Publicado por Passeattas
Ver Publicação
Aviso
Colapsar
Não há avisos ainda.
KZJ90 - 1997 - "O Renascido"
Colapsar
X
-
Por acaso já tinha pesquisado aqui no forum , mas tal como disse, ainda não percebi como se contornar isso. Agora já vi no post do camarada Ourem a tua imagem do FCD, mas mesmo assim não percebo. Onde se liga? E como engana a centralina? Tens no teu e sem box? Notas diferenças? Da ideia com que fiquei na pesquisa no google por FCD, estamos a falar de uma torneira de pressão de turbo? É que se for isso..tenho uma montada....e não consigo passar dos 0.9 quer abra ou feche. O que acho normal, pois não há gasóleo para isso. Mas uma vez soltou-se um tubo, e fazia 1.5 de pico e cortava e acendia a luz de motor.Last edited by JFonseca; 02-02-2017, 00:39.
-
RedRider , vou tomar a liberdade usar o teu tópico para responder ao JFonseca porque acho ser um assunto que vos interessa aos dois, se não quiseres esta explanação feita aqui apaga-se:
Principio de funcionamento:
O carro tem sensor MAP (Mass Air Pressure) - Pressão do turbo!
A centralina usa esta informação, em conjunto com outras para gerir a injecção.
A centralina também gera o erro de sobrepressão quando a pressão ultrapassa 14PSI (0,97Bar).
Para informar que algo está mal acende a luz do motor e desencadeia o safe mode, que limita o débito de gasóleo (entre outras coisas).

Liga-se entre o colector de admição e o sensor MAP. Limita-se a pressão que o sensor vê. Não deixa chegar ao sensor mais que o valor regulado (no nosso caso são 14PSI).Publicado por JFonseca Ver Publicação...Onde se liga? E como engana a centralina?...
Sim, sem box (por enquanto) e claro que noto diferença!Publicado por JFonseca Ver Publicação...
Tens no teu e sem box? Notas diferenças? ...

A torneira que deves ter montada é uma valvula reguladora de pressão, em que só deixa passar para a wastegate um valor de pressão maior que o regulado (a que se quer que o turbo faça de pico).Publicado por JFonseca Ver Publicação...Da ideia com que fiquei na pesquisa no google por FCD, estamos a falar de uma torneira de pressão de turbo? É que se for isso..tenho uma montada....
Para fazer o FCD, pretende-se outra coisa. pretende-se LIMITAR a pressão que chega ao sensor! É preciso uma válvula limitadora de pressão montada a montante do sensor!
Faz todo o sentido... Isso quer dizer que o carro está a funcionar perfeitamente!Publicado por JFonseca Ver Publicaçãoe não consigo passar dos 0.9 quer abra ou feche. O que acho normal, pois não há gasóleo para isso. Mas uma vez soltou-se um tubo, e fazia 1.5 de pico e cortava e acendia a luz de motor.
No entanto, não fazes mais de 0,97 porque o carro limita a injecção para não deixar subir a pressão (entra em safe)!
A questão do gasóleo é outra história...
A partir de 1,25Bar só com spill valve considero que os ganhos são diminutos face aos inconvenientes porque FALTA gasóleo (até 1,25 é outra história
) A falta de gasóleo não deve acontecer com uma BOA box! 
Quando o tubo rebentou fazias muito mais pressão porque a MAF não sabia que que estavas a fazer 1,5bar, logo não entrava em safe e o turbo embalou com os gazes de escape sem estar limitado por falta de gasóleo!
Nesta gama de pressões não se faz notar acentuadamente a falta de gasóleo (com spill valve). A partir de 1,3 é outra história...
