Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Melhor maneira de poupar combustível, em ponto-morto ou engatado??

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Melhor maneira de poupar combustível, em ponto-morto ou engatado??

[quote author=axf link=topic=1145.msg13969#msg13969 date=1294957519]
    Funcruiser, podias repetir a experiência e subir um pouco mais a rotação? É que 500RPM na BI equivalem a apenas 1000RPM na cambota e isso não é suficiente; o corte total deve andar entre as 1200RPM e as 1500RPM... Por isso é que ainda tiveste 2cm3 de débito, não deverias ter nada; ou então a bomba pode já não estar nas melhores condições!

Abraço,
    André Ferreira
    [/quote]

Boas..
    Acho que não valerá a pena testar de novo, foi apenas para tentar perceber, numca tinha pensado nisso.
    O torno mecanico também é muito velhinho, de velocidades fixas embora tenha embraiagem mas não tem conta-rotações, a proveta que utilizei tb. não tem uma graduação muito precisa e a contagem de tempo tb. foi pelo cronometro do telemovel.. rsrs
    Os 2cm3 que referi também podem não ser muito exactos devido á escala da proveta, mas fiquei com a ideia que aquilo não corta mesmo totalmente a zero deixa sempre passar uma coisa mesmo minima talvez seja por questões de lubrificação da propria bomba, pois o teste que fiz foi com uma BI rotativa onde a lubrificação é feita pelo gasoleo, talvez na bomba em linha corte mesmo a zero pois a lubrificação é feita pelo oleo do motor.. não sei
    O menbro Luis Brum 6CL pode esclarecer isso melhor pois é tecnico no assunto e tem a respectiva banca de ensaio

Fun

Comment

Bem, nunca imaginei que este tópico chegasse tão longe, obviamente a dúvida que tinha não é assim tão relevante nos consumos, no entanto é mais uma questão de racionalização dos meios de que dispomos para tentar poupar algum combustível.

Funcruiser da minha parte muito obrigado pela experiência, pois parece-me que foi a melhor maneira de comprovar a "minha teoria", ou pelo menos, parte dela.

[quote author=jagoz link=topic=1145.msg13993#msg13993 date=1294965797]
      O motor ao ralenti em andamento tem um consumo maior, e porquê? Porque tem que injectar mais combustivel para rodar o motor. Ou seja quando circulamos a deslisar com o carro engatado, o movimento das rodas, passa para a caixa, que por sua vez passa para a cambota que faz girar o motor, sendo o consumo de combustivel meramente para ter o motor ligado.

Será que me expliquei bem?

Abraço
      [/quote]

Eu acho que aí está um engano, pois se o veículo for engatado teoricamente nem para estar ligado gasta combustível, isto porque ele está a trabalhar com a rotação das rodas que transmite movimento ao motor.
      Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

ora então , para quem tiver carros com computador de bordo, experimentem la meter o bixo em

" consumo instantaneo " .

se forem na A1 sentido norte - sul na zona da serra dos candeeiros- mira daire, ainda sao uns KM a

descer.

na minha megane 1.5 desengatada, quase tenho de travar para nao exceder os 130 e é perigoso o carro

ir tao solto. consumos ? 1,lt mais qualquer coisa.

se for engatado em 5ª (ou 6 ou 7ª para quem tem ) o consumo é ZERO e o carro vai preso tornando a

condução mais segura.

se esta poupança é substancial numa viagem isso ja não sei.

O que sei acerca de poupar combustivel é que quanto menos mudanças se "derreterem " e quanto mais suave for

o malandro do pézinho no pedal da direita melhor...e aqui sim, gasta-se pouco.

é quase como dizia o outro : façam do motor a extensão do vosso corpo. poupem-no... ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Comment

[quote author=vitorlourenco82 link=topic=1145.msg13752#msg13752 date=1294840389]
          Fico a aguardar mais respostas dos pró´s em mecânica, no entanto continuo na minha de que engatado não há gasóleo a entrar... : :
          [/quote]

É Exactamente assim.

Quando engatado e a inércia da descida consegue vencer a compressão do motor (ou melhor e mais técnico ainda: consegue vencer o ponto-morto superior de todos os êmbolos, no tempo de compressão de cada um), não existe consumo de combustível. Portanto se pressionarmos ao limite o travão sem accionar a embraiagem, em determinado momento e antes do motor se desligar mesmo, ainda há injecção de combustivel, procurando contrariar a redução de rotação do motor, abaixo da inércia deste.

nos Diesel, sempre assim foi, quer com Gestão electrónica ou não - nunca houve nem há consumo, nas condições que refiro acima.

