Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "BJ-DAP"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1980 - "BJ-DAP"

[quote author=MD TT link=topic=31838.msg56149#msg56149 date=1342010058]
    Essa caixa de direcção tem que ficar por fora do guarda-lamas, tens que ter atenção que essa caixa aperta só com 2 parafusos e as da 4runner com 3 e as do bj73 com 4, caixas para que fiquem por dentro do guarda-lamas tem que ser da serie 60, 80 ou da concorencia.
    MD TT
    [/quote]

concorrencia ? [hmmm] [hmmm] tipo Grand cherokke ? [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Essa caixa de direcção tem que ficar por fora do guarda-lamas, tens que ter atenção que essa caixa aperta só com 2 parafusos e as da 4runner com 3 e as do bj73 com 4, caixas para que fiquem por dentro do guarda-lamas tem que ser da serie 60, 80 ou da concorencia.

MD TT
      [/quote]

MD TT quando dizes que a caixa tem que ficar por fora do guarda lamas é à frente ?

Ao pé da grelha frontal ??

Já agora pergunto uma coisa. O pendural da caixa manual original do BJ trabalha na vertical e desta caixa que eu tenho trabalha na horizontal ? Dá na mesma ???

O que é aquela peça que os BJ trazem de origem na parte da frente da grelha, na parte de dentro do chassis ??? há quem lhe chame um desmultiplicador da direcção... Mas se eu meter direcção assistida, independentemente do sitio onde irá ficar a caixa de direcção, essa peça desaparece certo ?

Abraços e obrigado a todos pelas dícas.

Pelo que estou a ver não é assim tão facil como eu pensei e tou com medo de ter feito asneira ao comprar esta caixa.

Não há nenhuma alma caridosa aqui na zona do Porto que me queira dar uma ajuda???

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg56230#msg56230 date=1342052203]

MD TT
        [/quote]

MD TT quando dizes que a caixa tem que ficar por fora do guarda lamas é à frente ?

Já agora pergunto uma coisa. O pendural da caixa manual original do BJ trabalha na vertical e desta caixa que eu tenho trabalha na horizontal ? Dá na mesma ???

O que é aquela peça que os BJ trazem de origem na parte da frente da grelha, na parte de dentro do chassis ??? há quem lhe chame um desmultiplicador da direcção... Mas se eu meter direcção assistida, independentemente do sitio onde irá ficar a caixa de direcção, essa peça desaparece certo ?

Pelo que estou a ver não é assim tão facil como eu pensei e tou com medo de ter feito asneira ao comprar esta caixa.

Não há nenhuma alma caridosa aqui na zona do Porto que me queira dar uma ajuda???
        [/quote]

Boas,

Essa peça que chamas desmultiplicador da direcção, pode ter que ficar ou sair dependendo da caixa de direcção que usares. Se usares uma caixa de direcção que se monte no local da original, esse pendural intermedio terá que ficar. Se usares uma caixa de de direcção que se monte à frente (como a que tens), então esse pendural intermedio será removido.

Como já foi dito, terás que ter em atenção tambem o sentido de rotação do pendural da caixa, em relação ao seu posicionamento relativamente às barras de direcção.

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg56230#msg56230 date=1342052203]

[/quote]

Tens aqui varios exemplos:

A minha ex (dyna 150) no local original sem grandes alterações, apenas cortar uns cm´s à barra de direcção (caixa-volante) :

A da hilux (não é igual à tua) do netcruiser, tens que alterar o angulo do suporte da caixa:

Depois tens as directas à roda (ficas com a direcção mais precisa:

A minha do bj73

Lj70

hj61

MD TT
          $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Obrigado MD TT

Já estou mais esclarecido no entanto estou a perceber que a minha caixa não vai ser fácil de aplica-la no BJ mas vou tentar.

Já agora diz-me uma coisa a caixa tem que trabalhar obrigatoriamente na vertical ou pode ser colocada em qualquer posição ???

Green mandei-te uma PM

Comment

[quote author=armstrong link=topic=31838.msg56134#msg56134 date=1342000203]
              no sitio da original, penso que só a da Dyna 150.

essa fica é pela frente do painel da frente (farois , grelha...)como a minha [>] [>] tens de ver é se mecanicamente é fixavel ao chassis e quando rodas o veio do

volante para que lado roda o pendural. é para o lado certo das rodas ?

tens de ver tambem que vais anular o apoio das barras de direcção á frente . e como tal observar se depois de montada a cx com o pendural

e a barra de direcção ja ligada se bate nas laminas das molas...
              [/quote]

Boas,

Existe uma caixa de direcção de uma Hilux que dá no apoio orignal, sendo necessário corrigir o ângulo do mesmo. É a que tenho montado no meu.

Igualmente, para quem está a nadar em dinheiro, pode comprar a caixa de direcção assistida do BJ40, que era um extra no ultimo ano ou dois de produção. E essa cá não tem adaptação nenhuma é so aparafusar! Os preços na Toyota é que arrepiam [smile rir-se]
              Locked and Low'd

BJ40 1982 3.000cc B - Troiano: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,429.0.html
              BJ45 1982 3.500cc 3B - Urso Polar: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32324.0.html

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg56348#msg56348 date=1342183946]
                Já agora diz-me uma coisa a caixa tem que trabalhar obrigatoriamente na vertical ou pode ser colocada em qualquer posição ???

[/quote]

Penso que possa trabalhar até de "pernas para cima"

[hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

MD TT
                $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=MD TT link=topic=31838.msg56394#msg56394 date=1342220858]
                  [quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg56348#msg56348 date=1342183946]

[/quote]

Penso que possa trabalhar até de "pernas para cima"

[hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

MD TT
                  [/quote]

Amigo MD TT, não tenho a soberba de achar que sei mais do que tu, um profissional, mas acho que estás enganado... [] É importante que a posição da caixa seja mantida, caso contrário será mais difícil sangrar o sistema, purgar o ar... Não é por acaso que todas as caixas de direção tem as ligações hidráulicas no topo/cabeça.

Grande abraço
                  "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=axf link=topic=31838.msg56399#msg56399 date=1342221423]
                    Amigo MD TT, não tenho a soberba de achar que sei mais do que tu, um profissional, mas acho que estás enganado... [] É importante que a posição da caixa seja mantida, caso contrário será mais difícil sangrar o sistema, purgar o ar... Não é por acaso que todas as caixas de direção tem as ligações hidráulicas no topo/cabeça.

Grande abraço
                    [/quote]

A minha resposta foi em tom de brincadeira, mas se tiveres uma caixa a funcionar e se a virares ao contrario o sistema hidraulido deve continuar a funcionar

[hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

[] [] [] [] [] []

MD TT

Comment

[hmmm]

Acho mesmo que não! Quando acabares de a montar terás de abastecer o circuito de óleo e vai ser uma tarefa impossível porque o ar não sai, concentra-se na parte que estiver mais acima... [:-X]
                      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

A trabalhar...
                      X