Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ90 - 1997 - "O Renascido"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Publicado por Passeattas Ver Publicação
    Boas,
    Se usares o search aqui pelo forum encontras alguma informação que já detalhei sobre isso.
    Na página anterior deste tópico tens umas luzes. Noutros tópicos já o expliquei com mais detalhe, por ex: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...97-ourem/page9
    Se tivesses ido ao adv camp ou alm de natal podia ter mostrado no meu. Se fosses de mais perto até te emprestava um igual ou meu que tenho a mais para experimentares.

Abraço esclareçedor
    Por acaso já tinha pesquisado aqui no forum , mas tal como disse, ainda não percebi como se contornar isso. Agora já vi no post do camarada Ourem a tua imagem do FCD, mas mesmo assim não percebo. Onde se liga? E como engana a centralina? Tens no teu e sem box? Notas diferenças? Da ideia com que fiquei na pesquisa no google por FCD, estamos a falar de uma torneira de pressão de turbo? É que se for isso..tenho uma montada....e não consigo passar dos 0.9 quer abra ou feche. O que acho normal, pois não há gasóleo para isso. Mas uma vez soltou-se um tubo, e fazia 1.5 de pico e cortava e acendia a luz de motor.
    Last edited by JFonseca; 02-02-2017, 00:39.

Comment

RedRider , vou tomar a liberdade usar o teu tópico para responder ao JFonseca porque acho ser um assunto que vos interessa aos dois, se não quiseres esta explanação feita aqui apaga-se:

Principio de funcionamento:
      O carro tem sensor MAP (Mass Air Pressure) - Pressão do turbo!
      A centralina usa esta informação, em conjunto com outras para gerir a injecção.
      A centralina também gera o erro de sobrepressão quando a pressão ultrapassa 14PSI (0,97Bar).
      Para informar que algo está mal acende a luz do motor e desencadeia o safe mode, que limita o débito de gasóleo (entre outras coisas).

Publicado por JFonseca Ver Publicação
      ...Onde se liga? E como engana a centralina?...
      Liga-se entre o colector de admição e o sensor MAP. Limita-se a pressão que o sensor vê. Não deixa chegar ao sensor mais que o valor regulado (no nosso caso são 14PSI).

...
      Tens no teu e sem box? Notas diferenças? ...
      Sim, sem box (por enquanto) e claro que noto diferença!

...Da ideia com que fiquei na pesquisa no google por FCD, estamos a falar de uma torneira de pressão de turbo? É que se for isso..tenho uma montada....
      A torneira que deves ter montada é uma valvula reguladora de pressão, em que só deixa passar para a wastegate um valor de pressão maior que o regulado (a que se quer que o turbo faça de pico).
      Para fazer o FCD, pretende-se outra coisa. pretende-se LIMITAR a pressão que chega ao sensor! É preciso uma válvula limitadora de pressão montada a montante do sensor!

e não consigo passar dos 0.9 quer abra ou feche. O que acho normal, pois não há gasóleo para isso. Mas uma vez soltou-se um tubo, e fazia 1.5 de pico e cortava e acendia a luz de motor.
      Faz todo o sentido... Isso quer dizer que o carro está a funcionar perfeitamente!
      No entanto, não fazes mais de 0,97 porque o carro limita a injecção para não deixar subir a pressão (entra em safe)!
      A questão do gasóleo é outra história...
      A partir de 1,25Bar só com spill valve considero que os ganhos são diminutos face aos inconvenientes porque FALTA gasóleo (até 1,25 é outra história) A falta de gasóleo não deve acontecer com uma BOA box!

Quando o tubo rebentou fazias muito mais pressão porque a MAF não sabia que que estavas a fazer 1,5bar, logo não entrava em safe e o turbo embalou com os gazes de escape sem estar limitado por falta de gasóleo!

Nesta gama de pressões não se faz notar acentuadamente a falta de gasóleo (com spill valve). A partir de 1,3 é outra história...