Nos a Gasolina, é que apenas é assim, desde o aparecimento das EFI`s (centralinas/inj. elect).
          Com os antigos carburadores, como era a entrada de ar (que passava pelo venturi) que definia a sucção de gasolina e porque sem acelerador havia sempre admissão de ar (a borboleta não é completamente estanque), o consumo nunca era zero - mesmo engatado havia consumo.

Saudações.
          Gonçalo Fernandes

Comment

Este tópico está a tornar-se um verdadeiro laboratório!

Ando a aprender umas coisas sim sr. Mas há algo que me levanta sempre a atenção.

Tenho um Nissan Almera Van 2.2DDTi e já cheguei a fazer quase 1300km com um depósito. O depósito leva 55 litros, mais qualquer coisita e se fizermos uma regra de 3 simples:

55litros ----1250Km
            x litros ---- 100Km

55x100=5500/1250km= 4.4litros

Os valores de consumo mínimo anunciados pelo fabricante são uns míseros 5,2litros (um isqueiro) ;D

Julgo que se tem de dar atenção ao escrito pelo AXF:

[quote author=axf link=topic=1145.msg13822#msg13822 date=1294867149]
            ...
            Na prática, depende sempre do grau de inclinação do terreno e do atrito gerado, quer com o ar, quer com o solo; ou seja, a descer uma serra (inclinações acentuadas) vai gastar menos engatado porque a gravidade e a inércia são capazes de vencer não só o peso e a resistência ao rolamento do veículo mas também a compressão dos cilindros e para além disso poupa também nos travões. No entanto, há imensas situações do dia-a-dia em que estas condições não se verificam, quer pela inclinação eventualmente pouco acentuada das vias em que circulamos, quer pelo coeficiente de atrito do veículo em questão, quer pelo dimensionamento do motor (motores "maiores" travam mais); nestas situações pode obter-se maior economia em ponto-morto pelo simples facto de, ao a travar com o motor, se perder muita velocidade. Consequentemente o condutor é forçado a acelerar para manter a marcha.

Resumindo, se a inclinação for acentuada compensa travar com o motor, senão é mais proveitoso circular o máximo de tempo possível em ponto-morto sem perder velocidade.

[/quote]

Óbviamente que foi um estilo de condução irritante, com o ponto morto sempre em utilização e sempre a fazer aproximações a rotundas, cruzamentos e outros veículos que circulavam á frente, de modo a nunca parar o veículo e assim não recorrer a mudanças mais consumistas como a 1ª e a 2ª.

abraço cientista de algibeira
            SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

É bom ver estas discussões em que a malta participa para ensinar, são estas pequenas coisas que fazem o fórum grande! 8)
              Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Quando engatado e a inércia da descida consegue vencer a compressão do motor, na admissão o valor é (vacuo) 0 de consumo

Comment

[quote author=Luis Serra link=topic=1145.msg16513#msg16513 date=1296939663]
                  Quando engatado e a inércia da descida consegue vencer a compressão do motor, na admissão o valor é (vacuo) 0 de consumo
                  [/quote]

Vácuo?
                  Nunca temos vácuo na admissão de um Diesel, salvo naqueles motores que têm borboleta para evitarem as vibrações (de ressonância) no momento em que são desligados.

Nota: e em todos (se obstruirmos por completo a caixa de ar )

Comment

[quote author=Gonçalo F. link=topic=1145.msg17049#msg17049 date=1297294128]
                    [quote author=Luis Serra link=topic=1145.msg16513#msg16513 date=1296939663]
                    [/quote]

Vácuo?
                    Nunca temos vácuo na admissão de um Diesel, salvo naqueles motores que têm borboleta para evitarem as vibrações (de ressonância) no momento em que são desligados.

Nota: e em todos (se obstruirmos por completo a caixa de ar )
                    [/quote]

Desculpa mas não é verdade. Há vários motores diesel com venturi e não é preciso ir mais longe: Toyota 1KZ-TE. A travar com o motor faz quase -1Bar.

André
                    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

É verdade faz vacuo, o lexus também, o bj com turbo também a hilux motor 2lt também.

Comment

A trabalhar...
                      X