Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

LJ73 - 19?? - " "

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Aquecimento motor LJ73, motor Toyota 2.5 turbo

[quote author=MSantos link=topic=35263.msg122007#msg122007 date=1438036384]
    Boas Amigo Jorge,

Eu tenho um LJ70 de 1ª geração e partilho da mesma opinião do Xavier, Pneus 35 + TGV c/ 1,5bar é pedir muito para esse motor, a cabeça não vai aguentar muito tempo.

A pressão do turbo original no máximo atinge 0,8bar como podes ver estás a dar-lhe com quase o dobro da qual a cabeça está feita para aguentar de origem.
    Mais ao aplicares um IC, o que realmente estás a fazer é arrefeceres o ar depois do turbo o que te permite colocar um maior volume de ar na camâra de combustão e melhorares o desempenho mais ao estares a enriquecer a mistura ar/combustivel estás a tornar a combustão mais potente o que significa um aumento consideravel de temperatura.

A maineira de resolveres ou diria melhor atenuar o problema é mecheres no sistema de arrefecimento do motor como radiador maior, uma ventoinha suplementar e considerar também um permutador(radiador) de calor para o oleo.

Já agora outra dica não metas um IC tão grande a tapar completamente o radiador, porque assim só o estás a obstruir.

Mas se queres melhores performances no teu LJ73 monta o motor KZT.

Espero ter ajudado
    Miguel Santos
    [/quote]
    Obrigado.
    Sim, um KZT era um sonho mas de momento não é possível.
    Agora está a fazer 1,2 bar e não aquece. Junto com o IC vou colocar duas ventoinhas a forçar ao ar.
    Algo que me disseram para fazer era abrir todos os canais na junta da cabeça porque alguns está tapados de origem. Uma vez mais obrigado pela atenção. Darei noticias do resultado. Obrigado e boas aventuras

Comment

Este motor só vai estabilizar quando atingir o ponto "caramelo".

Muito bom de ver
      - Quem cá está é que está bem...
      - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
      http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

[quote author=jverissimo link=topic=35263.msg122012#msg122012 date=1438037272]
        Este motor só vai estabilizar quando atingir o ponto "caramelo".

Muito bom de ver
        [/quote]
        Eheheh. Como assim? Só vai ficar bom quando derreter?
        Abraço

Comment

Refiro-me a que vais continuar o acerto até ficar maravilha.
          Abraço espectante
          - Quem cá está é que está bem...
          - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
          http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

[quote author=jverissimo link=topic=35263.msg122015#msg122015 date=1438038685]
            Refiro-me a que vais continuar o acerto até ficar maravilha.
            Abraço espectante
            [/quote]
            Assim espero.
            Obrigado e abraço

Comment

[quote author=Jorge Gonçalves link=topic=35263.msg122010#msg122010 date=1438037067]

Obrigado.
              Sim, um KZT era um sonho mas de momento não é possível.
              Agora está a fazer 1,2 bar e não aquece. Junto com o IC vou colocar duas ventoinhas a forçar ao ar.
              Algo que me disseram para fazer era abrir todos os canais na junta da cabeça porque alguns está tapados de origem. Uma vez mais obrigado pela atenção. Darei noticias do resultado. Obrigado e boas aventuras
              [/quote]

Convém estudar bem os fluxos de água dentro do motor, pois abrir mais canais pode aumentar a quantidade de água que entra mas pode também diminuir o seu fluxo. A água parada dentro da culassa não arrefece o motor. Não sei se me faço entender.
              Uma coisa que ajuda na refrigeração é fazer aberturas no capot ou nas laterais para "escoar" melhor o ar quente do motor. Retira o capot e vai dar uma volta e percebes o que quero dizer.
              Para facilitar a refrigeração ao meu VM4 fiz esta alteração, com material toyota []:

O objectivo era principalmente evitar que o chão do habitáculo aqueça tanto depois de umas horas a conduzir, pois mesmo com a manta térmica ainda passa calor.
              Sai bastante calor pelas aberturas que fiz e o motor também se ouve mais. Não consegui contudo verificar uma diferença assinalável no ponteiro da temperatura. Mal não deve fazer de certeza.
              Cumprimentos.

Comment

1,5bar é muita fruta para a cabeça do motor 2LT.
                Fizeste bem em baixar a pressão, e como viste notou-se logo na temperatura.

Já agora uma outra dica, não te sintas tentado a tirar o termoestato do circuito, vai piorar, isto porque o mesmo tem dupla função, que quando abre fecha o circuito secundario da circulação da agua quando o motor está frio. Ao tirares o termoestato o que pode acontecer é a agua não circular devidamente isto também na sequencia do que o Filipe estava a explicar em relação a aumentares o volume de circulação de agua.

Já agora verifica também se o viscoso é ok, eu tive de recentemente substituir o oleo siliconado do viscoso, porque estava a patinar demasiado em quente, isto é quando acelarava com o motor quente a ventoinha quase que parava e depois la começava a rodar.

Abraço e boa continuação com o teu LJ.

Comment

Sim, mudar o óleo siliconado do viscoso é fundamental. A minha máquina estava a ter uns aquecimentos anormais e depois de [s]trocar[/s] acrescentar esse óleo ficou impec. Leva 54ml se a memória não me falha, 3 bisnagas da toyota.
                  Li numa revista da especialidade um teste fácil ao viscoso: Marcas uma das pás da ventoinha com fita colorida. Com o motor/viscoso bem quente, desligas o motor e contas as voltas que a ventoinha dá depois de desligar; Mais de 10 é sinal que precisa de óleo novo.
                  Se pretendes instalar um intercooler vê como está montado nos bj73 de motor vm de 4 cilindros. Está no túnel de ventilação da ventoinha do radiador, pelo que mesmo parado recebe ar fresco.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=35263.msg122025#msg122025 date=1438072855]
                    ...

...
                    [/quote]

Nunca tinha visto um pisca lateral destes! [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço respirador
                    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Parti um pisca lateral ao ir a rasto num talude e reparei que saía bastante ar quente por ali. Decidi inventar um bocado. []

Comment

A trabalhar...
                      X