Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1980 - "BJ-DAP"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1980 - "BJ-DAP"

[quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg56230#msg56230 date=1342052203]
    Não há nenhuma alma caridosa aqui na zona do Porto que me queira dar uma ajuda???
    [/quote]

[quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg62595#msg62595 date=1350855378]
    ...
    Green obrigado pela disponibilidade que demonstraste.
    ...
    [/quote]

Boas,
    para não haver mal entendidos, só gostaria de esclarecer que nada tive a ver com esta montagem em questão.

Cumprimentos

Comment

[quote author=axf link=topic=31838.msg62641#msg62641 date=1350918553]
      dalbuquerque,

Tenho 2 ou 3 sugestões para ti... Em 1º lugar acho que o ângulo entre a coluna de direção e a caixa está muito acentuado e apesar de ter cruzeta dupla deve causar desgaste prematuro no rolamento e vedante superiores; eu tentava diminuir o ângulo. Depois, acho que não precisas da ponteira que fica para trás, podes tirá-la e tapar a extremidade da caixa porque isso fica à solta e como tem uma rótula lá dentro pode virar-se para um lado qualquer e estragar qualquer coisa (ou acidentalmente bloquear a direção, provocando eventualmente um acidente!). Por fim, relativamente à direção não desfazer, podes sempre experimentar um amortecedor de direção return to center...
      [/quote]

x2 esta parte tá dita......

pessoalmente e apesar de gostar de enxertar, acho que pelo trabalho que teve tinha montado

uma Direcção como é habito por aqui montar...a ideia desse tipo é usada nos land rover cazorla

santana, e santanas expanhois...etc basicamente é uma Direcção tipo "trator" quase que diria

um tipo de orbitol....com hidráulica...a ideia é engraçada mas nao me convence, especialmente

pela forma em que se encontra a funcionar...e parece-me que fica desenquadrada no carro...

se fosse um bj para "partir" trial etc...nem era mau mas assim.....só com o tempo se pode ver se

realmente fica bom ou nao...uma das ideias de montar uma direçao no bj40 passa também, por

eliminar o pendural, e respectivas folgas...aquele que fica ha frente na travessa do chaci...

com este meu comentário nao tou de forma nenhuma a ser pessimista..eu sou o próprio a defender

a criatividade nestas coisas...porque assim é que nascem novas ideias e soluções...

boa sorte e um

abraço

Comment

Boas pessoal,

Esta ideia não partiu de mim mas sim de um mecânico amigo.

Passo a explicar com mais pormenor a modificação:

[quote author=andry link=topic=31838.msg62617#msg62617 date=1350864463]
        [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh]

Esse tipo de direcção assitida nunca tinha visto montado num BJ40

Isso é proveniente de que carro? é parecida à caixa dos J9 mas parece-me mais pequena

Será que esses suportes estão à altura???

aBJraços TT
        [/quote]

Andry...

- caixa de direcção de um audi A4 modelo de 98

- Bomba de direcção de um BMW 320d de 99

Quanto à resistência dos suportes parece-me estar bastante fiável porque foram feitos com chapa de ferro de 5 mm e aperta directamente no chassis. Mas só o tempo irá dizer...

dalbuquerque,

Tenho 2 ou 3 sugestões para ti... Em 1º lugar acho que o ângulo entre a coluna de direção e a caixa está muito acentuado e apesar de ter cruzeta dupla deve causar desgaste prematuro no rolamento e vedante superiores; eu tentava diminuir o ângulo. Depois, acho que não precisas da ponteira que fica para trás, podes tirá-la e tapar a extremidade da caixa porque isso fica à solta e como tem uma rótula lá dentro pode virar-se para um lado qualquer e estragar qualquer coisa (ou acidentalmente bloquear a direção, provocando eventualmente um acidente!). Por fim, relativamente à direção não desfazer, podes sempre experimentar um amortecedor de direção return to center...
        [/quote]

AXF...

Não vi nenhuma forma de reduzir o ângulo... Na altura também pensei nisso mas a única hipótese seria baixar ainda mais a caixa toda mas ficaria a bater no diferencial e no chassis...
        Não sei como se tira a ponteira que fica para trás mas quando tiver tempo vou averiguar. Obrigado pela sugestão.

