Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ70 - 1994 - "do Vitor VX_D4D"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:KZJ70 - 1994 - "do Vitor VX_D4D"

Ainda bem que partilhas-te esta informação aqui com o pessoal, pois já me tinhas falado disto mas só agora é que fiquei a perceber ;D ;D ;D

Os meus parabéns pelo teu conhecimento e partilha do mesmo!

Vou ficar muito atento a este DIY pois é daqueles 5*****

aBJraços TT
    Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Mais umas mod´s,

Um manómetro de pressão do turbo de graça ?

Ora aqui tá um

O KZT tem um sensor de pressão do turbo, que pensava eu que funcionava como um ON – OFF, excedido uma determinada pressão fazia ligar o respectivo Led, o que achei estranho a quando tive de desligar a ficha do temporizador das velas, este Led ficava aceso o que achava estranho, mas uma consulta mais demorada ao manual descobri que o dito sensor e Led estavam ligados ao temporizador, porquê ? pois não sei, no entanto estive de volta desta secção no manual e começo e ver com mais atenção que tem uma variação de voltagem em função da pressão lá aplicada, o que quer dizer que mede a pressão do turbo e é o temporizador que internamente determina a presão a que o Led acende, posto isto claro, por neurônios a trabalhar e arrangem maneira de ligar o multimetro para ver se efectivamente havia variações em função da pressão e bingo, mudei logo o VU meter de temperatura para barometro turbo e não é que funciona

medida sem carga

e com carga máxima, ou melhor máxima pressão que por maravilha varre quase a escala toda, mas não entra no vermelho, claro que está parcialmente regulado para tal

Land Cruiser para sempre.

Comment

E hoje como foi dia dedicado a descobertas (podia estar na praia como muitos devem ter ido, hehe, mas fiquei a “partir” a carola )

Desta foi perceber o que é, o que se designa por PCS “Power Control System” ? ? no VX, sem centralinas nem nada ? esquisito.

Bom então é assim, já lá vai muito tempo que noto quando meto a 1ª oiço um “clique” no som, bom qualquer interruptor que se liga a quando se metem as mudanças, muitos anos se passou e eis que ontem após mais uma leitura atenta ao manual e uma pesquisa ao forum Hi8mud, descubro que esta “função” faz com que quando se mete a 1ª ou a marcha-trás, uma electro-valvula acçiona um mecanismo na bomba injectora a fim de reduzir gasóleo, e efectivamente noto, ou melhor notava, que a 1ª não era muito rápida a acelerar como a 2ª e ai está o motivo, só que por azar esta electro-valvula tem de estar ligada para o vácuo chegar ao respectivo mecanismo e assim não reduz a injecção, se desligar a EV faz reduzir a injecção,

Isto vai servir para costruir um circuito electronico simples que medindo a temperatura do motor e quando este não chega a uma temperatura determinada por mim, este PCS estará activado, quando aquecer desactivará tendo o motor a funcionar em plena potência só quando quente e um interruptor para poder activar quando quiser (menos power)

Esta é a referida EV

e para desenrrascar e fazer testes liguei ao Power Outlet

num dos testes em estrada deu bem para perceber a diferença, uma subida com o PCS activado, o motor em 3ª morria, com o PCS desactivado em 3ª puxava, atenção que em condições normais é assim que tem de funcionar, só em 1ª é que é mais lento a puxar, deu para ver inclusivamente que a pressão do turbo era um pouco menor.

Comment

Boa! É um limitador de binário ou coisa parecida. Os puntos GT também cortavam electrónicamente o binário em 1ª e 2ª.

Comment

quero dar os parabens ao Vitor pelo excelente topico que ele tem estado a desenvolver,

em relação ao ultimo post, tenho uma ligeira impressão que isso funciona ao contrario, talvez alguem tenha trocado os fios
            o mecanismo aciona quando se mete a primeira mudança, para que o motor tenha mais força no arranque e não se aninhe ao iniciar a marcha, voltando ao modo normal assim que se mete a segunda mudança

um pequeno rasgo no tirante da primeira faz acionar a electrovalvula, que vai originar um ligeiro avanço na bomba injectora

á cerca de dez anos atrás, ligavamos um interruptor á eletrovalvula e quando queriamos um bocadito de mais potencia toca a ligar o botão magico ;D ;D ;D ;D

Comment

Excelente topico Vitor parabens boa peskiza boa esplicaçao e partilha.
              Apos 10 anos é desvendado um truke

Abraço electronico

Comment

[quote author=A C link=topic=371.msg27219#msg27219 date=1305426432]
                quero dar os parabens ao Vitor pelo excelente topico que ele tem estado a desenvolver,

em relação ao ultimo post, tenho uma ligeira impressão que isso funciona ao contrario, talvez alguem tenha trocado os fios
                o mecanismo aciona quando se mete a primeira mudança, para que o motor tenha mais força no arranque e não se aninhe ao iniciar a marcha, voltando ao modo normal assim que se mete a segunda mudança

um pequeno rasgo no tirante da primeira faz acionar a electrovalvula, que vai originar um ligeiro avanço na bomba injectora

á cerca de dez anos atrás, ligavamos um interruptor á eletrovalvula e quando queriamos um bocadito de mais potencia toca a ligar o botão magico ;D ;D ;D ;D

[/quote]

Antes de mais, obrigado

Em relação a ter fios trocados, duvido que os nossos amigos nipónicos o tenham feito, de notar que comprei o VX novo,

Tirado do manual técnico

“Shift to 1st or reverse ... Actuator not operating
                Shifting to other poritions … Actuator operates”

O funcionamento está de acordo com isto,

O que sempre notei foi que em 1ª era mais lento a acelerar, e agora é mais rápido, tenho a electro valvula ligada ao ponto Ig da “power outlet” se a desligar perde potência

Agora isso de dar mais potencia com um botão mágico, sim é uma questão de aparafusar o ajuste do actuador para ter mais débito de gasoleo, é uma coisa interessante a adicionar uma electro valvula para fazer um corte parcial ao waste-gate do turbo, é capaz de ficar uma coisa interessante, e seria o meu próximo passo não fosse o acesso ao waste-gate ser dificil sem desmontar nada principalmente os 2 tubos de agua que arrefece o turbo, talvez um dia.

Comment

Para evitar o que aconteceu ( o farol de nevoeiro "fugiu" ) por ter andado devagarinho algures a caminho do cabo Espichel, e porque também não gosto estéticamente

comprei estes e mandei fazer este trabalho no xoques para os incorporar, o que já gosto mais

Mais ainda e finalmente passado três anos resolvi tratar da consequência disto, esta quinta feira feriado lá vai, vamos ver como fica

Comment

Então se bem percebi, o melhor no caso de uma adaptação deste motor noutro carro que não tenha o temporizador que controla todas as electrovalvulas e temperatura das velas é melhor não ligar a valvula, apenas é para poupar o motor tirando-lhe gasoleo, logo anda menos!!!
                    A fiabilidade deve reduzir mas não deve ser muito significativa, corrijam-me se estou errado.
                    Abraço.
                    Um toyota para alguns Arrasta-se, Mas Se for preciso ele arrasta à frente o pais inteiro!!!

Comment

O temporizador não controla electrovalvulas, apenas "lê" a temperatura do motor para determinar o tempo que as velas ficam acesas, o que liga, mas não sei porquê tem também o sensor de pressão do turbo que apenas julgo apenas servir para ligar o LED de excesso de pressão do turbo.

Comment

A trabalhar...
                      X