Abraço esclarecedor
      Last edited by Passeattas; 02-02-2017, 11:54.
      """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
      Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
      _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Publicado por Passeattas Ver Publicação
        RedRider , vou tomar a liberdade usar o teu tópico para responder ao JFonseca porque acho ser um assunto que vos interessa aos dois, se não quiseres esta explanação feita aqui apaga-se:

Principio de funcionamento:
        O carro tem sensor MAP (Mass Air Pressure) - Pressão do turbo!
        A centralina usa esta informação, em conjunto com outras para gerir a injecção.
        A centralina também gera o erro de sobrepressão quando a pressão ultrapassa 14PSI (0,97Bar).
        Para informar que algo está mal acende a luz do motor e desencadeia o safe mode, que limita o débito de gasóleo (entre outras coisas).

Liga-se entre o colector de admição e o sensor MAP. Limita-se a pressão que o sensor vê. Não deixa chegar ao sensor mais que o valor regulado (no nosso caso são 14PSI).

Sim, sem box (por enquanto) e claro que noto diferença!

A torneira que deves ter montada é uma valvula reguladora de pressão, em que só deixa passar para a wastegate um valor de pressão maior que o regulado (a que se quer que o turbo faça de pico).
        Para fazer o FCD, pretende-se outra coisa. pretende-se LIMITAR a pressão que chega ao sensor! É preciso uma válvula limitadora de pressão montada a montante do sensor!

Faz todo o sentido... Isso quer dizer que o carro está a funcionar perfeitamente!
        No entanto, não fazes mais de 0,97 porque o carro limita a injecção para não deixar subir a pressão (entra em safe)!
        A questão do gasóleo é outra história...
        A partir de 1,25Bar só com spill valve considero que os ganhos são diminutos face aos inconvenientes porque FALTA gasóleo (até 1,25 é outra história) A falta de gasóleo não deve acontecer com uma BOA box!

Quando o tubo rebentou fazias muito mais pressão porque a MAF não sabia que que estavas a fazer 1,5bar, logo não entrava em safe e o turbo embalou com os gazes de escape sem estar limitado por falta de gasóleo!

Nesta gama de pressões não se faz notar acentuadamente a falta de gasóleo (com spill valve). A partir de 1,3 é outra história...

Abraço esclarecedor
        Impecável, muito esclarecedor!! e já vi que afinal ainda sabia umas coisas..lol. Tinha ideia de quase tudo o que disseste...só não estava a perceber onde se ligava e como actuava a FCD. Já estou a ver. No sitio que falas-te, penso que é onde eu tenho montado o tubo do manómetro de turbo. Podes tirar uma foto sff ao sitio onde está montada? Então que pressão máxima tens sem box? Já agora, tens ideia de vender a FCD que tens a mais? Ou isso é realmente, apenas uma torneira como a que tenho para a pressão de turbo, so que ligava noutro sitio? Podes enviar por mp.Ah..e já tenho um toque na spill valve. Faz toda a diferença, sem duvida.

Comment

Passeattas, estás á vontade, é sempre agradável ouvir falar que percebe do assunto!!
          Quanto a mim, depois do que falamos e pesquisei, estou decidido, estou a juntar os € para a T-BOX
          Segundo li aqui as novas T-BOX já superam o safe mode e podes dar a pressao de turbo que quiseres.
          Eu quero ter tudo de origem para o dia a dia,e um interruptor para a box e outro para uma eletrovalvula na torneira (a fazer 1.2).
          O plano está feito, por agora estou entretido com o inercooler!!

Comment

Publicado por RedRider Ver Publicação
            Passeattas, estás á vontade, é sempre agradável ouvir falar que percebe do assunto!!
            Obrigado.
            Quanto a mim, depois do que falamos e pesquisei, estou decidido, estou a juntar os € para a T-BOX
            Segundo li aqui as novas T-BOX já superam o safe mode e podes dar a pressao de turbo que quiseres.
            Já por duas vezes questionei o distribuidor europeu sobre essa e outras questões técnicas. Nunca me respondeu!
            ...um interruptor para a box e outro para uma eletrovalvula na torneira (a fazer 1.2).
            Penso que depois de tudo instalado e afinado acabamos por não desligar nada, no fim só temos interruptores espalhados pelo carro a estorvar e esteticamente também não gosto.
            O plano está feito, por agora estou entretido com o inercooler!!
            Qual foi a solução escolhida? eu estou a desenvolver (em cj c/ o mestre) um a água...
            Abraço curioso
            """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
            Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
            _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Já falei com quem ja montou uma T-Box á pouco tempo e já não entra em safe mode.