[quote author=netcruiser link=topic=31838.msg62651#msg62651 date=1350925671]
        Realmente é uma adaptação nunca vista. []

Não tens fotos da caixa antsde ser montada?

abraço assistido
        [/quote]

Netcruiser...

Por acaso não tenho fotos da caixa antes de ser montada mas é exactamente igual a esta:

...Até acho que está leve demais porque o jipe não desfaz a direcção depois de uma curva e também em autoestrada está um pouco perigoso porque fica difícil estabiliza-lo.

Tenho que a tentar pôr mais dura e penso que para isso basta colocar uma bomba com uma pressão mais baixa certo ??? ...

Para torna a direcção mais pesada, não basta apertares um pouco mais essa mola. Mas isto não vai ajudar a desfazer a direcção após as curvas.

Apertar mais essa mola ????? explica lá isso por favor ???

[quote author=LENHADOR link=topic=31838.msg62660#msg62660 date=1350933184]
        dalbuquerque,

[/quote]

x2 esta parte tá dita......

pessoalmente e apesar de gostar de enxertar, acho que pelo trabalho que teve tinha montado

uma Direcção como é habito por aqui montar...a ideia desse tipo é usada nos land rover cazorla

santana, e santanas expanhois...etc basicamente é uma Direcção tipo "trator" quase que diria

um tipo de orbitol....com hidráulica...a ideia é engraçada mas nao me convence, especialmente

pela forma em que se encontra a funcionar...e parece-me que fica desenquadrada no carro...

se fosse um bj para "partir" trial etc...nem era mau mas assim.....só com o tempo se pode ver se

realmente fica bom ou nao...uma das ideias de montar uma direçao no bj40 passa também, por

eliminar o pendural, e respectivas folgas...aquele que fica ha frente na travessa do chaci...

com este meu comentário nao tou de forma nenhuma a ser pessimista..eu sou o próprio a defender

a criatividade nestas coisas...porque assim é que nascem novas ideias e soluções...

boa sorte e um

abraço

[/quote]

LENHADOR,

Não tenho qualquer dúvida que uma direcção directa à roda em que eliminaria o pendural seria bastante melhor mas esta solução que eu escolhi agradou-me bastante porque os cruisers são escassos aqui por estas bandas e foi a 1ª solução que me apresentaram e que tornava possível colocar uma direcção assistida no BJ por um valor bastante acessível, muito menos do que o valor que me apresentaram para meter uma caixa e bomba do género das que tenho visto por aqui...

Quando dizes que fica desenquadrada no carro é porque razão ???

Eu até achei que se enquadrava na perfeição porque não foi preciso mexer nem no suporte da bateria nem do amortecedor e não fica a bater em lado nenhum. Em termos estéticos quanse nem se nota diferença uma vez que a caixa de direcção fica exactamente a substituir um tirante original dos BJ que vai da caixa de direcção original até á ponteira...

Um abraço a todos

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg62677#msg62677 date=1350947713]
          AXF...

Não vi nenhuma forma de reduzir o ângulo... Na altura também pensei nisso mas a única hipótese seria baixar ainda mais a caixa toda mas ficaria a bater no diferencial e no chassis...
          Não sei como se tira a ponteira que fica para trás mas quando tiver tempo vou averiguar. Obrigado pela sugestão.
          [/quote]

Reduzir o ângulo... Não consegues colocar outra cruzeta logo à saída do corta fogo?

Relativamente à ponteira, o que me preocupa é que aqui dentro há uma rótula que permite movimentos em qualquer direção:

Isso é perigosíssimo porque pode virar-se a qualquer momento e prender-se num sítio qualquer! Para a tirares, desaperta a braçadeira do fole e vês logo como tirar isso. Tem um freio ou uma anilha com os bordos dobrados a travar a rótula...

Depois ficas com a ponta da régua para esconder, se calhar o melhor é manteres o fole no sítio e tapares a ponta com um parafuso ou qualquer coisa do género...

