Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Turbo para Bj73 3B

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Não sabia que o "3B" gastava tanto, eu, com o meu BJ40 e um "B" com k24 fiz 700 kms quando fui a vimioso mas levei uns 205 R16, não se pode comparar mas fiz 8,9 (essencialmente estrada), nas voltas por aqui com 7,5 R16 faz 10/12L /100km. está com 0,6 bar e sem intercooler...

Quando o montei, o turbo estava bloqueado e fazia 1,5 bar de pressão, era simplesmente fabuloso o andamento, mas tive medo de estragar alguma coisa e desmontei... . Vê se o turbo não está bloqueado (valvula), é fácil, eu meti aqui a informação de como fazer (é igual ao teu). Qualquer dúvida MP e falamos melhor.

Abraço
    O meu BJ40:
    http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Boas,
      Eu não punha mais de 1bar (lido na compressora) no 3B com FMIC! A ter em conta que se essa pressão (1,5Bar) se estiver a ser lida na admissão, isso não deve durar!
      Podia ser melhorada a eficiência a baixa velocidade com ventoinha elétrica no IC!
      É a opinião de um leigo, não sou mecãnico!
      Abraço á defesa

"""'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
      Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
      _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Publicado por NJ Ver Publicação
        Não sabia que o "3B" gastava tanto, eu, com o meu BJ40 e um "B" com k24 fiz 700 kms quando fui a vimioso mas levei uns 205 R16, não se pode comparar mas fiz 8,9 (essencialmente estrada), nas voltas por aqui com 7,5 R16 faz 10/12L /100km. está com 0,6 bar e sem intercooler...

Abraço
        Boas

Atenção que a jante 16" com uns 205/60 dá uma roda mais pequena que a roda com uns 7,0R16 d'orige 😳😳

portanto se com os 205/60 leste 700 no conta km, na pratica fizeste uns 580!!
        portanto gastaste 10,8 em vez de 8,9

abraço

Um Toyota leva-te onde quiseres... e volta. Um Land Cruiser também... mas as vezes que quiseres. Um BJ4... tudo isso... mas tu vais por onde quiseres

Comment

Publicado por andry Ver Publicação
          Boas,

1,5 Bar para um 3B parece-me demasiado....

antes consumia 17 litros??? como?? como estava antes??? estva tipo choco GR ?

aBJraços TT
          Bom dia;

Estava muito pastelão, morria demasiado cedo e em qualquer subidita da AE tinha que levar 3ª. Quando vim de Paredes, do almoço de Natal, vi-me aflito para chegar a S. João da Madeira. Fiz o percurso pela AE e quando surgia uma subida por pouco acentuada que fosse, a 4ª morria demasiado depressa e tinha que engrenar a 3ª e mesmo não abusando na rotação, para que não viesse quase parado tinha sempre que acelerar mais um pouco. Com esta solução isto já não se passa.

Agradecia que me dessem algumas dicas, a pressão do turbo está a ser medida na admissão, com o motor ao relanti o manómetro indica cerca de +/-0,5 bar, quando acelero, em subida a 80 Km/h é que vai até aos 1,5 bar. Será que está bem, ou o motor vai morrer. Em alta rotação qual, na V/opinião, deveria ser o máximo de pressão?

Obrigado pela ajuda.
          Francisco Dias

Comment

Publicado por NJ Ver Publicação

Quando o montei, o turbo estava bloqueado e fazia 1,5 bar de pressão, era simplesmente fabuloso o andamento, mas tive medo de estragar alguma coisa e desmontei... . Vê se o turbo não está bloqueado (valvula), é fácil, eu meti aqui a informação de como fazer (é igual ao teu). Qualquer dúvida MP e falamos melhor.

Abraço
            Bom dia;

O turbo que foi montado no meu BJ é de BMW 525, não sei qual a marca nem o modelo. De facto é fabuloso o comportamento da máquina para quem estava habituado a andar sem turbo. Sem ter mais velocidade (máximo 90 km/h), aguenta os 80 Km/h em quase todas as situações de estrada asfaltada, tiro o pé à entrada das curvas e carrego a meio e sinto que a resposta é imediata sem reduzir a caixa. Quanto à pressão, dizes que tens o teu a debitar 0,6 bar, esse valor é máximo, mínimo ou médio?