Quanto ao intercooler, cada um tem a sua opinião, e por vezes, a ouvir a opinião dos outros, conseguimos formar a nossa própria opinião.
              Na minha opinião intercollers em jipes é sempre em cima do motor, porquê? ganha-se muito em baixas e evita-se o tubo-lag.
              Já viste algum puro 4X4 com intercoller de origem na frente?? Land cruisers, patrols, mitsubishis etc, todos tem intercollers no motor...
              Agora, não é um intercooler qualquer que aprova em cima do motor, tem que ser um que tenha sido fabricado para esse fim..

Quanto ao water coller, a loiça é outra.. sem duvida muito melhor, agora acho é que o investimento não compensa o rendimento que se tira..
              Se tivesse-mos a falar de um motor que chegasse aos duzentos e tal ou trezentos cavalos.. para mim seria obrigatório.
              Para mim que só quero uma box com mais um cheirinho (30 cv) e o turbo a fazer no maximo 1.2, acho que custo/ beneficio é otimo!!

Comment

Já falei com quem ja montou uma T-Box á pouco tempo e já não entra em safe mode.
                Sim, mas antes de comprar gostaria de ver mais algumas questões esclarecidas. Odistribuidor remeteu o email para o de.técnico.

Quanto ao intercooler, cada um tem a sua opinião, e por vezes, a ouvir a opinião dos outros, conseguimos formar a nossa própria opinião.
                Na minha opinião intercollers em jipes é sempre em cima do motor, porquê? ganha-se muito em baixas e evita-se o tubo-lag.
                Já viste algum puro 4X4 com intercoller de origem na frente?? Land cruisers, patrols, mitsubishis etc, todos tem intercollers no motor...
                Agora, não é um intercooler qualquer que aprova em cima do motor, tem que ser um que tenha sido fabricado para esse fim..
                Estou completamente de acordo e ainda adiciono outra vantagem: Intercooler á frente está muito mais exposto aos elementos, o que num 4x4 é de evitar (lama, pedras, toques de frente, etc...)!
                Caso haja uma fuga no IC no meio da selva pode ser complicado levar o carro até uma oficina!
                Penso que todos os IC´s em cima do motor mereciam uma ventoinha e entrada de ar direta no capô (embora obrigue a cuidada limpeza em ambientes com muitos mosquitos , areias, pó etc...).
                A solução que a Toyota implementou originalmente nos j9, só funciona com bastante velocidade, mas esteticamente é a melhor!

Quanto ao water coller, a loiça é outra.. sem duvida muito melhor, agora acho é que o investimento não compensa o rendimento que se tira..
                Se tivesse-mos a falar de um motor que chegasse aos duzentos e tal ou trezentos cavalos.. para mim seria obrigatório.
                É uma questão de opinião... Mas independentemente dos ganhos que se pretende dos veículos, quanto mais frio estiver o ar, maior a fiabilidade e rendimento!

Para mim que só quero uma box com mais um cheirinho (30 cv) e o turbo a fazer no maximo 1.2, acho que custo/ beneficio é otimo!!
                Acho que com intercooler, tbox e turbo com 1.2 vais ter mais que 30cv. Maoir binário, e comportamento espetacular, serão cavalos de corrida em vez de cavalos animados...

Abraço upgrade
                Last edited by Passeattas; 06-02-2017, 09:16.

Comment

Atualizando a cena...

Comment

Alguns retratos!!

Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_0075.JPG
Visto:	40
Tamanho	785,0 KB
ID:	365698Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_3584.PNG
Visto:	37
Tamanho	1,02 MB
ID:	365699Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_3577.PNG
Visto:	38
Tamanho	1,21 MB
ID:	365700Clica para uma versão maior

Nome:	IMG_0032.JPG
Visto:	42
Tamanho	1,84 MB
ID:	365701

Comment

Muito bom aspecto, mas se for como o meu vais ter um problema. O meu intercooler também foi aplicado com fixação ao motor, o que percebo é que com a vibração os suportes acabam por partir, ou então estala o intercooler! Estou em projecto para alterar o meu e meter o dito fixo à ponte da frente e ao corta-fogo, assim fica independente do motor e menos sujeito a vibrações, tal como acontece por exemplo nos Pageros! Já agora, essa borracha de vedação da entrada de ar, de que modelo é?
                      Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

A trabalhar...
                      X