Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ70 - 1994 - "do Vitor VX_D4D"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:KZJ70 - 1994 - "do Vitor VX_D4D"

E mais uma modificação, esta que considero de alguma importância

A alteração do funcionamento do manómetro da temperatura da agua

Uns sabem, mas outros não, eu era um deles, estes manómetros tem deliberadamente uma intervalo de temperatura que se mantém fixo dando a informação de que o motor não aquece, claro que quem tem manómetro de agua ou até de oleo constata isso, que quando se aperta com o motor ele aquece obviamente, mas o de origem “teima” em “dizer-nos” que está tudo bem, após algumas horas de pesquisa dei com alguma informação interessante e de como resolver a coisa, alterando o funcionamento do de origem para quem como eu não gosta de colocar outros espalhados pelo tablier

Uma das fontes de informação

uma imagens das “tripas” do manómetro do VX, por comparação também do BJ

aqui com os componentes alterados

o do BJ

o do BJ tem uma resposta digamos linear, ou seja, reage ás variações de temperatura, enquanto o do VX “estaciona” numa determinada margem de temperatura

para ter a certeza de que efectivamente a temperatura alterava com a carga que o motor tinha, instalei este para monitorizar a temperatura,
    este é para medir graus e não décibeis hahaha, o que interessa é medir a voltagem que está na sonda

agora o problema que tive e tenho é aferir de modo a que mostre o mais correctamente a temperatura, de modo a que não fique demasiado sensivel, ou pouco sensivel, dando informações erradas
    o ideal como no link acima era desmontar a sonda e fazer a medição da temperatura com um termómetro, como não quiz desmontar nada e não tenho termo, tive que ir por tentativas e mais tarde por comparação com os componentes de origem usando um comutador.

Por sorte os motores tem mais outra sonda que liga ao temporizador das velas e desse tenho o gráfico temperatura – resistência

desliguei a respectiva ficha

este botão é para dar um aquecimento ás velas, mas quase não é necessário

e usando um multimetro

aqui com uma escala em graus com base no gráfico, tem pouca precisão claro

no entanto para complementar e fazer ensaios usei esta resistência variavel no lugar da sonda para ver a variação do ponteiro em função da resistência

esta foi a diferença entre o “origem” e o modificado, em principio na versão final, á medida que ia deslocando o reostato de 100 ohms simulando o aquecimento

de notar também que o de origem começa a informar que o motor já está quente, coisa que também não acontece, fazendo com que possa-mos dar barrote quando ainda o motor não atingiu a temperatura ideal de funcionamento.

Quem sabe que por causa da informação deste “instrumento” muitas cabeças tenham estalado.
    Land Cruiser para sempre.

Comment

E para o testar mais a sério nada melhor que uma ida á areia para fazer um teste mais real usando o multimetro modificado, no dia 25 de abril.

a subir o Facho a fundo deu para constatar um aquecimento em principio perto dos 90 - 100º, com o comutador na posição origem não mexeu, na posição modificado claro que subio logo, acompanhando o do multimetro.

Comment

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Boas Vitor,

isso é digno de um DIY!

Mete lá isso num único post aqui: http://www.forumlandcruiser.com/flc2...oard,63.0.html

abraço faça você mesmo
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Estou parvo com o que se descobre por aqui, sem palavras.
            O do vx estava a contar mal e o do bj também?

Comment

boas, belo trabalho, muitos conhecimentos dessa área, os meus parabéns e obrigado pela partilha da informação...

muito preciosa...

montei um manómetro de temperatura no meu bj40, da VDO manómetro e sonda de contacto directo com a agua...

a sonda foi montada na cabeça, feita uma pesa no torno, que permite montar a sonda.. e depois de tudo montado medi com uma pistola "laizer"

de temperatura, e não falha nem 1 grau....foi a forma mais

fácil que tive de andar descansado pois o de origem não funcionava bem...

gostaria de fazer algumas perguntas...em relação ao vx, pois no 73 estou mais ha vontade...

1- se faltar a agua no motor, tubo roto rela etc, o manómetro do vx acusa temperatura ?

2- essa alteração alem de minimizar erros de ponteiro, permite dar temperatura correcta, partindo do principio que se faltar a agua

não acusa temperatura...a 2 pergunta só tem razão de ser se a 1 pergunta a resposta for sim !!

como disse nada sei desses motores, mas por ex nos land rover 300 tdi, metemos no reservatório da agua um sonda, ou melhor uma tampa

com sonda, de forma a que quando falte agua, acuse dentro do carro.. caso contrario faltando agua o manómetro não acusa..e lá se vai

cabeças etc...

cumprimentos

Comment

Isto é mesmo para quem percebe muito da poda

Parabens , assim esta muito melhor.

abraço electrico

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=371.msg26615#msg26615 date=1304813143]
                  Boas Vitor,

isso é digno de um DIY!

Mete lá isso num único post aqui: http://www.forumlandcruiser.com/flc2...oard,63.0.html

abraço faça você mesmo
                  [/quote]

Em principio era para fazer isso, mas dado que não tenho dados rigorosos, pois tinha de fazer testes mais precisos e não tenho elementos para tal, e dado que isto é uma questão bastante melindrosa, pois trata-se da informação termica do motor,
                  valores errados podem dar informação errada e dai com graves consequencias, coloquei isto mais numa de informação, quando tiver a versão defenitiva vou colocar os valores dos componentes alterados

mas atenção que pode variar de carro para carro

Comment

[quote author=alipiofz link=topic=371.msg26616#msg26616 date=1304813326]
                    Estou parvo com o que se descobre por aqui, sem palavras.
                    O do vx estava a contar mal e o do bj também?

[/quote]

Não, não, apenas modifiquei a forma de informar a temperatura mais fiel as variações , o do BJ penso que funciona bem, apesar de já ter apanhado uns sustos, assim tipo o ponteiro a entrar pelo vermelho a dentro, mas como descia logo penso ser mania e mais descansado fiquei porque acontecia o mesmo com o do gasol (era bom era )

Comment

[quote author=MARCO SAMIR link=topic=371.msg26623#msg26623 date=1304852482]
                      boas, belo trabalho, muitos conhecimentos dessa área, os meus parabéns e obrigado pela partilha da informação...

1- se faltar a agua no motor, tubo roto rela etc, o manómetro do vx acusa temperatura ?

2- essa alteração alem de minimizar erros de ponteiro, permite dar temperatura correcta, partindo do principio que se faltar a agua

não acusa temperatura...a 2 pergunta só tem razão de ser se a 1 pergunta a resposta for sim !!

como disse nada sei desses motores, mas por ex nos land rover 300 tdi, metemos no reservatório da agua um sonda, ou melhor uma tampa

com sonda, de forma a que quando falte agua, acuse dentro do carro.. caso contrario faltando agua o manómetro não acusa..e lá se vai

cabeças etc...

cumprimentos
                      [/quote]

Antes de mais, obrigado

Em principio não acusa, o bloco continua quente, o que mais pode acontecer é subir muito devido ao exessivo aquecimento, no dos UMM também dá para fazer isso, são cirquitos fechados pressurizados, enquanto no dos Toyotas / Japoneses, já não são o depósito de expansão não tem pressão, pode tar cheio de agua e o motor estar quase seco, já vi acontever num pagero, e até no meu BJ

dar correcta, pois nunca sei bem, tinha de medir a temperatura, apenas tenho como referencia a das velas dado que tenho o grafico e esse não é muito preciso

com isto e pela pesquisa pela net apenas se pretende eliminar o que designão por large “dead spot”

Comment

A trabalhar...
                      X