Obrigado pelas dicas.
            Francisco Dias

Comment

No meu tenho 0,6 máximo, mas é um "B", não quero estragar o motor, podes regular a válvula para a pressão pretendida sem desmontar o turbo, bastam os dois (ou três) parafusos da valvula e com ela cá fora fazes todo o trabalho...
              O meu, com os 7,5 R16 dá os 120km/h, com os 205 chega aos 130 com facilidade e ainda sobe... mas a essas velocidades tenho de controlar a temperatura pois tenho radiador de origem e sem IC nem radiador de óleo externo... a minha velocidade normal (cruzeiro) é 80/90/100 km/h
              Last edited by NJ; 16-06-2016, 08:58.
              O meu BJ40:

Comment

Boas

O meu tem um K16 e é verdade que em estrada a temperatura sobe mas como não é um carro de acelera desligo a valvula e vai sem stress. em baixas é muito porreiro quando precisamos de picar num espaço curto ... lá está ele..
                Consumos????
                A pressão no meu pica nos 0.8 e estabeliza nos 0.6.

e para mim chega...

Mexeste na bomba?

penso que existe um pequeno... grande permenor com a bomba pois a abertura de uma tal borboleta( não tenho a certeza se é este o nome que lhe chamam mas foi o que me ocorreu) devido ao aumento de pressao não abre tão facilmente... é necessário uma pequena alteração .. eu fiz...
                e já agora sou da trofa

cp.

ze

Comment

Publicado por Francisco Dias Ver Publicação

Bom dia;

Estava muito pastelão, morria demasiado cedo e em qualquer subidita da AE tinha que levar 3ª. Quando vim de Paredes, do almoço de Natal, vi-me aflito para chegar a S. João da Madeira. Fiz o percurso pela AE e quando surgia uma subida por pouco acentuada que fosse, a 4ª morria demasiado depressa e tinha que engrenar a 3ª e mesmo não abusando na rotação, para que não viesse quase parado tinha sempre que acelerar mais um pouco. Com esta solução isto já não se passa.

Agradecia que me dessem algumas dicas, a pressão do turbo está a ser medida na admissão, com o motor ao relanti o manómetro indica cerca de +/-0,5 bar, quando acelero, em subida a 80 Km/h é que vai até aos 1,5 bar. Será que está bem, ou o motor vai morrer. Em alta rotação qual, na V/opinião, deveria ser o máximo de pressão?

Obrigado pela ajuda.
                  Boas,
                  Experimenta outro manometro, isso ao relantim devia marcar perto de zero. Talvez esteja a marcar 0,5 a mais.
                  ​​​​​​
                  Cumprimentos

Comment

Publicado por Figas Ver Publicação

Boas

Atenção que a jante 16" com uns 205/60 dá uma roda mais pequena que a roda com uns 7,0R16 d'orige 😳😳

portanto se com os 205/60 leste 700 no conta km, na pratica fizeste uns 580!!
                    portanto gastaste 10,8 em vez de 8,9

abraço
                    Essas contas podem estar certas mas... Para isso Vimioso teria de ficar mais perto...só a viágem são 600km (foto) , há já muito tempo que não me guio pelo quadrante... eu fiz as contas com base na viagem (completa) qua fiz e de acordo com o gásóleo que meti. Não achei estranho, pois com os 205 R16 (origem) foi o meu carro do dia a dia durante bastante tempo e sempre andou nos 9/10 L ( depende do pé direito claro) desde que meti os 7,5" (Fedima extreme recauchutados) disparou o consumo e reduziu muito o andamento. Fora da estrada não conto os litros ... mas devem ser muitossss!! Mas deve andar por aqui alguém com esses pneus que deve concordar comigo...

Poltergueist, quanto gasta o teu? com essas viagens ao Nordeste transmontano já deves ter contabilizado e parece que os pneus são dentro da origem, também!!

Desculpem o off-topic mas faz parte do contexto...
                    O meu BJ40:

Comment

Francisco, esse manómetro não pode estar bom, o motor ao relanti não tem sobrepressão... que pneus tens?
                      O meu BJ40:

Comment

A trabalhar...
                      X