Abraço esclarecedor
Last edited by Passeattas; 02-02-2017, 11:54."""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
_________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________
- Likes 1
Comment
-
Impecável, muito esclarecedor!! e já vi que afinal ainda sabia umas coisas..lol. Tinha ideia de quase tudo o que disseste...só não estava a perceber onde se ligava e como actuava a FCD. Já estou a ver. No sitio que falas-te, penso que é onde eu tenho montado o tubo do manómetro de turbo. Podes tirar uma foto sff ao sitio onde está montada? Então que pressão máxima tens sem box? Já agora, tens ideia de vender a FCD que tens a mais? Ou isso é realmente, apenas uma torneira como a que tenho para a pressão de turbo, so que ligava noutro sitio? Podes enviar por mp.Ah..e já tenho um toque na spill valve. Faz toda a diferença, sem duvida.Publicado por Passeattas Ver PublicaçãoRedRider , vou tomar a liberdade usar o teu tópico para responder ao JFonseca porque acho ser um assunto que vos interessa aos dois, se não quiseres esta explanação feita aqui apaga-se:
Principio de funcionamento:
O carro tem sensor MAP (Mass Air Pressure) - Pressão do turbo!
A centralina usa esta informação, em conjunto com outras para gerir a injecção.
A centralina também gera o erro de sobrepressão quando a pressão ultrapassa 14PSI (0,97Bar).
Para informar que algo está mal acende a luz do motor e desencadeia o safe mode, que limita o débito de gasóleo (entre outras coisas).

Liga-se entre o colector de admição e o sensor MAP. Limita-se a pressão que o sensor vê. Não deixa chegar ao sensor mais que o valor regulado (no nosso caso são 14PSI).
Sim, sem box (por enquanto) e claro que noto diferença!

A torneira que deves ter montada é uma valvula reguladora de pressão, em que só deixa passar para a wastegate um valor de pressão maior que o regulado (a que se quer que o turbo faça de pico).
Para fazer o FCD, pretende-se outra coisa. pretende-se LIMITAR a pressão que chega ao sensor! É preciso uma válvula limitadora de pressão montada a montante do sensor!
Faz todo o sentido... Isso quer dizer que o carro está a funcionar perfeitamente!
No entanto, não fazes mais de 0,97 porque o carro limita a injecção para não deixar subir a pressão (entra em safe)!
A questão do gasóleo é outra história...
A partir de 1,25Bar só com spill valve considero que os ganhos são diminutos face aos inconvenientes porque FALTA gasóleo (até 1,25 é outra história
) A falta de gasóleo não deve acontecer com uma BOA box! 
Quando o tubo rebentou fazias muito mais pressão porque a MAF não sabia que que estavas a fazer 1,5bar, logo não entrava em safe e o turbo embalou com os gazes de escape sem estar limitado por falta de gasóleo!
Nesta gama de pressões não se faz notar acentuadamente a falta de gasóleo (com spill valve). A partir de 1,3 é outra história...
Abraço esclarecedor
Comment
-
Passeattas, estás á vontade, é sempre agradável ouvir falar que percebe do assunto!!
Quanto a mim, depois do que falamos e pesquisei, estou decidido, estou a juntar os € para a T-BOX
Segundo li aqui as novas T-BOX já superam o safe mode e podes dar a pressao de turbo que quiseres.
Eu quero ter tudo de origem para o dia a dia,e um interruptor para a box e outro para uma eletrovalvula na torneira (a fazer 1.2).
O plano está feito, por agora estou entretido com o inercooler!!
Comment
-
Obrigado.Publicado por RedRider Ver PublicaçãoPasseattas, estás á vontade, é sempre agradável ouvir falar que percebe do assunto!!
Já por duas vezes questionei o distribuidor europeu sobre essa e outras questões técnicas. Nunca me respondeu!Publicado por RedRider Ver PublicaçãoQuanto a mim, depois do que falamos e pesquisei, estou decidido, estou a juntar os € para a T-BOX
Segundo li aqui as novas T-BOX já superam o safe mode e podes dar a pressao de turbo que quiseres.
Penso que depois de tudo instalado e afinado acabamos por não desligar nada, no fim só temos interruptores espalhados pelo carro a estorvar e esteticamente também não gosto.Publicado por RedRider Ver Publicação...um interruptor para a box e outro para uma eletrovalvula na torneira (a fazer 1.2).
Qual foi a solução escolhida? eu estou a desenvolver (em cj c/ o mestre) um a água...Publicado por RedRider Ver PublicaçãoO plano está feito, por agora estou entretido com o inercooler!!
