas acho que vai ter de ir ao xor dotor porque começou a fazer uma ligeira zoada, espero que seja diferencial.

e é tudo,

Comment

Após diversão, nada como me dedicar á máquina que bons momentos de prazer me tem dado, principalmente pela sua simplicidade

desta vez, foi a hora de me agarrar ao motor do limpa-vidros, que quando comprei o jipe, não paráva na respectiva posição, em tempos abri o motor própriamente dito, mas não era lá o problema, como o facto de não ter o jipe em casa impede-me de lhe dedicar mais tempo, mas como este fds esteve em casa teve de ser, em tempos retirei a "centralina" que comanda o itermitente para ver se tinha algum componente queimado, retoquei soldaduras e testei alguns componentes electronicos,
        hoje lá consegui tirar o motor do sítio para ver os contactos da paragem automática

a tal roda dentada onde esconde os contactos

o tal contacto onde se vê a "palheta" do meio não encosta no lado direito, foi dobrá-la com cuidado e já está

as tripas da "centralina"

e no local a bulir após ter testado préviamente

e lá se "ganhou" uns bons euritos

Comment

[8)] [8)] [8)]
          Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Já que o VX teve direito a um control de potência, mais para ter consumos comedidos, mas quando precisar de barrote, está lá, o BJ também teve direito a tal control, após "estudar" o EDIC e componentes associados descubro um que se designa por "Control fuel relay", coisa estranha num carro com quase 24 anos, mais parecendo coisa de carros modernos com centralinas, bom mas este "relé" não é nada mais nada menos do que uma protecção do motor aquando da pressão de oleo ficar baixa fazer desligar o motor, depois tem um conjunto de relés que conforme a posição da chave de ignição posiciona o motor do EDIC numa determinada posição, no arranque posiciona-se em "overinjection", na condução na posição "drive" que quando se desliga na posição "stop" como convém, e foi ver o termo "overinjection" que resolvi estudar o dito cujo para arranjar uma maneira de o posicionar manualmente nessa posição quando entender, e ao fim de uns tempinhos e alguma pesquisa de como funciona e ter arranjado o esquema electrónico que até é bem simples de reparar caso se avarie como acidentalmente aconteceu ( queimei um transistor inadvertidamente ), lá arranjei maneira de intercalar um interruptor para o efeito

depois o tabalho foi regular o parafuso do débito da bomba para que na posição "drive" fique com um andamente mais comedido e quando o colocar na posição "overinjection" tenha todo o gasol, agora o que tenho de fazer é colocar uma espécie de limite para cortar um pouco o gasóleo para não fazer uma grande fumarada, coisa que gosto pouco dado que não incrementa em nada o andamento

tal como no VX nota-se que o ponteiro do gasóleo já demora um pouquito mais a descer, nada de especial, mas sempre pode ser alguma coisa e numa situação em que se precise de mais "power" hehe, está lá, numa altura em os euros vão rereando e até ando com alguma frequência com o BJ faz alguma diferência

umas imagens do relé

a "cirurgia" no circuito impresso para intercalar o interruptor

este aqui é para se alguma coisa avariar na "cetralina" hehe é um by-pass para não ficar pendurado, embora consiga por o motor a trabalhar mesmo que se avarie,

Comment

Este homem desaparece a temporada, mas quando aparece trás sempre boas novas.

Abraço muito fixe
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Ás veses tem de ser, mas já vão ver outra [smile rir-se]

Comment

[huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh]

Sempre a aprender [:-[ [:-[

aBJraços TT
                  Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Hoje foi dia de tentar arranjar uma solução para o Bj a quando ligo a "overinjection" não ficar a parecer um choco e como isso nada acrescenta ao andamento, apenas faz e muito fumo negro ( por vezes vou ter saudades devido aos teimosos que acham que devia sair da frente deles, mas depois quando ligo o dito cujo largam logo a minha trazeira HAHAHA ) coisa que vai contra os meus principios de estar na vida, ainda hoje vi uma noticia a falar do perigo dos escapes dos diesel, então lá arranjei uma soluçãozita, espero que resulte.

Comment

Está na altura de fazer um upgrade á telefonia do Bj, por algo mais moderno, um autorádio que já por cá tinha, com leitor de CD/MP3, mas sem entrada auxiliar, como nem sempre é practico andar com leitores/telemoveis com mp3, resolvi estudar o bixo para lhe adaptar uma entrada auxiliar para mesmo assim poder ligar um leitor externo, após localizar o processador e obter o datasheet verifico que permite ter 3 entradas, optimo, porque simplifica-me o trabalho, o problema éra como accionar a 3ª entrada "aux" depois de ver que o radio tem uma espécie de micro-controlador e de muitas horas e pouca informação do mc, e já depois de perceber o modo de funcionamento, foi testar ligações para accionar o "aux" já quase a desistir eis que visualizo o "AUX" no mostrador, testo a entrada e já dava sinal de vida, o resto foi trabalho de mega paciência para soldar uns fios minusculos de um cabinho de uns "fones" avariados na qual aproveitei o cabo mais ficha para ligar ao mp3 externo, adicionei também um filtrozinho para cortar um pouco os graves nas colunas da frente, agora falta ir para o local

umas imagens da operação

nesta imagem do lado esquerdo o micro-controlador, vê-se um diodo que soldei que fez accionar o "AUX", este mc gera um código binário que controla o processador que está no lado direito, onde liguei a entrada auxiliar

com o leitor de CD/MP3

e após muitas horinhas, pronto a ir para o local

Comment

A trabalhar...
                      X