Boa sorte
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

referia-me ao aspecto...as fotos tem destas coisas....

acredito que ao vivo tenha outra vista... continue-o a defender que é assim que se desenvolve

soluções muitas vezes credíveis...a ideia nao estará mal a montagem acho que sim sorry....

abraço

Comment

[quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg62604#msg62604 date=1350856792]

tens alguma solução para mim ??? para eu pôr a direcção mais dura um bocado .......[/quote]

Mostra a poli que tens na cambota

MD TT
              $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Algumas dicas....
                -Bomba com menos pressão (algumas até dão para regular)
                -Reduzir a rotação da bomba
                -Aumentar o Caster.. fica um pouco mais dura e desvira melhor, (ao colocar-se DA deve-se aumentar o Caster..)
                -Volante mais pequeno
                Ou então o conjunto de todas as dicas, todas ajudam um pouco.

José Maria

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=31838.msg62708#msg62708 date=1351001775]
                  referia-me ao aspecto...as fotos tem destas coisas....

acredito que ao vivo tenha outra vista... continue-o a defender que é assim que se desenvolve

soluções muitas vezes credíveis...a ideia nao estará mal a montagem acho que sim sorry....

abraço
                  [/quote]

Lenhador...

Não tens que pedir desculpa. Estou aqui para aprender e ensinar naquilo que souber...
                  Pelo que conheço dos teus trabalhos e pelo que fizeste no "Frankenstein" para mim é uma satisfação tu corrigires ou sugerires melhorias para o meu BJ. Desde já Obrigado.

Mas então utilizando esta ideia e com estas peças como é que tu a montarias ???

[quote author=axf link=topic=31838.msg62680#msg62680 date=1350950442]
                  [quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg62677#msg62677 date=1350947713]
                  AXF...

[/quote]

Reduzir o ângulo... Não consegues colocar outra cruzeta logo à saída do corta fogo?

Relativamente à ponteira, o que me preocupa é que aqui dentro há uma rótula que permite movimentos em qualquer direção:

Isso é perigosíssimo porque pode virar-se a qualquer momento e prender-se num sítio qualquer! Para a tirares, desaperta a braçadeira do fole e vês logo como tirar isso. Tem um freio ou uma anilha com os bordos dobrados a travar a rótula...

Depois ficas com a ponta da régua para esconder, se calhar o melhor é manteres o fole no sítio e tapares a ponta com um parafuso ou qualquer coisa do género...

Boa sorte
                  [/quote]

AXF...

Vou ver se me safo com isso da ponteira... Quanto à redução do ângulo parece-me que para já vai andar assim até encontrar uma melhor solução ou outro tipo de cruzeta...

Obrigado pelas tuas dicas.

[quote author=MD TT link=topic=31838.msg62718#msg62718 date=1351004677]
                  [quote author=dalbuquerque link=topic=31838.msg62604#msg62604 date=1350856792]

tens alguma solução para mim ??? para eu pôr a direcção mais dura um bocado .......[/quote]

Mostra a poli que tens na cambota

MD TT
                  [/quote]

MD TT...

Vou tirar foto à poli e mal posso ponho aqui...

Mas qual era a sugestão ? Aumentar ao diâmetro da poli ???

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=31838.msg62723#msg62723 date=1351008157]
                    Algumas dicas....
                    -Bomba com menos pressão (algumas até dão para regular)
                    -Reduzir a rotação da bomba
                    -Aumentar o Caster.. fica um pouco mais dura e desvira melhor, (ao colocar-se DA deve-se aumentar o Caster..)
                    -Volante mais pequeno
                    Ou então o conjunto de todas as dicas, todas ajudam um pouco.

José Maria
                    [/quote]

José Maria...

Antes de mais obrigado pelas dicas.

Como é que eu aumento o Caster ??

Comment

Boas,

estava a referir-me á porca/mola que afina a folga entre o pinhão e a cremalheira.

(podes ver imagens nos passos #12 e #13 - http://forumflc.clubeflc.com/index.p...ic,1433.0.html)

Isto, claro, se a caixa foi mexida! Pode ter ficado ajustado demais e teres a caixa muito presa (pouca folga). No meu caso, depois de montada após a manutenção, teve de se dar folga por duas vezes, pois estava pesada e não distorcia a direcção após as curvas. [:-\]

abraço inventor
                      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                      X