Abraço curioso
"""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
_________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________
Comment
-
Já falei com quem ja montou uma T-Box á pouco tempo e já não entra em safe mode.
Quanto ao intercooler, cada um tem a sua opinião, e por vezes, a ouvir a opinião dos outros, conseguimos formar a nossa própria opinião.
Na minha opinião intercollers em jipes é sempre em cima do motor, porquê? ganha-se muito em baixas e evita-se o tubo-lag.
Já viste algum puro 4X4 com intercoller de origem na frente?? Land cruisers, patrols, mitsubishis etc, todos tem intercollers no motor...
Agora, não é um intercooler qualquer que aprova em cima do motor, tem que ser um que tenha sido fabricado para esse fim..
Quanto ao water coller, a loiça é outra.. sem duvida muito melhor, agora acho é que o investimento não compensa o rendimento que se tira..
Se tivesse-mos a falar de um motor que chegasse aos duzentos e tal ou trezentos cavalos.. para mim seria obrigatório.
Para mim que só quero uma box com mais um cheirinho (30 cv) e o turbo a fazer no maximo 1.2, acho que custo/ beneficio é otimo!!
Comment
-
Sim, mas antes de comprar gostaria de ver mais algumas questões esclarecidas. Odistribuidor remeteu o email para o de.técnico.Publicado por RedRider Ver PublicaçãoJá falei com quem ja montou uma T-Box á pouco tempo e já não entra em safe mode.
Estou completamente de acordo e ainda adiciono outra vantagem: Intercooler á frente está muito mais exposto aos elementos, o que num 4x4 é de evitar (lama, pedras, toques de frente, etc...)!Publicado por RedRider Ver PublicaçãoQuanto ao intercooler, cada um tem a sua opinião, e por vezes, a ouvir a opinião dos outros, conseguimos formar a nossa própria opinião.
Na minha opinião intercollers em jipes é sempre em cima do motor, porquê? ganha-se muito em baixas e evita-se o tubo-lag.
Já viste algum puro 4X4 com intercoller de origem na frente?? Land cruisers, patrols, mitsubishis etc, todos tem intercollers no motor...
Agora, não é um intercooler qualquer que aprova em cima do motor, tem que ser um que tenha sido fabricado para esse fim..
Caso haja uma fuga no IC no meio da selva pode ser complicado levar o carro até uma oficina!
Penso que todos os IC´s em cima do motor mereciam uma ventoinha e entrada de ar direta no capô (embora obrigue a cuidada limpeza em ambientes com muitos mosquitos , areias, pó etc...).
A solução que a Toyota implementou originalmente nos j9, só funciona com bastante velocidade, mas esteticamente é a melhor!
É uma questão de opinião... Mas independentemente dos ganhos que se pretende dos veículos, quanto mais frio estiver o ar, maior a fiabilidade e rendimento!Publicado por RedRider Ver PublicaçãoQuanto ao water coller, a loiça é outra.. sem duvida muito melhor, agora acho é que o investimento não compensa o rendimento que se tira..
Se tivesse-mos a falar de um motor que chegasse aos duzentos e tal ou trezentos cavalos.. para mim seria obrigatório.
Acho que com intercooler, tbox e turbo com 1.2 vais ter mais que 30cv. Maoir binário, e comportamento espetacular, serão cavalos de corrida em vez de cavalos animados...Publicado por RedRider Ver PublicaçãoPara mim que só quero uma box com mais um cheirinho (30 cv) e o turbo a fazer no maximo 1.2, acho que custo/ beneficio é otimo!!
Abraço upgradeLast edited by Passeattas; 06-02-2017, 09:16."""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
- Likes 1
Comment
-
Muito bom aspecto, mas se for como o meu vais ter um problema. O meu intercooler também foi aplicado com fixação ao motor, o que percebo é que com a vibração os suportes acabam por partir, ou então estala o intercooler! Estou em projecto para alterar o meu e meter o dito fixo à ponte da frente e ao corta-fogo, assim fica independente do motor e menos sujeito a vibrações, tal como acontece por exemplo nos Pageros! Já agora, essa borracha de vedação da entrada de ar, de que modelo é?Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...
Comment
Comment